Buscar

Tricuríase: Parasitose Intestinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PARASITOLOGIA - TRICURÍASE
Ou Tricuriose, Tricocefalíase e Tricocefalose; é uma parasitose causada por um helminto. Predominante em climas quentes e úmidos, como o litoral, e também em condições sanitárias precárias. A espécie resiste menos ao clima seco. As crianças são as mais acometidas.
FAMÍLIA: Trichuridae
ESPÉCIE: Trichuris trichiura
HABITAT: intestino grosso (ceco e colo ascendente)
MORFOLOGIA
O ovo é a forma infectante. Apresenta formato elíptico com poros transparentes nas extremidades, preenchido por lipídeos. Essas extremidades são chamadas de OPÉRCULOS POLARES. A casca é formada por 3 camadas: uma lipídica externa, uma quitinosa intermediária e uma vitelínica interna. Uma fêmea põe, em média, 7000 ovos por dia.
O verme adulto possui extremidade anterior mais fina, onde se encontra a boca seguida do esôfago que ocupa 2/3 do corpo; a parte posterior é alargada. O macho mede 3cm e é curvado posteriormente para facilitar na cópula. A fêmea é maior, medindo 4-5cm, e retilínea. São fusiformes e têm sistema digestivo completo.
TRANSMISSÃO
Ingestão de água e alimentos contaminados com o ovo de Trichuris. Ele também pode ser veiculado pela mosca.
CICLO
É monóxeno. O humano infectado elimina ovos para o meio externo nas fezes;
O embrião dentro do ovo se desenvolve no meio externo e torna-se infectante;
O humano (não infectado) ingere alimentos contaminados com ovos infectantes, que ao chegarem no duodeno as enzimas da região irão emulsificar os opérculos polares;
O primeiro opérculo emulsificado serve como porta de saída da larva, que penetra na mucosa do intestino grosso pela parte anterior;
Nesta mucosa encontram-se órgãos linfoides que, com a chegada do parasito, atinge os macrófagos e outras células que farão esses órgãos liberarem mucina;
Complicações poderão ser causadas, como o reflexo fecal constante (denominado TENESMO) que induzirá a exteriorização da musculatura pélvica.
SINTOMAS
A maioria dos casos são assintomáticos. A gravidade da doença depende da carga parasitária, idade do hospedeiro, estado nutricional e distribuição dos vermes no intestino. Infecções moderadas apresentam dores de cabeça, epigástrica e no abdome; diarreia, náuseas, vômitos, prolapso retal, anemia e desnutrição caracterizada por perda de peso.
DIAGNÓSTICO
Pesquisa de ovos nas fezes.
TRATAMENTO
Drogas: Albendazol e Mebendazol.
PROFILAXIA
Tratamento de infectados
Educação em saúde
Saneamento básico
Higiene pessoal

Outros materiais