Buscar

trabalho de empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Suponha que, a partir de uma pesquisa interna, a empresa XYZ identificou que seus colaboradores reclamavam da falta de canais de acesso e comunicação com os superiores imediatos. A pesquisa sinalizou também que este procedimento dificultava o processo de inovação na empresa. Como os empreendedores podem favorecer um clima adequado à inovação em suas empresas?
O empreendedor deve esta sempre disponível a ouvir os seus colaboradores ou funcionários, pois os mesmos estão no dia a dia da empresa, e sabem mais do que ninguém do que a mesma necessita, assim como o empreendedor, mas duas cabeças pensam mais do que uma. Deixar o colaborador ciente de que suas ideias são validas para a empresa, incentivando sempre a expor sua opinião, não inibir o mesmo, se tratando de novidades que são validas.
Caso o empreendedor perceba que não conseguira criar esse grupo, por falta de colaboradores, onde qualquer alteração acarretara perda ou falta de capacidade intelectual por parte dos mesmos, dentro da viabilidade financeira avaliara a contratação de uma consultoria especializada ou a busca por empresas do terceiro setor, como ONGS ou Consultoria JR em Universidades.
 Quais os principais mecanismos de coleta de informações que poderão ser utilizados pelos consultores para a realização de seu trabalho?
 
A fase de levantamento de dados é essencial ao inicio do trabalho de consultoria, uma vez que o consultor deve conhecer especificamente a situação-problema apresentada pelo cliente. É primordial que o consultor possa saber ouvir o cliente e direcionar as questões mais especificamente para facilitar o trabalho posterior.
O cliente pode oferecer barreiras para responder as questões e em contrapartida o consultor deve tentar quebra-las.
O passo seguinte é realizar uma verificação das praticas organizacionais utilizadas na empresa, quando falo das praticas refiro-me ao conjunto de hábitos, costumes e politicas praticadas internamente na empresa e, portanto, a avaliação do clima organizacional se faz necessária. Ate porque o consultor deve observar se não existem problemas de relacionamento entre os colaboradores.
São vários os métodos de coleta de dados que podem ser utilizados pelo consultor, dentre eles, destaca-se os seguintes: entrevistas, questionários, reuniões, relatórios, bem como fontes externas (noticias da imprensa e de outras instituições: IBGE, IPEA, associações comerciais) que também podem ser importantes no processo.

Outros materiais

Outros materiais