Buscar

Questão 1.docx prova 2

Prévia do material em texto

Questão 1: Leia e, em seguida, responda à questão proposta: 
“O tipo de colonização estabelecida no Brasil foi centrado numa ocupação do território, de modo a viabilizar a produção agrícola de interesse para o mercado europeu, ou seja, nossa economia era baseada num modelo agrário exportador dependente. Assim, a economia brasileira se expandiu em torno do engenho de açúcar e prosperou através do trabalho dos índios, inicialmente, e dos escravos. Portanto, nossa economia se desenvolveu centrada no latifúndio, na escravatura e na monocultura. A educação e o ensino que se estabeleciam carregavam estas marcas. ”(Nabão, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). 
A partir desta realidade social, como podemos perceber a educação que se estabelece no Brasil? Analise as proposições apresentadas e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
E) Todas as alternativas anteriores estão erradas, porque todas a s proposições apresentadas (I a IV) estão corretas na reflexão q ue elaboram acerca da realidade social na educação do Brasil colonial. 
Questão 2: As proposições abaixo se referem à educação na Idade Média. Leia com atenção e, em seguida, assinale a alter nativa correta: 
E) Todas as afirmativas estão corretas. 
 
Questão 3: Leia e responda à questão proposta: 
“Pestalozzi nasceu na Suíça em 12 de janeiro de 1746. Vários biógrafos e historiadores se referem a ele como sendo um dos maiores gênios da educação. Neste sentido, L uzuriaga afirma ser ele ‘o maior gênio, a figura ma is nobre d a e ducação e da pedagog ia, o educador por excelência’[...]” 
Assinale a alter nati va que contenha as pri ncipais ideias de Pestalozzi para a ed ucação: 
A) Ideia da educação social e da escola popular, contra a co ncepção individualista da educação e ideia da educação profissio nal subordinada à educação geral. 
Questão 4: Manacorda nos informa que a e ducaçã o no Antigo Egito tinha por base a literatura sapiencial, se ndo que o e xame desta li teratura em sua r elação com a e strutura social e o m omento em que a ela foi produzida pode nos f ornecer um e ntendimento adeq uado acerca do s conteúdos e o bjetivos da educaçã o, bem como da relação pedagógica entre m estre e discíp ulo. A partir desta informação, assinale a al ternativa que co ntenha corr etamente os pri ncipais elementos da educação no Antigo Egito: 
A) A educação no Antigo Egito era m nemônica, repetitiva, baseada na escrita e na literatura sapiencial. 
Questão 5: Leia e responda: 
“A Revolução France sa de 1 789 f oi o m aior le vante de massas até então c onhec ido q ue f ez por encerrar a sociedade feudal, abrindo caminho para as revo luções libera is de 1 830 e para a consolidação da modernidade. Considera- se a Revolução Francesa de 1789 o acontecim ento polít ico e social mais e spetacular e significativo da história contemporânea. É o pr incípio da era moder na. Ne la tudo teve seu início ou sua consagração” (Nabão, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). A Revolução Francesa legou a o m undo ideias fundamentais acerca da vida, da s ociedade, d a educação e dos direitos humanos que praticame nte todos os povos ocidentais adotaram ou se esf orçam ai nd a para adotar. 
Assinale a alternativa que contenha as i deias advindas da Revolução e que foram fundamentais para a educação: 
C) Instr ução pública, laica, estatal e gratuita. 
Questão 6: Esparta e Ate nas são e xemplos de d uas sociedades gregas q ue se dese nvolveram no perí odo arcaico sob o ide al de educação cívica. Com visões difere ntes, elaboraram sistemas educacionais condizentes com suas expectativas e necessidades. Examine as proposições abaixo e, em se guida, assi nale a alternativa correta: 
E) Todas as alter nativas anteriores estão corretas. 
 
Questão 7: Leia o texto que segue: 
“Do ponto de vista social, sabemos que, em todo t empo e lugar, a expansão das atividades comerciais e d e conquista gera profundas desigualdades sociais. Na Grécia, isto não foi diferente e as desigualdades se t ornaram m ais acentuadas com a consolidação da propriedade privada e com a introdução da escravidão. Desta forma, os processos educativos vão se estabelecendo em conformidade com as classes sociais, mas, devido ao s valores culturais desenvolvidos entre o s gregos, já há uma tendência para a existência d e uma educação mais democrática.” (Nabão, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). A partir do texto, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação aos principais valores culturais gregos referidos do texto e que podem ter contribuído para a existência de uma educação mais democrática: 
E) Todas as alter nativas anteriores estão corretas. 
 
Questão 8: Leia e responda: 
“Os sofistas surgiram na G récia d urante o p eríodo clássico e foram os p rimeiros educadores pago s, cobra ndo a ltas t axas pelos ensinamentos que ministra vam”.
D) Neste período, a m aior nec essidade pedag ógica d a Grécia era a habilidade na política, porta nto, os sofistas se esmeravam no e nsino da r etórica, d a arte d e falar em público, d a ar te da pers uasão, e nfim, das t écnicas q ue ajudavam os homens a defe nd erem s uas opiniões. 
 Questão 9: Leia e, em seguida, responda à questão proposta: 
“A Idade Média fo i um período da histór ia europeia que durou apro ximadamente mil a nos. E ste e spaço de tempo acontece entre o s séculos V e XV e compreende, em termos histórico s, a q ueda do Império Roma no do Oc idente e a to mada de Consta ntinop la pelos turcos otoma nos em 1453. O final da Idade Média e stá associado a vários eventos e acontec ime ntos, não ape nas à queda de Constantinopla, ma s também aos grandes descobr ime ntos marítimos e o florescimento d o Renascimento. O período final da Id ade Média pode ser a ss inalado como sendo um período d e declínio das relações feudais d e produção, que começam a ser substituída s pelo m odo d e prod ução c apitalista” (Nabão, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). 
Durante a Idade Média, a sociedade feudal tinha as seguintes características: 
C) Poder descentralizado (nas mão s de vários senhores feudais), economia baseada na agricultura, utilização do trabalho dos servos, praticame nte ausência de m obilidade social, forte me ntalidade religiosa , f orte i nfl uência e poder de decisão do clero (Igreja) em todos os setores da vida humana. 
Questão 10: Leia e responda: 
“Durante a Idade Média, a Ig reja mant inha severos c o nt roles d e saber sobre o s prod utores e os obr igava a dar um determinado se ntido ao s seus tra balhos: o conhecimento hum ano d everia estar voltado para fundamentar, legitimare difundir as verdades co ntidas na s sagradas escr itura s e, porta nto , p ara g lorificar o reino de Deus. O conhecimento que não tive sse exatamente essa f inalidade era co nsiderado herege. Os dogmas religiosos não poder iam ser co ntest ados pelos estudo s científicos” (Nabão, Maria Teresa Papa. T extos para fins didáticos). 
Assinale a alter nativa que contenha d ogmas r eligiosos q ue não poderiam s er contrariados pelo co nhecimento científico: 
E) Entre os dogmas q ue não poderiam ser contest ados est avam: o ge ocentrismo (terr a ce ntro d o univers o), o teocentrismo (De us é o centro de todas as explicações) e a teocracia (todo poder do rei em ana de Deus). 
 
Questão 11: Em relação à educação estabelecidapelos jesuítas no Brasil, a ssinale a alter nati va correta: 
A) A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades no nível secundário, visando à formação humanista. Não sendo de interesse geral, a educação era elitista e tinha um caráter m ais d e erudição e ornamento, pois era literária, abstrata e al hei a aos interesses materiais e utilitários. 
Questão 12: E m relação à cultura, educação e conhecimento durante o feudalismo, leia as proposições a baixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
E) Todas as afirmativas estão corretas. 
Questão 13: As proposições abaixo se referem ao Renascimento. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
 D) Apenas a IV está errada, pois, apesar das grandes descobertas do renascimento, não foi neste período que aconteceu a invenção da máquina a vapor, nem a revolução industrial. 
Questão 14: Leia o texto que segue: 
“A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a ideia de trabalho manual era pouco considerada. De forma geral, este trabalho era percebido como menor, inferior e desgastante em contraposição ao trabalho intelectual muito bem considerado, tido como superior.” (Nabão, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos ). 
A partir desta informação, leia a s proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta quanto à percepção do trabalho do “escriba”: 
D) Apenas II e III estão corretas. 
 
Questão 15: Leia e respo nda à questão proposta: 
“Várias reformas na educação foram conduzidas em países europeus e americanos visando, entre outros objetivos, à democratização do ensino. Outra característica marcante da educação deste período é a tendência cada vez mais evidente da universalização da educação.” 
O parágrafo acima se refere à educação que se estabelece em qual período histórico? 
B) Século XX. 
Questão 16: Em relação à educação na Grécia Antiga, assinale a alternativa que contenha corretam ente o significado de “educação cívica”, presente no período arcaico: 
A) No período arcaico, ocorrem várias mudanças na vida política, social, cultural e econômica dos gregos, como o desenvolvimento das chamadas cidades-estados, a s Polis, que colaboram com o estabelecimento da chamada educação cívica, o u seja, uma educação para a cidadania, capaz de formar bons cidadãos, comprometidos com os interesses de sua sociedade. 
Questão 17: Os parágrafos abaixo podem se referir a diferentes formas de educação. Leia -os com atenção: 
C) Os parágrafos I, II e IV referem-se à educação inform al; enq uanto o parágrafo III refere -se à educação for mal. 
Questão 18: Leia o texto a seguir : 
“Cada época e cada sociedade possui um tipo de educação cujo objetivo é atender à s necessidades sociais de cada período histórico. A educação vai se modificando de acordo com a organização social, de acordo com a s novas exigências da vida em sociedade e de acordo com as nova s conjunturas históricas. Enquanto a natureza provê o homem de seu próprio sustento, enquanto não há distinção de c lasses nem comércio, a educação permanece no nível da socialização primária, é uma educação universal e integral” (Nabão, Maria Tere sa Papa. Textos para fins didáticos ). 
Tendo o texto como referência, examine as proposições abaixo e, em seguida, assi nal e a alternativa correta: 
D) I, II e III estão corretas. 
Questão 19: Leia os te xtos a seguir: 
Texto 01: Definição de cultura: 
“O antropólogo Edward B. Taylor afirma que ‘tomado em seu amplo sentido etnográfico, cultura é este complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, o u qualquer outra capacidade o u hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade’. Este com plexo cultural é transmitido aos membros da sociedade através da educação informal e formal.” 
Texto 02: Descrição de um grupo humano de aborígenes australianos: 
Após a leitura atenta dos três textos a cima, você deverá assinalar a alternativa que faz a relação correta entre eles: 
C) Relacionando os textos lidos, podemos afirmar que a c ada sociedade hum a na corresponde uma cultura que engloba um diferente padrão de comportamento, técnicas de sobrevivência e trabalho, valores, tradições e hábitos, os quais podem ser adquiridos a través da educação forma l e informal e que estão de acordo c om a visão de mundo e c om a história particular própria de cada um, portanto não há sentido em falar que os aborígenes são um povo inculto, em contraste com os executivos, que seriam um povo culto. 
Questão 20: Leia o t exto a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que responda corretamente à questão proposta: 
“Entre o s nômades, povo caçador e coletor por excelência, é muito provável que a educação do s filhos tenha sido bem livre, sem rigidez e praticamente sem disciplina. Estes povos viviam em com unidades tribais d e forma coletiva, o u seja, não conheciam a propriedade privada nem riqueza s particulares; não conheciam a guerra; não dominavam a escrita. Não conhecendo a guerra, também , não conhecem a necessidade da disciplina imposta por ela. Talvez, por isso falte -lhes disciplina em outros aspectos da vida, tal como na educação. Entre estes povos, a educação não e radirecionada nem intencional, m as sim um a forma de reter valore s; uma forma de aprender maneiras de ser, fazer e agir, próprios da sociedade onde nasceram e onde ir iam viver. A educação se f az pela transmissão oral d e tudo que é considerado importante para a preservação do grupo” (Nabão, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). 
Tendo o texto como referência e levando em conta o se u conhecimento acerca da educação formal e informal, examine as proposições abaixo: 
E) Apenas I e IV estão incorretas. 
Questão 21: Leia e responda à questão proposta: 
“Rousseau f oi um pe nsador q ue m uito inf luenciou nos rum os da ed ucação na m odernidade. A utor de um a importantíssima obra no campo da f ilosofia, da po lítica e até da literatura com o Discurso sob re as ciências e as a rtes, Discurso sobre a desigualdade entre os homens, A nov a Heloísa e O Contrato s ocial. Ma s a obra de maior inf luência nos rumos da educação é O Emílio o u Da Educação ” (Nabão, Maria Tere sa Papa. Textos para fins didáticos ). 
Assinale a alter nati va que contenha os princípios esse nciais da educação para Rousseau: 
A) H um a nismo, nat ur alismo, liberdade, aprendizad o pela experiência, r econhecimento da infâ nci a co mo fase distinta c om características próprias e ed ucação c omo um desenvolvimento natural d e de ntro para f ora e não o contrário. 
Questão 22: Aluno e discípulo de Pla tão, Ar istóteles considera, tal c omo o m estre, que a educação de veria ser pública e t er como o bjetivo a virt ud e. Foi um gra nde filósofo, ed ucador, e p edagogo. Em relação à educação e virtude, assinale a alter nati va correta: 
B) Para Aris tóteles, a educação é um bom meio para se ensinar o que é virtude, mas não basta, pois é preciso praticá-la par a conseguirmos realmente aprender o que é virtude. Apenas praticando a virtude nos to rnamos virtuosos.
Questão 23: D urante o período arcaico na Gr écia Antiga, ocorr e um alargamento do i deal e ducativo aretê, q ue passa a ser denominado kaloskagath ia. Assinale a alter nativa que contemple corretamenteo significado de kaloskagathia: 
 A) O ideal educativo de nomi na do kaloskagathia busca alcançar, além de ho nr a e glória, a e xcelê ncia física e moral, sendo q ue os a tributos que o homem de ve p rocurar realizar são: a beleza ( ka los) e a bo ndade (k agatos). Para isto, a educação implica em d ois eleme ntos fundame nta is: a ginástica para o dese nvolvime nto d o corpo, e a música (aliada à leit ur a e ao canto) para o desenvolvimento da alma. 
Questão 24: Em relação às características políticas, econômicas e sociais fundamentais da sociedade durante a Idade Média, leia as alternativas abaixo e assinale a correta. 
C) Poder descentralizado (nas mãos de vários senhor es feudais); economia baseada na agricultura; utilização d o trabalho d os ser vos, praticamente ausência de mobilidade social; forte mentalidade religiosa; forte influência e poder de decisão do clero (Igreja) em todos os setores da vida humana.
Questão 25: As proposições a seguir referem -se à educação na Grécia Antiga, especialmente ao significado de “educação heroica ou cavalheiresca” presente no período homérico . Analise-a s com a tenção: 
D) Apenas as proposições I e IV estão corretas
Questão 26: As alternativas a seguir se referem à educação, sociedade e cultura entre os povos primitivos, nômades e caçadores.
Leia e assinale a correta:
E) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Questão 27: A partir do conhecimento da realidade social do Brasil colonial como podemos entender a educação que se estabelece no Brasil? Analise as proposições apresentadas: 
C) A proposição IV f az um a reflexão c orreta acerc a da r ealidade s ocial do Brasil colônia e a ed ucação aqui estabelecida. 
Questão 28: As pro posições a seguir referem-se ao significado do ideal educativo denominado “Kalokagathia”. Analise-as: 
B) Apenas a proposição II está correta. 
Questão 29: As proposições a seguir referem-se à educação, sociedade, cultura e trabalho no Antigo Egito. Analise-as: 
E) Ape nas as proposições I, III e IV estão corr etas. 
Questão 30: Durante a I dade Média, o co nhecimento fi cou dividido: de um lado o conhecim ento dos mosteiros, dedicado à cultivar a teologia, a filosofia, a literatura e o estudo de f enômenos naturais, mas sempre do ponto de vista da religião e de fo rma a legitima r o poder da Igreja. De outro lado, tem os o conhecimento dos estudioso s livres -pensadores da nat ureza, alq uimistas, mago s, “bruxos”, “experimentadores”, que, sozinhos ou e m grupos, quase sempre em segredo, procuravam desve ndar o que estava oculto por trás das a parências (NABÃO, M. T. P. Textos para fins didáticos). Qual a razão desta cisão no conhecimento produzido durante este período? 
C) A razã o desta cisão no co nhecimento deve ser a tribuída ao po der e infl uê ncia d a Igreja Ca tólica, q ue mantinha severo controle sobre o saber, que deveria estar voltado para fundame ntar, le gitimar e difundir as verdades contidas nas sagradas escritura s e, portanto, para glorificar o reino de Deus. 
Questão 31: To das as a lternativas a seguir apresentadas est ão corretas em relação às transformaçõ es do co nhecimento e ci ência durante o Renascim ento, EXCETO: 
E) Durante o Re nascimento, inicia- se a derrocada da ideia do uso d a razão para a explicação d o mundo. A razão humana passa a ser questionada como sendo imprecisa e imperfeita para poder atingir o conhecimento. 
Questão 32: Durante a Idade Média, os dogmas religiosos não poderiam ser contrariados pelo conhecimento científico. Assinale a alternativa que apresenta co rretamente estes dogmas: 
E) O geocentrismo (Terra centro do universo), o te ocentrismo (Deus é o c entro de todas as e xplicaç ões) e a teocracia (todo poder do rei emana de Deus). 
 
Questão 33: As proposiçõ es a seguir referem -se à educação na Grécia A ntiga, especialm ente a o signific ado de “educação cívic a”, presente no período arcaic o. Analise-as com atenção: 
A) Apenas a proposição I está correta. 
Questão 34: Leia o texto a seguir e observe as imagens: 
 O antropólogo Edward B. Taylor afirma que “Tomado em seu amplo sentido etnográfico, cultura é este comple xo q ue inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, ou q ualq uer o utra c apacid ade o u háb itos ad quiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Este complexo cultural é transmitido ao s membros da sociedade por meio da educação informal e formal. 
Assinale a alternativa que faz a relação correta entre texto e imagens: 
C) Pode-se afirmar que cada sociedade humana corresponde a uma cultura que engloba um diferente padrão de comportamento, técnicas de sobre vivência e trabalho, valore s, tradições e hábitos que podem ser adquiridos por meio da educação formal e informal e que es tão de acordo com a visão d e mundo e a história particular de cada um, portanto não há sentido em falar que os aborígenes sã o povos incultos em contraste c om os executivos que seriam povos cultos. 
Questão 35: A Revolução Francesa legou ao mundo ideias fundamentais acerca da vida, da sociedade, da educação e dos direitos humanos que praticam ente todos os povos ocidentais adotaram ou se esforçam ainda para adotar. Analise as proposições a seguir: 
Todas as proposições anteriores fazem referências corretas às ideias contidas no enunciado, EXCETO: 
D) A proposição IV. 
Questão 36: Leia e responda: Quais as necessidades pedagógicas da Grécia durante o período clássico e o que os sofistas ensinavam? Assinale a alternativa correta: 
D) Neste período, a maior necessidade pedagógica da Grécia era a habilidade na política, portanto, os sofistas se esmeravam no ensino da retórica, da arte d e falar e m público, da arte da persuasão, d as técnicas que ajudavam os homens a defenderem suas opiniões. 
 
Questão 37: Leia as proposiçõ es a seguir, a questão e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
Todas as proposições acima estão corretas E XCETO: 
A) A proposição I.
Questão 38: As c orrentes de pensamento i novador sobre os rumos, o bjetivos e sentidos da educação i niciam -se no chamado mundo culto, ou seja, E uropa e E stados Unidos e fo ram a gudamente aprofu ndadas sob o impacto e inquietação c ausados pela Primeira Guerra e pela Revo lução R ussa, que p elo grau d e vi olência aventaram a possibilidade de a humanidade vo ltar ao estado de barbárie. Assim, a educação passou a ser o centro das preocupações dos intelectuais que pretendiam contribuir para o processo de estabilizaç ão so cial, levando -os a refletir so bre os res ultados da pedagogia tradicional, e não demo raram a declarar a insuficiência desta pedago gia perante as exigências do m undo moderno, capitalista, concluindo que as instituições escolares deveriam ser atualiza das de a cordo com a nova realidade so cial. O m ovimento de renovação educacional que surge neste momento, especialmente nos Estados Unidos, como oposição à educação tradicional denominou -se E scola Nova. (NABÃ O, M. T. P. Textos para fins didáticos). Quais o s elementos fundamentais acerca do entendimento de educação e processo educativo contidos nos princípios da Escola Nova? Assinale a alternati va correta:
E) As al ternativas a), b ) e c) trazem elementos f und amentais acerca do e ntendimento de ed ucação e processo educati vo para a Escola Nova, portanto, estão corr etase se compleme ntam para melhor explicar a questão proposta. 
Questão 39: As proposi ções a seguir referem-se às características fundamentais dos povos primitivos. 
Analise-as: 
 E) Apenas as proposições I, III e IV estão corr etas. 
 Questão 40: Leia o texto e assinale a alternativa correta: 
“O espírito de liberdade, nascido com o homem livre por natureza, tem sido senhor de si m esmo de sde que viu a luz do mundo. [...] Desde o e xato instante em que um m onarc a, piloto adorm ecido no regaço do óc io o u do interesse, nada f az pelo bem de seus va ssalos, f altando com seus de veres, rompem -se também os vínculos de suje ição e dependência de seus povo s. E ste é o sentir de todo homem j usto e a opinião d os verdadeiros sábios. [...], desapareça a p enosa e funesta noite da usurpação e amanheça o c laro e lum inoso dia da liberdade." (Bernardo de Monteagudo. "D ialogo e ntre Atahualpa y Fernando V II en los Cam pos E liseos", in Pensamiento político d e la ema ncipación (1790- 1825). C aracas, B iblioteca Ayacucho, 1977, p. 69) Este texto, de 1809, pode ser caracteriza do como : 
E) Iluminista, devido, e ntre outras possibilidades, à i dentificação do direito nat ur al à lib erdade e resistênc ia diante 
da opressão, crítica ao absolutismo e aos privilégios da nobreza ociosa e valorização da razão
Questão 41: A literatura disponível nos informa que na Grécia antiga, a educação era mais democrática se comparada à educação de o utros povos. É consenso entre o s estudiosos desta questão a percepção de que esta educação m ais democrática existe em virtude do desenvolvim ento de alguns valores culturais gregos fundamentais para a educação . 
Leia as proposições a seguir: D) Apenas as proposições I, II e III es tão corretas.
Questão 42: As proposiç ões a seguir referem-se às características da educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil. Analise-as: 
E) Apenas a proposição I está correta.

Outros materiais