Buscar

Relatorio AV2

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PSICOLOGIA
GLEYCE PIMENTEL RAMOS
ILKA MARIA DE SANTANA GOMES
RELATÓRIO SOBRE AS TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ANALISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO – RATO VIRTUAL SNIFFY PRO 2.0
RECIFE-PE
2017
GLEYCE PIMENTEL RAMOS
ILKA MARIA DE SANTANA GOMES
RELATÓRIO SOBRE AS TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ANALISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO – RATO VIRTUAL SNIFFY PRO 2.0
(Treinamento ao Comedouro-Modelagem-Extinção-Punição Suave e Punição Severa)
Trabalho de Relatório destinado à disciplina de Análise Experimental do Comportamento, como requisito parcial para obtenção referente à nota da AV2, pelas alunas do curso de psicologia.
Orientadora: ProfªPatricia G. Interminense.
RECIFE-PE
2017
SUMÁRIO
Introdução............................................................................04
Metodologia.........................................................................05
Sujeito............................................................................05
Equipamentos e material................................................05
Ambiente experimental...................................................05
Procedimento Geral.........................................................05
Procedimentos específicos.............................................05
Considerações Finais...........................................................06
Referências..........................................................................07
INTRODUÇÃO
	A análise experimental do comportamento nos oportuniza enquanto alunas do curso de psicologia a oportunidade de observar, analisar e prognosticar o comportamento de um sujeito experimental tendo como base testes empíricos realizados em um laboratório de psicologia. Neste laboratório estudamos os princípios básicos da analise experimental do comportamento. Beneficiamos para esse experimento ratos albinos por eles terem uma fisiologia bem parecida com a dos seres humanos, e em comum algumas características comportamentais, e isso favorece o experimento com tais animais.
	No ano de 1903 e 1908 o fisiologista e medico Russo Ivan Petrovich Pavlov concebeu a Teoria dos Reflexos Condicionados, Pavlov verificou que todas as funções de um corpo são controladas pelo sistema nervoso, sendo assim utilizou os cães no seu experimento, ao decorrer da pesquisa Pavlov notou que os cães não só saliva com o alimento, mas sim enquanto olhava o alimento próximo em seu comedouro.
	Houve uma discordância por parte dos cientistas através da tese de Pavlov, pois os cientistas acreditavam que a saliva dos cães era algo fisiológico. Mas, Pavlov com suas experiências e experimentos dizia que não, que o cão saliva em meio ao barulho da campanhia e assim que tocava Pavlov mostrava a comida e o cão começava a salivar imediatamente e assim repetindo esse processo por muitas e muitas vezes.
	Após essa análise ele percebeu que a saliva do cão aparecia quando a campanhia era tocada sem a presença da comida. A apresentação do alimento é dado como um estimulo Incondicionado (EI), o som da campanhia Estimulo Neutro (EM), e ao som seguindo da comida Estimulo Condicionado (EC), pois foi condicionando o cão a reagir naquela forma.
	O presente relatório mostrará como um comportamento pode ser manipulado em suas variáveis Independentes (VIs) e as variáveis dependentes (VDs), esse comportamento será mostrado por meio de um programa de computador software, o programa Sniffy Pro 2.0, o programa trás ferramentas necessárias que utilizaremos como base, os comandos são em inglês, ele foi desenvolvido por Greg Wilson, acompanha um manual de laboratório com uma serie de exercícios que conclui cada experimento. oSniffy é um rato virtual servirá como recursos de dados que permite o pesquisador preparar e executar variedades de experimentos de condicionamentos clássicos e operantes durante todo o processo de observação em nossas analise experimental.
Este programa Sniffy Pro 2.0 mostra um rato em uma caixa, a chamada caixa experimental de Skinner, Skinner psicólogo behaviorista norteamericano que procurou descrever o comportamento humano como resultado das influencias dos estímulos do meio,a sua pesquisa tratava apenas do comportamento observável, esta caixa é utilizada ate hoje para experimentos sobre comportamentos operantes, suas laterais são de metais e acrílico que serve para observar o comportamento do animal, com piso de grades para podermos administrar pequenos choques elétricos, em uma das paredes há uma alavanca e um comedouro, além de conter um pequeno alto-falante e uma lâmpada.
METODOLOGIA
Sujeitos:
Se fosse a real, seria um rato albino, por ser um animal que tem seu sistema audição bastante acurado e uma alta sensibilidade visual a luz, eles são capazes de perceber ao mesmo tempo as diferenças entre intensidades luminosas em diferentes frequências. Mas, nesse caso utilizamos o rato virtual Snnify no programa Sniffy Pro, por ser um programa de computador com proposta de servir como recurso didático aplicado ao ensino introdutório, permitindo assim, que o pesquisador colha e disponha de dados de uma maneira que simule o modo como o psicólogo trabalha em seus laboratórios. 
Equipamentos e material
A observação foi desenvolvida em um laboratório de Informática, cada computador disponibiliza desse programa o Sniffy Pro que já estão programados para a finalidade de nossas atividades praticas experimental, a inicialização do Sniffy inicia através de configurações e parâmetros no menu do programa, todo o processo de acesso são disponíveis em uma linguagem de comandos em Inglês, ao iniciar o programa visualiza o rato virtual em um comportamento especial que tem o nome de caixa operante, que disponibiliza de uma barra para treinar o rato a pressioná-la para obter alimentos que atenda suas necessidades fisiológica e outros estímulos a mais como os choques. Os comandos permite que diversas alterações sejam produzidas automaticamente no interior da caixa operante, liberando alimento, apresentação de luzes e sons e choques. Externamente utilizamos folhas de registro especifica para cada exercício e lápis com borracha para registro das informações. Monitor , teclado, mesas, cadeiras, lousa e retroprojetor caso necessário a professora precise mostra e explicar algo de interessante para alguma execução no trabalho. 
Ambiente experimental
O Ambiente consiste numa sala em que a iluminação e temperatura são artificias, sendo uma dada temperatura climatizada produzida por um aparelho condicionador de ar, sala tamanho regular, toda em cor branca, uma porta, sua iluminação bem iluminada, para cada computador uma mesa e uma cadeira, cadeiras confortáveis, na sala alunos de ambos os sexos e em dupla, uma orientadora do curso, tudo favorável para uma boa analise do trabalho.
Procedimento geral
A duração de cada experimento comporta de uma aula que leva de uma hora e quarenta e cinco minutos(1:45min). Os dias dos experimentos eram realizados nas quartas feiras no primeiro horário com inicio as 18:30h, ficamos nos experimentos laboratorial por quatro encontros, para cada encontro um experimento e um registro. No primeiro encontro o experimento foi Treinamento ao Comedouro, no segundo Modelagem, no terceiro Extinção e no quarto Punição Suave e Punição Severa. Ao comando de cada experimento, tínhamos as explicações necessárias para as execuções, todas as duvidas possíveis eram esclarecidas com clareza pela Orientadora do curso. 
Procedimentos específicos 
EXPERIMENTO 1– TREINAMENTO AO COMEDOURO
Neste experimento ocorre um Condicionamento Clássico, do Sniffy ao alimento, existindo dois tipos de reforçador, o primeiro é o Reforçador Primário: Que significa o alimento, pode-se perceber nos gráficos que o reforço é eficaz, porem o alimento no primeiro momento esta sendo desconhecido para Sniffy. O segundo é o Reforçador Secundário: Que significa o som do alimentador, na medida que começamosa operar o alimentador, será emitido um som e esse som vai ser associado a disponibilidade de comida e assim o Sniffy vai fazendo associações ao som da barra com o alimento, realizando a cada tentativa ele já começa a ter a percepção se algum momento o som é aprestado, logo após a comida vai esta disponível e assim ele começa a realizar com mais rapidez, quando no começo do experimento foi analisado um pouco de receio do Sniffy , Com as repetições ele associou de uma forma mais veloz o som da barra com o alimento. Como podemos analisar nos gráficos abaixo.
Gráfico - Treinamento ao Comedouro
EXPERIMENTO 2– MODELAGEM
Neste experimento fizemos com que o Sniffy associe a barra ao alimento, então todas as vezes que ela estava próximo a barra iniciava um reforço do comportamento do Sniffy então sempre que ele estava chegando perto da barra ou nas suas mediações, esse estimulo estava sendo reforçado e assim ele tinha o alimento, todas as vezes que estava próximo a barra, feito assim repetições com essas mesmas características, o Sniffy cheirava e ficava de pé em alguns momentos próximo da barra , e assim associou pressionando a barra sem o nosso reforço ele conquistava o alimento.
Gráfico - Modelagem
Reforço – aprendizagem por consequência 
Modelagem – reforçamento diferencial de aproximações sucessivas do comportamento ativo
Bar press-o registro cumulativo da pressão da barra
EXPERIMENTO 3– EXTINÇÃO
Neste experimento realizamos a suspensão de um comportamento do Sniffy , no experimento anterior ele tinha a presença do som, pressionava a barra e tinha o alimento, na extinção ocorre a retirada desse reforço, dando inicio ao desemparelhamento CS= estímulo condicionado sem o US= estímulo incondicionado, no primeiro momento o Sniffy ficou um pouco perdido, pois ele mudava seu comportamento com um pouco de freqüência, retirando o som e aplicando o reforçamento, foi analisado que mesmo sem o som da barra ele ainda esta indo ate o alimentador, depois foi ativado o som, e ele foi compreendendo que com o som e sem o som ele conseguia o alimento, sendo assim o Sniffy começa a bater com pouca freqüência a barra, ele tinha um CS que sem o reforço de um estimulo ele foi perdendo sua força, e passa a ser um US: um estimulo incondicionado , ele desvinculou o som da barra com a alimentação.
Gráfico - Extinção
RETIRA os reforçadores (SOM E O ALIMENTO) ATE QUE VOLTE AO COMPORTAMENTO ORIGINAL 
Gráfico 1º janela
Gráfico10°
EXPERIMENTO4– PUNIÇÃO SUAVE
	Para analisar esse experimento, precisamos administrar o passo a passo dos comandos no software,abrir o Sniffy, usar o comando Save As no menu File para salvar o arquivo como o nome Punição Suave, seleciona no menu Experiment Show Sniffy, Executar o comando Design OperantContitioningExperiment selecionando-o no menu Experiment, na caixa de diálogo que aparece selecione Extinction, clicar na caixa intitulada Punish Bar Press, assegurar-se de que uma marca de verificação aparece ao lado de First Press Only, assegurar-se de que uma marca de verificação apareça ao lado de Mute Pellet Dispenser, clicar ok. Feito todos esses procedimentos começa o experimento.
Observamos que ocorreu adição de um estímulo aversivo, emergiu um choque suave no Sniffy quando ele pressionou a barra pela primeira vez, a partir desse momento ele não pressiona a barra novamente durante alguns segundos e nem mais de duas vezes.O efeito da punição é o oposto do reforço
Gráfico – Punição Suave 
EXPERIMENTO5– PUNIÇÃO SEVERA
Gráfico – Punição Severa
	
	
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante as observações pudemos constatar a importância da analise minuciosa de um comportamento. Juntar problemas na formação inicial, a insegurança natural na hora de testar novos caminhos, mostra que o conhecimento consiste numa reestruturação de saberes anteriores, mas que na substituição de conceitos por outros. É notória nossa responsabilidade uma vez que apresentamos compromissadas com o trabalho realizado.
	A passagem de uma didática centrada na transmissão de conhecimentos para outras baseadas na sua construção não nasce de um dia para outro, desta forma, as nuances da realidade observada, levou-nos como futuras psicólogas, a estarmos atentas e questionar a nossa pratica, podemos concluir que o sujeito pode ser modelado, uma forma de aprendizagem para promover bons comportamento e suprimir os maus comportamentos de acordo com as teorias de Skinner.
	Sendo assim,
[...] ele argumentava que a maior parte da vida das pessoas era controlada por forças alheias à sua própria escolha. Afirmava que a liberdade era uma grande ilusão.[...] que as pessoas não conseguiram qualquer controle sobre suas vidas se não prestassem atenção aos controles existentes, e decidissem o que queriam fazer quanto a eles.(Skinner, 2009, p. 119).
	O psicólogo tem o papel explicito de interferir no processo, diferentemente de situações informais na qual o individuo aprende por imersão em seu ambiente cultural. Portanto é papel do psicólogo provocar avanços nos indivíduos e isso se torna possível com suas interferências.
	Percebe-se que os caminhos percorridos pelos comportamentos do individuo são longos, estão em constantes transformações.
	Tão importante quanto formar grupos na escola e começar a estudar é aliar paciência e persistência. Não há razão para ter pressa quando estamos numa estrada que nunca termina “a do conhecimento”.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA
BENJAMIN, Junior; LUDY T. Uma Breve Historia da Psicologia Moderna. Rio de Janeiro. LTC, 2009, p. 119.
RODRIGUES, Denise Amorim. Análise Experimental do Comportamento. Rio de Janeiro. SESES, 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes