Buscar

Fichamento Couch e Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
GLEIZIANE MARTINS DE QUEIROZ
Trabalho da disciplina de Coaching e Liderança,
 Tutor: Prof. SERGIO PAULO BEHNKEN
CABO FRIO
2017
Estudo de Caso: Uma Nota sobre o processo de Equipe
REFERÊNCIA: Harvard Business School, 407 P02, October 4, 2011
As grandes empresas modernas de hoje, estão cada vez mais atentas ao trabalho em equipe devido às exigências e expectativas que vem do consumidor, as pressões vem de todos os lados, dos stakeholders e stockholders. A equipe se torna uma então uma grande estratégia empresarial que visa ser o diferencial da organização, a mais preparada, a mais dinâmica, a que demonstra o melhor desempenho perante o mercado cada vez mais competitivo e sujeito as mudanças tecnológicas.	
E nesse sentido que as empresas visam investir cada vez mais em suas equipes, com tanta exigência do mercado, há necessidade de preparo das organizações frente à concorrência e no atendimento ao novo perfil do consumidor mais informado, mais exigente e mais consciente.
A informação chega hoje aos consumidores em questão de segundos, mesmo que do outro lado do mundo, por isso a qualidade no atendimento e tratamento com os clientes deve vir em primeiro lugar. Segundo o artigo, quatro processos que exercem uma influência profunda na eficácia da equipe: a tomada de decisões, a participação, a influência e o conflito.
Sobre a tomada de decisão, Normalmente quando um membro da equipe bem comunicativo, boa fluência e persuasão oferecem uma alternativa, é essa a idéia que o restante do grupo tende a escolher. Muitos não vão questionar, nem sugerir outras opções. É chamado de efeito manada, quando a maioria vai na idéia de uma primeira opção, vai na onda, segue o fluxo, vai pela moda.
A interação entre um grupo, uma equipe deve ser sempre muito observada e avaliada pela sua gerencia. Quem são os que participam mais, dão mais idéias e sugestões, e os que nunca falam nada, ficam recuados. Por que age assim? É falta de autoconfiança, se sene retraído, não tem motivação, é tímido? São muitos os motivos e fatores que leva para uma participação desigual em uma equipe. Todos esses fatores devem ser analisados, e é preciso lutar contra eles e tornar todos os membros da equipe atuantes, participativos, talvez uns mais que outros, mas todos devem ser comprometidos e trazer resultados para os problemas apresentados.
A influência que o líder exerce sobre sua equipe deve ser positiva e trazendo equilíbrio entre as discussões, favorecendo debates, forçando todos a expressar suas idéias. Claro que é muito importante que tenha intervenções em alguns momentos para que não cause o constrangimento e desmotivação de colaboradores. A influência do líder com a equipe é importante para que ele consiga construir uma equipe com pessoas motivadas, coordenadas e comprometidas, mas para isso os membros desse grupo precisam sentir aceitos e incluídos a ponto de estarem responsáveis com as metas e objetivos que foram estabelecidos.
Conflitos vão acontecer, não tem como fugir. Uma equipe é formada por pessoas diferentes, com idéias diferentes, culturas e conhecimentos que vão gerar discordância. E isso não quer dizer que seja ruim. O conflito pode trazer inúmeros benefícios para o trabalho da equipe. Discordar é comum, e é preciso inclusive. Tudo depende do gerenciamento do líder, nenhum conflito deve ser levado para o lado pessoal, é preciso fugir de competições pessoais que só trazem mais problemas dentro de um grupo. 
Visto isso, é preciso desenvolver constantemente a equipe. Revisar metas, distribuir obrigações. Desafios novos propostos o tempo inteiro, fazem com que a equipe esteja o tempo todo em amadurecimento. 
Para gerar comprometimento em um membro da equipe, é preciso avaliar se de fato ele se sente como parte da equipe. Se uma pessoa não se sentir como parte da equipe, ele não se sentirá responsável pelo fracasso ou vitória da mesma. Alcançando o comprometimento e aceitação de todos os membros, é importante estabelecer as metas. Criar prazos, cronograma, dividir tarefas, todos precisam contribuir com parte das metas. 
É importante investir tempo e dedicação para formação de uma equipe. E constantemente avaliar e reavaliar se os pontos fortes e fracos dos membros estão sendo levados em conta.
2

Outros materiais