Buscar

Portfolio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
APLICATIVO LIVOX DA VOZ E AUTONOMIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Por (Marthon Rodrigues Barbosa, RU- 1726052)
Polo VENCER CENTRO INTERATIVO EDUCACIONAL E AGENCIAMENTO
Data (13/09/2017)
 
Fonte:Google
A Escola Estadual De Lagoa Grande percebe as diferenças comportamentais em duas alunas, Julia com 10 anos e Carla com 13, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o uso de comunicação alternativa.
Há cerca de um ano, a Estadual De Lagoa Grande, implantou o uso do aplicativo LIVOX. Esse modelo de comunicação ajuda crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que apresenta dificuldades em se comunicar. Essa tecnologia transformou-se em uma grande aliada para essas crianças, pois os professores e os pais já estão percebendo, que a maior parte delas que quase não podia se comunicar, usa a tecnologia que rompe barreiras na inclusão e vem minimizando a presença de dificuldade na comunicação social. É uma aliada adaptando às situações cotidianas. Sendo assim a criança consegue explicar o que sente, pensa, precisa e o que quer.
O LIVOX é um aplicativo para tablets e smartphones que permite as pessoas com deficiência se comunicarem, foi desenvolvido pelo analista de sistemas Carlos Pereira, que pensou nas dificuldades dessas pessoas. É um aplicativo de comunicação alternativa disponível em muitos idiomas e países e que segundo a ONU tem sido um dos melhores aplicativos do mundo, no que diz respeito à inclusão.
Segundo a diretora da escola, o uso do aplicativo tem mostrado grande avanço na vida das crianças, pois amplia sua compreensão, aumenta seu desempenho, em casa e no dia a dia escolar, onde se percebe que a forma de comunicação da criança foi ampliada, ela expressa o que gosta, sente e o que deseja, permitindo em primeiro lugar a inclusão familiar. Segundo um levantamento da escola junto com os pais das crianças, o uso do livox tem melhorado significativamente a autoestima das crianças e de toda a família, quando ele está na escola regular facilita a comunicação com os colegas e em suas atividades colocadas pelos professores dentro de sala de aula, pois as alunas com o uso do livox consegue responder questões de matemática, fazer equações e mostrar os resultados, o aplicativo também utiliza sons que reafirmam que as imagens mostram dando um incentivo a mais para tentar, pouco a pouco, articular as palavras e as ações e também acompanha as aulas de Inglês, arte, geografia e principalmente a língua portuguesa, assim a criança consegue mostrar sua habilidade e competência. A partir do uso do livox é possível acontecer à inclusão social, pois a criança tem seus passeios em ruas, festas, praças, podendo perguntar o que ela quer comer, se está cansado, aonde ela quer ir, se quer assistir algum filme e levando a criança a exteriorizar seus sentimentos e ações, pois antes do uso do livox a criança não tinha toda esta autonomia, até então estava reclusa dentro de si mesma.
Sendo assim, é importante um plano terapêutico especifico para detectar as falhas de comunicação de cada criança, e possibilitar junto com o aplicativo promover mais qualidade de vida, e inclusão em suas relações. O aplicativo também pode ser utilizado com crianças com paralisia cerebral ou que tenha algum comprometimento neurológico.

Outros materiais