Buscar

01 DIETO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ERIKA WILLIA CARLOS QUEIROZ
	Matrícula: 201402042884
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 03/11/2017 16:07:33 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403135358)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No exame de sangue, podemos medir uma proteína de fase aguda que melhor reflete os estoques de ferro. Quando o resultado obtido está abaixo do limite inferior, apresenta alta especificidade para o diagnóstico de anemia ferropriva. Que proteína é essa?
		
	
	Ceruloplasmina
	
	Hematócrito
	
	Albumina
	 
	Ferritina
	
	Transferrina
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402786009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente do sexo feminino apresenta risco moderado para doença coronariana, diabetes tipo 2 e mortalidade quando a medida da circunferência de sua cintura corresponde a:
		
	
	90 a 98cm
	
	60 a 68cm
	 
	80 a 88cm
	
	50 a 58cm
	
	70 a 78cm
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402929391)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alguns autores preconizam o uso de aminoácidos de cadeia ramificada, para prevenir o catabolismo endógeno nos casos de encefalopatia hepática, sem sobrecarregar a função hepática, considerando a recomendação protéica. Assinale a alternativa que apresenta, apenas, aminoácidos de cadeia ramificada.
		
	
	Isoleucina, tirosina e arginina.
	 
	Isoleucina, leucina e valina.
	
	Tirosina, valina e fenilalanina.
	
	Treonina, leucina e triptófano.
	
	Histidina, leucina e tirosina.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402304256)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as Hepatopatias e condições associadas, assinale a alternativa correta:
I.Denomina-se Ascite o acúmulo de líquido no interior da cavidade abdominal, que tende a ocorrer em hepatopatias crônicas. O tratamento básico é o repouso ao leito, a restrição de sal (devido a hipertensão portal), administração de drogas diuréticas e a paracentese terapêutica.
II.O acúmulo de gordura hepática, principalmente na forma de colesterol, pode ocorrer com a ingestão de álcool (Esteatose hepática alcoólica), ou sem a ingestão significativa de álcool, devido principalmente à ingestão exagerada de proteína animal na dieta.
III.As varizes esofagianas estão relacionadas, dentre outras situações, com as Hepatopatias. As fibroses hepáticas levam ao aumento da pressão na Veia Porta e suas tributárias, ocasionando a dilatação observada em vasos do terço inferior do esôfago. O nutricionista precisa estar atento aos sinais e sintomas como disfagia, odinofagia, inapetência, perda de peso, pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo, cansaço, fraqueza. Além disso, ajustar a textura e temperatura da dieta, fracionamento e acidez dos alimentos.
IV.O tratamento nutricional da Esteatose baseia-se na suplementação de flavonoides antiinflamatórios e antioxidantes para a prevenção da Cirrose, aumento no consumo de frutas e mel e uso de resveratrol.
V.Na encefalopatia hepática Child-Pugh C, devido ao acúmulo de amônia, substância extremamente tóxica que ultrapassa a barreira hematoencefélica, a oferta protéica da dieta deve ser melhor ajustada, sendo os aminoácidos de cadeia ramificada uma estratégia de prevenção para o catabolismo muscular.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402304257)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a fisiopatologia do trato biliar, assinale a alternativa correta:
I. A Bile é formada nos hepatócitos (secretado pelo fígado), armazenada e concentrada na Vesícula Biliar e liberada para a luz duodenal por estímulo do hormônio colecistocinina, através do Esfíncter de Oddi . Caso haja colelitíase com esteatorréia, deve-se atentar para possíveis carências de vitaminas lipossolúveis A, E, D e K.
II. Coledocolitíase (presença de cálculos biliares impactados em ductos que drenam a bile) e Colestase (presença de cálculos biliares impactados na vesícula biliar) são patologias que apresentam sinais e sintomas similares. Para ambos, é necessário tratamento cirúrgico (Colecistectomia), mediante cuidado nutricional pré-operatório (dieta rica em vegetais, frutas e outros alimentos alcalinizantes) e pós-operatório (dieta rica em vegetais, frutas e outros alimentos alcalinizantes, redução de proteínas animais, sal, industrializados, dieta hipolipídica de acordo com a tolerância individual, uso eventual de enzimas digestivas).
III. Icterícia, condição em que a coloração da pele e escleras está alterada, manifesta-se devido à deposição de pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos. A concentração elevada de bilirrubina no sangue pode ocorrer quando uma inflamação ou outras alterações dos hepatócitos impedem a sua excreção para a bile. Alternativamente, os ductos biliares podem estar obstruídos por algum motivo (Ex. um cálculo biliar ou um tumor). Cabe ao nutricionista diagnosticar o que está ocorrendo com o fígado e/ou vesícula biliar, e orientar uma dieta rica em flavonoides antioxidantes, pobre em colesterol e pobre em ferro.
		
	 
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.

Outros materiais