Buscar

AV ACUMULAÇÃO CAPITALISTA QUESTAO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV – ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTAO SOCIAL
	1a Questão (Ref.: 201609785367)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, denomina-se
		
	 
	teleológica.
	
	psicológica
	
	mediação
	
	ética.
	
	práxis
	
	 2a Questão (Ref.: 201609798962)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o trabalho do assistente social, é correto afirmar:
		
	
	Não devemos considerar que há uma margem de autonomia nos processos de trabalho em que os assistentes sociais estão envolvidos.
	
	Não é um trabalhador assalariado, qualificado e solicitado a responder a demandas e entidades empregadoras.
	
	Há necessidade de uma sólida formação teórica e técnica, mas principalmente das improvisações. O planejamento do trabalho é dispensável.
	 
	Tem a sua força de trabalho especializada, que somente irá transformar-se em atividade ou trabalho quando se associar aos meios e às condições de trabalho no marco das relações de poder das organizações e das entidades.
	
	Desenvolve atividades sem comprometimento com os interesses sociais presentes nos espaços sócio-ocupacionais.
	 3a Questão (Ref.: 201609275269)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir, letra da música ¿Pacato cidadão¿, composta por Samuel Rosa e Chico Amaral para o álbum Calango, lançado pelo grupo mineiro Skank, em 1994. Pacato Cidadão Ô pacato cidadão, te chamei a atenção Não foi à toa, não C'est fini la utopia, mas a guerra todo dia Dia a dia não E tracei a vida inteira planos tão incríveis Tramo à luz do sol Apoiado em poesia e em tecnologia Agora à luz do sol Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder Qualquer coisa que se queira saber querer Tudo bem, dissipação de vez em quando é bão Misturar o brasileiro com alemão Pacato cidadão Ô pacato da civilização Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios Qualquer coisa que se suje tem que limpar Se você não gosta dele, diga logo a verdade Sem perder a cabeça, sem perder a amizade Consertar o rádio e o casamento é Corre a felicidade no asfalto cinzento Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro Numa mão educação, na outra dinheiro Pacato cidadão Ô pacato da civilização. (MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo; Brasil: História em construção. Belo Horizonte. Ed. Lê,1996. v. 4. p. 165.) O texto de Samuel Rosa e Chico Amaral discute algumas relações relativas à sociedade contemporânea brasileira. É INCORRETO afirmar que, no texto, os autores:
		
	 
	Defendem que somente a educação, aliada ao poder dos meios de comunicação de massa, pode fazer com que o cidadão brasileiro deixe de ser pacato.
	
	Questionam a acomodação, a alienação e a falta de interesse de muitos brasileiros pelas questões políticas de seu tempo.
	
	Acreditam que o pacato cidadão, de certa forma, vive escravizado no seu dia-a-dia, por isso precisa se preocupar com a realidade a sua volta.
	
	Chamam a atenção para o descaso dos cidadãos em relação às questões ambientais presentes em seu cotidiano.
	
	Abordam situações relativas à cidadania e à falta de compromisso social de muitos cidadãos brasileiros.
		
	 4a Questão (Ref.: 201609317806)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Marx e Engels, a partir da ______________ da divisão social do trabalho tem início o processo de desigualdade entre os homens e a exploração do trabalho humano como fonte de acumulação de riqueza. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:
		
	
	Simplificação
	
	Industrialização
	 
	Complexificação
	
	Terceirização
	
	Desterritorialização
	
	5a Questão (Ref.: 201609200746)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como afirma Marx (1967), é da estrutura da economia feudal que nasce a estrutura da sociedade capitalista. Podemos concluir, então, que a Revolução Industrial e, consequentemente, a constituição do modo de produção capitalista resultou, sobretudo, a partir de três elementos:
		
	
	Questão social, proletarização e tecnologia.
	
	Progresso técnico, questão social e estratificação social.
	
	Evolução social, avanço científico e questão social.
	
	Avanço social, tecnologia e revolução social.
	 
	Proletarização, acumulação de capital e progresso técnico.
	 6a Questão (Ref.: 201609200739)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"O carácter misterioso da forma-mercadoria consiste, portanto, simplesmente em que ela apresenta aos homens as características sociais do seu próprio trabalho como se fossem características objectivas dos próprios produtos do trabalho, como se fossem propriedades sociais inerentes a essas coisas; e, portanto, reflecte também a relação social dos produtores com o trabalho global como se fosse uma relação social de coisas existentes para além deles".(Marx, O Capital) http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/index.htm. Sobre esta afirmação de Marx seria correto afirmar que: I.O "fetichismo da mercadoria", consiste no fato de que "uma relação social determinada dos próprios homens toma para eles a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas. II. Os homens trocam mercadorias sem saber para que e quem se destina. III. Para Marx o fetichismo da mercadoria é apenas uma aparência que pode ser abolida pelos homens em sociedade. IV. As trocas acabam por coisificar/fetichizar as relações entre os homens, que passam a ser vista não uma como relação entre pessoas, mas entre coisas/mercadorias. Assinale uma opção:
		
	
	II, III e IV são verdadeiras.
	 
	I,II e IV são verdadeiras.
	
	I,II e III são verdadeiras.
	
	I e II são verdadeiras.
	
	Todas são verdadeiras.
	 7a Questão (Ref.: 201609697759)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca do Serviço Social na contemporaneidade, considere as seguintes afirmativas: 1. É uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho. 2. É uma profissão regulamentada por lei. 3. Dispõe de um código de ética profissional. 4. O assistente social vende sua capacidade de trabalho para entidades empregadoras de diferentes naturezas jurídicas. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
	 
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
		
	 8a Questão (Ref.: 201609788702)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(ENAD/2012) A flexibilização das relações de trabalho que atingem inclusive os postos de trabalho situados no âmbito do Estado brasileiro, importante empregador dos assistentes sociais do país, geram como consequências para essa categoria de profissionais
		
	
	maior liberdade para o profissional que souber se situar e vencer a concorrência.
	 
	obrigação de permanente qualificação profissional, pois o profissional é chamado a responder a demandas variadas e mutantes.
	
	oportunidades diferenciadas de inserção no, mercado, sempre com possibilidades concretas de maior incremento salarial.
	
	retração dos postos de trabalho, com melhoria salarial.
	
	novas possibilidades de trabalho, pois poderão ocupar espaços antes destinados a profissionais com formação técnica diversa.
	 9a Questão (Ref.: 201609200771)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A exploração do trabalhador pode se tornar ainda maior com o aumento das horas de trabalho (mais ¿ valia absoluta) e com a introdução de novas tecnologias (mais valia ¿ relativa) , o que faz com que o trabalhador num mesmo período de tempo:
		
	
	Não produza o que necessita para sobreviver.
	 
	Produza mais do que produzia antes.
	
	Produza o que a precisa para manter a produção.
	 
	Produza menos do que produzia antes.
	
	Não produza mais do que produzia antes.
		
	 10a Questão(Ref.: 201609200765)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto mais o trabalhador se desgasta trabalhando , tão mais poderoso se torna o mundo objetivo,alheio que ele cria diante de si, tão mais pobre se torna ele mesmo, seu mundo interior, [e] tanto menos [otrabalhador] pertence a si próprio (MARX, apud ANTUNES, 2004). Nesta perspectiva, podemos afirmar como resultado das relações de produção no sistema capitalista, EXCETO:
		
	 
	Surge o fetichismo da mercadoria, que só pode ser explicado pelo processo de valorização da mercadoria,quando esta deixa de ter um valor de troca para ter um valor de uso.
	
	A mais-valia, que é o trabalho não pago ao trabalhador, que pode ser representado na produção de uma mercadoria.
	
	A alienação, onde o trabalhador é expropriado dos meios de produção; a terra, as ferramentas, a matéria prima já não pertencem mais ao trabalhador.

Outros materiais