Buscar

Teoria da História: Avaliação e Conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0496_AV_» TEORIA DA HISTÓRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201502038380)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um de seus artigos a respeito do retorno da história política enquanto campo de investigação, Réne Remond afirmou: "A história, cujo objeto precípuo é observar as mudanças que afetam a sociedade, e que tem por missão propor explicações para elas, não escapa ela própria à mudança. Existe portanto uma história da história que carrega o rastro das transformações da sociedade e reflete as grandes oscilações do movimento das idéias".
(RÉMOND, René. "Uma história do presente". In:___. (org). Por uma história política. RJ: FGV, 2003. p. 13.)
Identifique e contextualize as três fazes da história política: prestígio, declínio e retorno.
		
	
Resposta: A História Política tem como prestígio o prório conceito abordado por Réne Remond onde ele afirma que o seu objeto de estudo é observar as mudanças que afetam a sociedade, no seu declínio a história política se prende aos acontecimentos políticos de forma cronológica e factual se fixando na importância dos grandes líderes, quanto ao retorno temos o que conhecemos como nova história política onde ela analisa a política ligada à esfera do cotidiano e das representações.
	
Gabarito: Com base na bibliografia indicada, o aluno deverá fazer um histórico da história política: seu auge durante o século XIX (historicismo, nacionalismo,positivismo, romantismo); seu declínio após a crítica dos Annales, principalmente a partir da "Era Braudel", quando houve o predomínio da história econômica e social sob influência do estruturalismo; e sua reabilitação na França da década de 1980, quando o objeto do político surge renovado e atendendo as críticas dos Annales.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502236315)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere a seguinte situação: como trabalho final de curso, um estudante de história escolheu realizar uma análise do filme "1492 - A conquista do Paraíso". Como se sabe, esse filme narra a chegada de Cristóvão Colombo à América e os primeiros contatos entre europeus e povos nativos. Que cuidados teóricos e metodológicos esse estudante de história deverá ter para tomar esse filme, que possui uma temática histórica, como objeto de estudo?
		
	
Resposta: Esse estudante deve procuras analisar as diversas fontes históricas e aliar seus conhecimentos com o que é exposto no filme tomando o devido cuidado para não se deixar levar pelas entrelinhas do filme que visam prender a atenção do espectador nos mais diversos aspectos.
	
Gabarito: Espera-se que o aluno destaque que o estudante de história deverá refletir sobre a narrativa produzida pelo filme e a forma como ele representa o passado. Como historiador, ele deve ainda confrontar esse filme com fontes disponíveis sobre a conquista da América, estabelecendo relações entre elas. O aluno pode ir além e destacar ainda que um filme como esse, embora trate de uma temática histórica, poderia nos ajudar a compreender as questões e angústias da sociedade que o produziu.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502110378)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A captura desta salutar utopia, pensou-se, deveria passar pelo manejo de tipos específicos de fontes e técnicas de investigação informadas pela representação estatística. Isso significava privilegiar fontes de natureza maciça e cuja estrutura fosse temporalmente recorrente. Dito de outro modo, definido um determinado campo de investigação, procurava-se abarcar a vivência do maior número possível de agentes históricos na longa duração. A busca de fenômenos/relações sociais recorrentes deveria suceder, agora, sim, a construção de quadros explicativos eficazes." (FLORENTINO, Manolo, FRAGOSO, João. História Econômica. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsiever, 1997. P. 33). Os autores estão se referindo à seguinte tradição historiográfica:
		
	
	Historicismo alemão, representado por nomes como Jacob Burckhardt e Leopold Ranke.
	 
	Escola dos Annales, representada por nomes como Fernand Braudel e Jacques Le Goff.
	
	Ao estruturalismo cultural, representado por Levi-Strauss.
	
	Escola dos Annales, representada por nomes como Jacques Le Goff e Michel de Certeau.
	
	História Social Inglesa, representada por nomes como Eric Hobsbawm e Quentin Skinner.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502019728)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A proposta de renovação historiográfica dos fundadores dos Annales opunha-se a um fazer historiográfico que encerrava a história num campo limitado de atuação, identificado como escola metódica. Pode-se afirmar que essa oposição, naquele momento, apresentou as características a seguir.
I Crítica aos eventos de natureza puramente política, por serem insuficientes para explicar todo o processo histórico por si mesmos.
II - Defesa da interdisciplinaridade como forma de dotar a história de instrumentos mais eficazes para a análise da sociedade.
III - Desenvolvimento de um novo programa de pesquisa, baseado apenas na micro-história, em oposição à história política tradicional.
IV - Rejeição aos métodos de pesquisa baseados em testemunhos orais.
São corretas APENAS as características:
		
	
	II e IV
	 
	I e II
	
	II e III
	
	I e IV
	
	III e IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502027668)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O caráter teleológico consiste em considerar o final da história como algo previamente conhecido. Como Karl Marx postulava o Comunismo e, segundo o pensador, este só seria alcançado através da tomada do poder pelo proletariado e após passar por etapas necessárias, fica aparente para Marx que o final da história se dá em uma sociedade comunista.
No estudo da História da sociedade o Marxismo privilegiava a visão:
 
		
	
	Cotidiana
	
	Industrial
	 
	Econômica
	
	Política
	
	Cultural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502019692)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em época de eleições fica evidente para o historiador as possibilidades de fontes disponíveis que favorecem o desenvolvimento de diferentes temas para pesquisas, sobretudo, em história política. Atualmente existem diversos temas que configuram uma nova história política. Esta se diferencia da história política praticada no século XIX uma vez que:
		
	
	Trabalha com os acontecimentos políticos de forma cronológica, factual ressaltando a importância dos grandes líderes.
	
	Destaca a importância da história dos Estados Nacionais, não priorizando o papel da micro-história.
	
	Prioriza a elaboração de biografias com cunho positivista, empenhadas em construir com precisão a factualidade da vida política.
	
	Utiliza de forma sistemática e abrangente a crônica factual.
	 
	Analisa a política ligada à esfera do cotidiano e das representações e não apenas como um fato único e isolado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502029021)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ampliação do conceito de cultura na história veio como reação ao determinismo econômico de uma infra-estrutura que tudo abarcava. Isto significa que:
		
	
	A história econômica é anterior e mais importante do que a história cultural.
	
	As relações econômicas e sociais são anteriores às culturais e determinaam os campos de rática e produção cultural.
	
	A macro história econômica é o principal objeto de estudo da história cultural e econômica.
	 
	As relações econômicas e sociais não são anteriores às culturais, nem as determinam; elas próprias são campos de prática e produção cultural.
	
	A ampliação do conceito de cultural veio complementar o determinismo econômico do século XX, inaugurado a partir da década de 1960.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502096933)
	Pontos: 0,0  / 0,5A história oral se consolidou na última década como importante campo de investigação. O historiador quando utiliza o relato oral em sua pesquisa, deve fazer uma série de reflexões teórico-metodológicas, dentre as quais:
		
	
	A análise da relação entre os conflitos sociais e a ação do capital.
	 
	A análise da relação entre memória e identidade no plano individual e coletivo.
	
	A análise da relação entre fenômenos culturais e fenômenos econômicos.
	
	O debate entre estruturalismo e o marxismo com o objetivo de identificar possíveis conflitos de memória.
	 
	A identificação das relações de produção e seus conflitos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502019565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"De facto, para os inquisidores, sempre tão profundamente desconfiado, qualquer pequena pista podia constituir um avanço considerável no sentido da verdade. Não é minha intensão afirmar que estes documentos são neutros ou transmitem informação objetiva. Devem ser lidos com o produto de uma inter-relação especial, em que há um desequilíbrio total das partes envolvidas. Para a decifrar, temos de aprender a captar, para lá da superfície aveludada do texto, a interação sutil de ameaças e medos, de ataques e recuos. Temos, por assim dizer, de aprender a desembaraçar o emaranhado de fios que formam a malha textual destes diálogos."
O que Ginzburg deixa exposto nestas palavras:
		
	
	As fontes preservadas não dão conta dos amplos setores subalternos sendo possível reconstruir através delas somente parte da realidade.
	
	As fontes são os únicos materiais que possibilitam aos historiados chegarem a verdade, como elas são imparciais a história não se constitui como uma ciência.
	
	As fontes nada mais são do que um discurso que enuncia um lugar de poder por isso o historiador não deve acreditar na sua imparcialidade.
	 
	As fontes são marcadas pelas relações de poder nas quais foram criadas, são produtos do tempo e do lugar onde foram produzidas possuindo intensões específicas.
	
	As fontes dos inquisitores são diferentes das tradicionalmente encontradas, por isso estas não transmitem informações objetivas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502032552)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marc Ferro foi um pioneiro na incorporação do cinema como fonte para a compreensão das ideologias e mentalidades dos sujeitos da História. Através dos filmes este autor passou a buscar evidências que pudessem ajudá-lo a perceber e compreender determinados eventos e períodos históricos. Marque a alternativa abaixo que NÃO representa a importância do cinema para a História.
		
	 
	O cinema como não pode ser considerado como um agente da História, uma vez que os documentários, assim como as obras ficcionais, não representam discursos, mas manipulações de informações.
	
	O filme é uma importante fonte para revelar aquilo que o autor busca expressar ¿ que está contido na narrativa, as idéias sobre determinados personagens, fatos, práticas ou ideologias.
	
	É importante que o historiador perceba nas entrelinhas do filme também aquilo que não se queria mostrar, como os modos de narrar uma história, a maneira utilizada para marcar as passagens do tempo e os planos de câmera por exemplo.
	
	Os historiadores devem procurar fazer uso do cinema como meio de comunicação de suas concepções, através de filmes e documentários históricos. O trabalho dos historiadores seria importante e poderia acontecer tanto em colaboração com jornalistas e cineastas como em documentários históricos.
	
	Através dos filmes, é possível buscar evidências que podem ajudar a perceber e compreender determinados eventos e períodos históricos.

Outros materiais