Buscar

Ascaridíase: parasitose intestinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PARASITOLOGIA – ASCARIDÍASE
Ou Ascaríase; parasitose geralmente benigna causada por um nemátode conhecido popularmente por lombriga ou bicha. Ocorre dependendo do clima, ambiente e do grau de desenvolvimento socioeconômico da população.
FAMÍLIA: Ascaridae
ESPÉCIE: Ascaris lumbricoides
 Ascaris suum
HABITAT: intestino delgado (jejuno e íleo)
MORFOLOGIA
O ovo possui MEMBRANA MAMILONADA, uma membrana mucoexterna rica em polissacarídeos extremamente adesiva, sendo característica exclusiva desse gênero. A essa membrana se segue uma membrana média, constituída de quitina e proteína; e uma mais interna, constituída de 25% proteínas e 75% lipídeos. É branco, oval e com cápsula espessa.
O verme adulto apresenta cor leitosa e sistema digestivo e reprodutor completos. O macho é menor que a fêmea, e menos robusto, com extremidade posterior encurvada que o diferencia da fêmea, que possui extremidade retilínea. Uma fêmea de Ascaris põe até 200 mil ovos por dia. 
TRANSMISSÃO
Ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos contendo a larva de estágio 3 (L3), que é a forma infectante. Poeira, aves e insetos também são capazes de veicular os ovos. Não há auto-infecção.
CICLO
O tempo a seguir se refere ao tempo após a ingestão. É muito improvável ter fase muito agudizada da ascaridíase.
0h – Após a ingestão, ao chegar no intestino, a atmosfera elevada de CO2, pH e temperatura causam eclosão do ovo, liberando a larva;
18-24h – A larva penetra na mucosa do intestino grosso, entra nas veias mesentéricas e chega no sistema porta do fígado;
48-72h – Larva chega no coração através da veia cava superior;
5-7d – Larva chega nos pulmões e se transforma em L4, podendo chegar nos alvéolos. Este processo até a chegada aos pulmões é chamado de CICLO DE LOSS, que causa a SÍNDROME DE LӦEFFLER (febre, tosse, dispneia e bruxismo);
8-15d – Larva cai nos alvéolos e evolui para L5 (500mm). Sobem pelos bronquíolos, brônquios, traqueia e chegam na orofaringe;
15d – Na orofaringe a larva induz ao bruxismo. Neste nível, a fêmea possui 1500mm e o macho, 1000mm.
15-30d – Da orofaringe ela também pode ser deglutida, seguindo o caminho do estômago e intestino. No intestino, ela se torna adulta jovem.
60d – O parasito alcança a maturação sexual, fazem a cópula e ovipostura e já se pode encontrar ovos nas fezes do hospedeiro.
A doença pode causar apendicite, colecistite e pancreatite aguda.
DIAGNÓSTICO
Dificilmente é diagnosticada com exame clínico. É necessário fazer uma pesquisa de ovos nas fezes.
TRATAMENTO
Albendazol – 400mg para adulto e 100mg para criança
Mebendazol – 500mg adulto / 100mg criança
Também pode-se tratar com Levamisol, Pamoato de Pirantel e Ivermectina.
PROFILAXIA
Educação sanitária
Saneamento básico
Lavar as mãos, frutas e legumes

Outros materiais