Buscar

Atividade Objetiva G2 Hist.Antiga Ocidental

Prévia do material em texto

Atividade Objetiva G2
1
Sobre a monarquia em Roma leia as afirmações a seguir e constate se são verdadeiras ou falsas. (   ) A monarquia foi o último regime político instaurado em Roma. (    )  Rômulo foi um dos reis deste período.  (    ) Neste período Roma teve oito reis. (     ) Tarquínio Soberbo foi o último rei do período monárquico. Assinale a resposta correta:
Peso: 1.0
	
	V, F, V, F.
	
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	
	F, F, F, V.
	
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	
	F, V, V, V.
	
	
	Pontuação : 1
2
Relacione os escritores romanos às suas produções literárias. 1. Plauto. 2. Terêncio.  (    ) Criou peças com personagens carismáticos, tais como, soldados, matronas, velhos e prostitutas. (    ) Escritor de comédias elegantes e moral mais severa. (     ) Buscava impressionar a elite. (    ) Suas principais obras: Adelfos e O Eunuco. (      ) Destacam-se entre suas obras: Velhacarias de Escapino e Casina. Assinale a resposta correta:
Peso: 1.0
	
	2, 1, 2, 2, 1.
	
	
	
	1, 2, 1, 2, 2.
	
	
	
	1, 1, 2, 2, 1.
	
	
	
	2, 1, 1, 2, 1.
	
	
	
	1, 2, 2, 2, 1.
	
	
	Pontuação : 1
3
Tito Lívio foi o autor da obra História Romana. Sobre o autor é correto afirmar que:
Peso: 1.0
	
	Pensava a História como uma ferramenta moral e patriótica.
	
	
	
	Não se preocupava com a retórica e nem foi influenciado pela poesia.
	
	
	
	Se preocupava em examinar as fontes históricas com grande esmero.
	
	
	
	Sacrificou a beleza do texto pela precisão histórica.
	
	
	
	Pensava a história como uma ferramenta amoral e neutra.
	
	
	Pontuação : 1
4
Foram diversos os imperadores que assumiram o poder após Otávio “Augusto”. Relacione os imperadores às suas características pessoais. 1. Tibério. 2. Calígula. 3. Nero. 4. Marco Aurélio. 5. Cômodo. (     ) Artista e místico. (    )Perseguidor de cristãos. (    ) Insano. (    ) Ranzinza e sombrio. (     ) O gladiador. Assinale a resposta correta:
stacam-se entre suas obras: Velhacarias de Escapino e Casina. Assinale a resposta correta:
 
Peso: 1.0
	
	3, 4, 2, 1, 5.
	
	
	
	2, 3, 1, 5, 4.
	
	
	
	4, 2, 1, 3, 5.
	
	
	
	1, 3, 4, 2, 5.
	
	
	
	2, 4, 3, 5, 1.
	
	
	Pontuação : 1
5
Leia a frase seguir: “Eram hábeis comerciantes de tecidos, presas de elefantes, peles, móveis, joias, roupas tingidas de púrpura, cavalos, entre outros produtos”. Este texto refere-se aos:
Peso: 1.0
	
	gauleses.
	
	
	
	latinos.
	
	
	
	sabinos.
	
	
	
	cartagineses.
	
	
	
	romanos.
	
	
	Pontuação : 1
6
Sobre as moradias romanas relacione suas características ao nome. 1. Ambiente central. 2. Entrada no teto que permitia a entrada de luz solar e água da chuva. 3. Corredores. 4. Quarto do casal. 5. Local em que se guardavam documentos. (    ) lectus genialis. (    ) compluuium. (   ) tablino. (     ) átrio. (     ) peristilo.  Assinale a alternativa correta:
Peso: 1.0
	
	5, 3, 2, 1, 4.
	
	
	
	4, 2, 5, 1, 3.
	
	
	
	4, 3, 1, 5, 2.
	
	
	
	3, 2, 5, 1, 4.
	
	
	
	1, 3, 4, 5, 2.
	
	
	Pontuação : 1
7
Em relação aos retratos escultóricos romanos leia as afirmações a seguir e constate se são verdadeiras ou falsas. (   ) os retratos escultóricos buscavam representar beleza acima de tudo. (   ) o busto deveria preservar a alma do retratado. (    ) graças à confecção de máscaras mortuárias nos é possível conhecer os rostos de Augusto, César, Pompeu e Nero.  (    ) os retratos escultóricos produzidos na Roma Antiga permitiam identificar até mesmo o caráter do modelo representado. Assinale a resposta correta:
Peso: 1.0
	
	V, F, V, V.
	
	
	
	V, V, V, V.
	
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	
	F, V, V, V.
	
	
	
	F, F, F, V.
	
	
	Pontuação : 1
8
Sobre a família romana na antiguidade é correto afirmar que:
Peso: 1.0
	
	Não era patriarcal. A mãe governava o lar, criava os filhos e zelava pelas práticas religiosas. No entanto, para o homem, a mulher não era mais do que um dos móveis e utensílios da casa, assim como os filhos, os alforriados, os clientes e os escravos.
	
	
	
	Era patriarcal. A mãe governava o lar, criava os filhos e zelava pelas práticas religiosas. No entanto, para o homem, a mulher não era mais do que um dos móveis e utensílios da casa, assim como os filhos, os alforriados, os clientes e os escravos.
	
	
	
	Era patriarcal. A mãe não governava o lar, criava os filhos e zelava pelas práticas religiosas. Para o homem, a mulher era somente mais um dos móveis e utensílios da casa, assim como os filhos, os alforriados, os clientes e os escravos.
	
	
	
	Era matriarcal. A mãe governava o lar, criava os filhos e zelava pelas práticas religiosas. No entanto, para o homem, a mulher não era mais do que um dos móveis e utensílios da casa, assim como os filhos, os alforriados, os clientes e os escravos.
	
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores está correta.
	
	
	Pontuação : 1
9
Em relação ao direito romano, em seu princípio, surgiram alguns conceitos. Relacione-os. 1. Migratio. 2. Commercium. 3. Conubium. (     ) Direito de casar-se com um parceiro de outra cidade latina. (      ) direito de comerciar legalmente, e com proteção estatal. (     ) direito de cidadania aos imigrantes latinos. Assinale a resposta correta:
an style='mso-spacerun:yes'>    ) os retratos escultóricos produzidos na Roma Antiga permitiam identificar até mesmo o caráter do modelo representado. Assinale a resposta correta:
 
Peso: 1.0
	
	1, 2, 3.
	
	
	
	2, 3, 1.
	
	
	
	3, 2, 1.
	
	
	
	1, 3, 2.
	
	
	
	3, 1, 2.
	
	
	Pontuação : 1
10
Sobre a república em Roma leia as afirmações a seguir e constate se são verdadeiras ou falsas. (    ) Foi um período político marcado por reveses: crise no comércio, invasão dos etruscos e empobrecimento da população. (     ) Os cônsules eram patrícios e plebeus que buscavam obter vantagens. (     ) Os plebeus haviam perdido quase tudo e contraído dividas. (     ) Os plebeus organizaram uma “greve” geral. Abandonaram o trabalho nas obras, nas oficinas e no campo. (     ) Criação do tribunato da plebe. (      ) Os escravizados por dividas não tinham direito a libertação neste período. Assinale a resposta correta:
Peso: 1.0
	
	F, V, F, V, F, V.
	
	
	
	V, F, V, F, V, V.
	
	
	
	V, F, F, F, V, F.
	
	
	
	F, V, F, V, V, V.
	
	
	
	V, F, V, V, V, F.
	
	
	Pontuação : 1

Outros materiais