Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPEV

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PESQUISA E PRATICA EM EDUCAÇÃO V
 ELISÂNGELA MARIA MARTINS GAMA
Vitória-E.S
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MEMORIAL DESCRITIVO
Trabalho exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Pesquisa e Pratica em Educação V sob a orientação da Professora: Maria Alejandra Iturrieta Leal
 Curso: Pedagogia
Vitória-E:S
MEMORIAL DESCRITIVO
TEMA: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO
 O Presente Memorial tem por objetivo descrever sobre o Tema Tecnologia na Educação, pois, a temática representa importante papel, quase se faz uma necessidade, na contemporaneidade, não devendo, entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizado como ferramenta auxiliar no processo cognitivo. A evolução tecnologia é uma realidade, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desses conhecimentos faz-nos distanciar gradativamente do mundo real.
Hoje em dia o uso desta ferramenta é fato e as pessoas e também os professores deveriam usar a Tecnologia (interdisciplinaridade) para mediar seu ensinar e pra isso, precisam planejar cuidadosamente os objetivos das aulas e trocar informações entre si. Mas o quê realmente acontece quando esses professores não dominam o conhecimento tecnológico? 
E como resolver o fator da distancia entre eles? Assim as TIC (tecnologia de informação e comunicação) e a informática seriam as respostas para as perguntas acima. 
 
 De acordo com Chinaglia (2002), “para que estas tecnologias possam ser utilizadas para atingir objetivos pedagógicos, é necessária uma estratégia de ensino-aprendizagem claramente definida, assim como a existência de alguns elementos estruturais básicos com o qual professores e alunos possam contar”
Para Gonçalves Lima (1994) a tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. É um recurso riquíssimo para desenvolvimento das aulas e sobre tudo uma fonte de pesquisa vasta para qualquer conteúdo, lógico que devemos usar sites confiáveis e que passe total confiança. Entretanto o computador é um instrumento de ajuda, criado pelo homem e com o qual é possível realizar inúmeras tarefas. Mas, sem dúvida, a máquina é incapaz de tornar urna decisão, por mais simples que seja que não tenha sido pensada, raciocinada, desejada e determinada por uma pessoa. A tarefa do computador é executar todas as atividades que lhe são ordenadas. Para fazer seu trabalho ele deve ser programado. Se quisermos que ele resolva um problema para o qual não foi programado, simplesmente não obtemos resposta.
Estamos prontos para usar a tecnologia a favor da Educação? Estão o que é computador? 
 Computador - é uma máquina capaz de: receber, guardar, processar e transmitir dados. 
E o seu principal objetivo é processar informações eletronicamente. 
 
 De acordo Terry Evans (2002) Ferramentas e tecnologias são tão fundamentais para educação que é difícil imaginá-la sem eles; especialmente os sons e símbolos como ferramentas e a escrita e a linguagem como tecnologias. De modo similar, equipamentos de videoconferência ou computadores pessoais podem ser usados como ferramentas educacionais por educadores que saibam (a tecnologia) como usá-las para propósitos pedagógicos. 
O computador (hardware) só é capaz de processar dados, mas em nível lógico (software) assim, podemos trabalhar com informações, editando textos, automatizando processos, a partir dos fundamentos trazidos pela teoria da informação. Estas modificações que hoje varrem o planeta, com a velocidade com que as informações são transmitidas e processadas, são vitais para o sucesso da educação, da sociedade e das pessoas. Os conhecimentos desta ciência vão se manifestando muito além de uma simples transformação de tecnologias de comunicação e informação. No entanto, as TIC, desempenham um papel central. E quando se sabe que a educação não é uma área em si, mas um processo permanente de construção de saberes e concepções o uso desta ferramenta torna essencial. Não é apenas a técnica de ensino que muda, incorporando uma nova tecnologia. É a própria concepção do ensino que tem de repensar os seus caminhos e reverem suas mediações e passar a utilizar frequentemente o sistema de informação. Uma coisa é manusear o computador vocês sabem em parte, outro, é saber sobre os conteúdos a ser abordado na tecnologia da educação, é ai vocês conhecem? Mas como é composto um sistema de informação? 
Um sistema de informação ou computacional é formado pela soma do Hardware e Software. Um não existiria sem o outro, ou seja, este sistema é composto por: Software (programa de computador) e o Hardware (equipamento, mecânica do computador). 
Walton (1994). A tecnologia da informação se traduz nas ferramentas tecnológicas utilizadas em um determinado meio (sistema), representada a partir da existência dos softwares e dos hardwares.
 
Hardware - É o conjunto formado pelos componentes físicos do computador, chamados de módulos, compostos de placas e circuitos eletrônicos que executam as principais tarefas de entrada, processamento de dados e saída. Todo o funcionamento do computador é controlado por uma unidade central de processamento, chamada de CPU. É um módulo bastante complexo, que controla outros módulos: as memórias RAM e ROM, os drives de discos rígidos (HD ou Winchester), controladores de vídeo, dispositivos (periféricos) e etc. 
 
Software - São os programas que são executados em um computador. É um conjunto de instruções ou comandos, escritos em uma linguagem computacional, que visam o processamento de dados para um determinado fim, sobre dados ou informações nela inseridas. 
Seja qual for à complexidade de seu hardware, um sistema de informática necessita do software, ou suporte logico, sem o qual o computador seria incapaz de realizar tarefa alguma, por mais simples que fosse. O software compreende basicamente os sistemas operacionais, as linguagens de programação e os programas propriamente ditos. 
 
Sistemas Operacionais - são conjuntos de programas lógicos que têm as funções de fornecer as informações necessárias para que o computador possa processar dado e ao mesmo tempo supervisionar e controlar as operações realizadas pelo seu próprio sistema. Eles são responsáveis pelo controle e interface com o hardware na execução de todos os demais softwares (programas), é um meio de comunicação entre o computador e o usuário, existem vários sistemas operacionais, mas o que são mais usados no mundo são o Linux e o Windows.
Conclusão:
Ao concluir o memorial subtende que o computador é uma excelente ferramenta no processo educativo. É um desafio que a educação enfrenta, a máquina colabora decisivamente no desenvolvimento da criatividade e da inteligência, que é fator fundamental no processo de integração social, em que a tecnologia ocupa um lugar importantíssimo, pois a pressão por um nível elevado de conhecimento atinge todos os setores da sociedade e a própria educação, assim devemos redefinir e organizar os valores na preparação de uma educação melhor, usando a tecnologia ao favor das transformações. 
REFERENCIAS: 
 
*SITES PESQUISADOS
:GOOGLE ACADÊMICO: acesso em 02/06/2017 URL abaixo. Disponível em 
<http://scholar. google.com.br/> 
WIKIPEDIA- acesso em 03/06/2017 UR L abaixo. Disponível em 
<pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional> 
. GOOGLE BOOHS- acessado em 03/06/2017, URL abaixo. Disponível em 
<http://books.google.com.br/> 
CHINAGLIA, E. Concepção de um Programa de Desenvolvimento Competências 
Emocionais em E -Learners como Estratégia para a Diminuição do Índice de Dropout. 
Disponível em: <http://www.elearningbrasil.com.br/comunidade/seu_espaco/trabalho_2.asp>.Acesso em: 30/05/2017. 
GONÇALVES, José Ernesto Lima, Os impactos das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviços. São Paulo, RAE, v. 34, n. 1, p. 663-681, jan/fev. 1994. WALTON, Richard E. O uso de TI pelas empresas que obtêm vantagem competitiva, tecnologia de informação. São Paulo, Atlas 1994.

Outros materiais