Buscar

PSICOPATOLOGIA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA I
	Simulado: SDE0167_SM_201502377225 V.1 
	Aluno(a): CAROLINA CRISTINA DA SILVEIRA TEIXEIRA
	Matrícula: 201502377225
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 25/09/2017 22:35:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502520595)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca o deslocamento. Indique, dentre as opções abaixo, as características deste princípio.
		
	
	No sistema inconsciente não há lugar para negação ou dúvida, ou graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
	
	O funcionamento inconsciente não segue as ordens da realidade, submete-se apenas às suas próprias necessidades priorizando a descarga das excitações do aparelho psíquico.
	
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder apropriar-se da energia de várias outras idéias.
	 
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder à outra toda a sua cota de energia.
	
	No inconsciente não existe tempo real. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não tem qualquer referência ao mesmo. Não existe no mesmo passado, presente ou futuro.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502520600)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo o sono e por processos patológicos como por exemplo em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como sopor.
		
	
	Envolve um padrão de movimentos oculares rápidos e conjugados, ao lado de um relaxamento muscular profundo e generalizado, interrompido esporadicamente por contrações de pequenos grupos musculares.
	
	É o rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. A inspeção inicial o paciente pode já estar claramente sonolento ou pode parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma sempre há uma diminuição do grau de clareza sensorial, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
	
	Caracterizado pela instabilidade do sistema nervoso central com variações das freqüências cardíaca e respiratória, pressão arterial e fluxo sanguineo cerebral.
	 
	Estado de marcante turvação da consciência no qual o paciente pode ser apenas despertado por estímulos enérgicos, sobretudo de natureza dolorosa. Embora o indivíduo ainda possa apresentar reações de defesa ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
	
	Grau mais profundo de rebaixamento da consciência no qual não é possível qualquer atividade consciente voluntária.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502558523)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em alguns casos, o longo tempo de hospitalização pode levar ao desenvolvimento de vários sintomas reativos (desadaptativos), entre eles:
		
	 
	Depressão e desorientação,
	
	Alterações de sensopercepção e linguagem,
	
	Isolamento social e déficit cognitivo,
	
	Deficit de atenção e Insônia
	
	Transtorno de ansiedade e déficit cognitivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503011402)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as alterações quantitativas da senso-percepção, uma é muito freqüente nos casos de depressão. Trata-se da alteração conhecida como:
		
	 
	b) Hipoestesia senso-perceptiva
	
	a) Alucinação cenestésica
	
	d) Hiperestesia olfativa
	
	c) Anestesia proprioceptiva
	
	e) Ilusão visual
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503011414)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a afirmativa coerente com o conceito psicopatológico de alucinação:
		
	
	d) É uma alteração da percepção exclusiva dos Transtornos Associados ao Uso de Substâncias.
	
	a) Refere-se ao aumento de uma capacidade perceptiva.
	
	c) É a percepção deformada de um objeto real e presente.
	
	b) É uma alteração característica do pensamento esquizofrênico.
	 
	e) É vivida pelo paciente como uma percepção clara e definida de um objeto, mas sem a presença do objeto estimulante real.

Outros materiais