Buscar

A Evolução da Contabilidade oficial

Prévia do material em texto

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
A expansão da Contabilidade se deu origem no final do século XIX para o começo do século XX, diversos acontecimentos tornaram extremamente notória essa expansão.
A Contabilidade surgiu devido a necessidade do homem em coordenar e controlar seu patrimônio. Mas esse objetivo é tão antigo quanto a história da própria civilização. Compreendemos dessa forma, pois devido o homem sempre alcançar seus objetivos propostos e conquistar seus bens achou-se a necessidade de proteção e controle sobre os mesmos, evitando assim que alguém pudesse manipular ou mesmo roubar o que de fato lhe pertencia.
Á essa necessidade de registrar deu-se origem a Contabilidade. O comércio inicialmente era exercido pelos Fenícios, mas existem relatos que essa prática, não era somente eles que faziam, pois várias cidades da Antiguidade já praticavam a atividade de troca e venda de materiais e outros itens.
Conforme o homem conseguia adquirir valores sua preocupação estava em descobrir qual seria seu rendimento, e qual seria o ponto de partida para que ele pudesse obter lucros com suas aquisições.
Como naquele tempo não tinha o crédito, o processo de compra e venda era feito tudo á vista. Eles contavam com ramos ou galhos de arvores, para provar suas dividas e quitações.
Com o passar do tempo as operações econômicas se tornaram complexas e seu controle cada vez mais minucioso. O governo da República Romana (200 A.C) organizavam suas receitas e despesas classificadas em rendas e lucros, tinham contas de salários, perdas e diversos para as despesas que naquele momento não fosse possível contabilizar.
Em resumo a Ciência Contábil foi evoluindo com o passar do tempo, foi subdividida em 4 fases:
Contabilidade do Mundo Antigo marcou o inicio das primeiras civilizações de 1202 da Era Cristã;
Contabilidade do Mundo Medieval de 1202 á 1494 surgiu o método das Partidas Dobradas de Frei Luca Pacioli, no qual enfatizou a contabilização por meio do débito e crédito, essa obra foi crucial para que a contabilidade pudesse ser inserida no ramo do conhecimento humano;
Contabilidade do Mundo Moderno de 1494 á 1840 marcada pelo surgimento de uma Obra importantíssima no qual foi considerada uma obra precursora para a história da Contabilidade o autor Francesco Villa que publicou La Contabilitá Applicata alle Amministrazioni Private e Pubbliche;
Contabilidade do Mundo Científico essa fase teve inicio em 1840 e até os dias atuais utilizamos ensinamentos que foram desenvolvidos naquela época.
 	 PRINCIPAIS AUTORES
Francesco Villa e Fábio Bésta dois grandes autores que com seus conhecimentos conseguiram desenvolver estudos da Contabilidade criando 3 escolas de pensamento contábil, são elas Lombarda, Toscana e Veneziana. No ano de 1809 a Contabilidade começou a ser lecionada nas Universidades, primeiramente com as aulas de comercio da corte.
Seguindo Francesco Villa, o Fábio Bésta conseguiu demonstrar o elemento fundamental da conta, que é o valor, superando os ensinamentos de seu mestre ele chegou muito próximo de divulgar que o objetivo da Contabilidade era o de controlar o Patrimônio. Mas em 1923 o Vicenzo Mazi seguidor de Fábio Bésta, definiu enfim Patrimônio como objeto da Contabilidade, firmando o contexto de que a contabilidade é um instrumento básico para a gestão não somente um registro.
A medida que o tempo passava aumentava cada vez mais a necessidade de controlar o patrimônio que as pessoas adquiriam.
No século XIII os comerciantes italianos tiveram uma contribuição para que a técnica contábil fosse introduzida em meios aos negócios privados. As empresas começaram á se desenvolver, o comércio cada vez mais abrangente deu margem para a obtenção de empréstimos, no qual essas facilidades começaram a implantar escritas especiais que refletiam de uma forma positiva aos credores e investidores, tornando-se útil á todos os interessados.
MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Frei Luca Pacioli publicou o método das Partidas Dobradas em 1494, nesse método ele afirma que os números positivos e negativos, são na realidade o mesmo significado de debitar e creditar, ou seja, para cada debito há obrigatoriamente um credito. Ele não foi o criador desse método, apenas o publicou, pois essa prática já era utilizada desde o século XIV na Itália. Dentre a instrução para fazer inventários ele também ensinava sobre práticas dos livros, diário, razão, autenticações, como abrir e encerrar uma empresa, registro de operações, aquisições entre outras capacidades.
Pregava sempre que primeiramente deve vir o devedor e depois o credor, no qual até os dias atuais praticamos esse ensinamento.
Após esse fato, iniciou-se a fase moderna da Contabilidade.
ESCOLA EUROPÉIA
Vimos anteriormente que durante o século XIII e XVII na Itália, grandes escritores contábeis como Pacioli, Fábio Bésta, Giusepe Cerboré, foram pessoas que tiveram uma marcante presença para o desenrolar da Contabilidade. Havia certa exigência para que o pensamento contábil pudesse crescer e evoluir fato esse que foi consolidado por Frei Luca Pacioli com a publicação do Método das Partidas Dobradas em 1494, já existia a teoria do debito e credito.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA ESCOLA EUROPEIA
A escola europeia foi o ponto de partida para alavancar a ciência contábil mundial, com ela foram apresentados os conceitos pré-científicos dos quais prevaleceram por aproximadamente 5 décadas, podemos citar algumas escolas de pensamento contábil que diretamente colaboraram para esse avanço cada uma com sua respectiva importância para o desenvolvimento econômico e socialista, são elas:
Contismo, apuração dos saldos das contas;
Personalismo, classificação das contas;
Neocontismo, mensuração do valor;
Controlismo, necessidade de Controle;
Aziendalismo o Patrimônio sofre constantes mudanças;
Patrimonialismo define o patrimônio como objeto da Contabilidade;
Sá (2008, pg 20-49), ele foi o escritor de maior influência Brasileira da Escola Europeia, em sua publicação ele retrata a História Geral da Contabilidade no Brasil.
ESCOLA AMERICANA 
A partir dos anos 60 a evolução contábil foi retomada com o foco na contabilidade geral para fins de decisões.
Com o fim da era feudal e inicio da era capitalista evidenciou-se a tecnologia, mais precisamente a tecnologia da informação, a revolução industrial se tornou muito bem vinda, demonstrando a era da globalização. Cada vez mais a Contabilidade toma seu espaço, influenciada primeiramente pela Europa, após a Inglaterra e por ultimo pelos EUA.
Destacamos que nesses territórios houve uma grande evolução contábil e suas influencias foram disseminando para os demais territórios, adquirindo notoriedade e ênfase.
Em 1929, ocorreu a maior crise dos EUA, que foi a quebra da bolsa de valores de Nova York, devido o consumo fechado, reprimido, motivacionado pelo fim da 1ª Guerra Mundial. Com a recuperação da economia americana a Contabilidade modernizou seus processos e os investidores passaram a ter mais confiança e credibilidade para investirem novamente.
INFLUÊNCIA NORTE - AMERICANA
Segundo Iudicibus Apud Sayed (2014: p10), ele cita que a Lei 6404/76, também conhecida como a Lei das Sas, essa lei teve um caráter mais voltado ao investidor, tendo em vista que este buscava cada vez mais um ambiente mais sólido e seguro para dispensar seus investimentos. A função dessa lei era normatizar os princípios contábeis disciplinando as empresas de companhia aberta. Devido a globalização do Brasil foi implantada a lei de 1598, que atingiu todas as empresas com menos teoria e mais praticidade, com o intuito de fornecer melhores informações para a tomada de decisões na empresa.
Atualmente existem várias obras contábeis de origem norte-americanas que influenciam direta e indiretamente nos países de economia. Além do avanço das Teorias e Práticas contábeis, a escola americana também teve muita influencia no crescimento e aperfeiçoamento das organizações econômicas e sociais, na indústria com a contabilidade de custos, fusão de empresas, crescimentona quantidade de investidores que solicitavam com urgência as demonstrações contábeis e pelo fato de existirem americanos que são contadores públicos e atuam diretamente na pesquisa contábil.
Para desenvolver novas praticas e teorias contábeis a escola americana mantinha o foco nos relatórios contábeis, e posteriormente os lançamentos contábeis, com isso sua atuação se tornou destacada para o desenvolvimento dos princípios contábeis.
Seus efeitos implicaram na questão do problema inflacionário que foi pouco considerado a sistematização do plano de contas não teve grande repercussão, ou seja, não deram tanta importância e as apresentações dos livros eram feitos de uma forma bem desordenada.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS ESCOLA AMERICANA
Sua principal característica é sua praticidade no âmbito gerencial como contabilidade de custos, analises de demonstrações, no âmbito financeiro, em relação a contabilidade a teoria não tinha muita evidencia, já que o objetivo dessa escola era o de satisfazer á todos os usuários das informações contábeis, demonstrando informações claras e objetivas de como está a situação da empresa naquele momento. Considerado o país de 1º mundo não é atoa que a contabilidade está bem desenvolvida, pois eles têm um grande investimento em pesquisas na área contábil.
DIFERENÇAS ENTRE ESCOLA EUROPEIA E ESCOLA AMERICANA
EUROPEIA;
Falta de pesquisas que induziam as escolhas assertivas;
Excessos de ênfase na teoria se preocupavam mais com o explicar do que com o atuar;
Usavam em demasia o método das partidas dobradas, deixando assim de aplicar as teorias divulgadas;
Destaca-se também uma queda no nível de ensino de algumas universidades no qual o maior agravante era a baixa remuneração oferecida aos professores, que com isso acabavam ficando desmotivados para ensinar seus alunos. Com o passar dos anos foram se defasando, por não terem mais estrutura para acompanhar as etapas de desenvolvimento que estava acontecendo pelo mundo, no qual a contabilidade era o ramo mais afetado por essas mudanças, o foco deles era manter os padrões já existentes e não estavam preparados para sofrerem algum tipo de mudança.
AMERICANA;
Investia na teoria e na pratica contábil;
Ampla estrutura econômica e politica investiam nas pesquisas e no trabalho sério de órgãos associativos. 
O foco da escola americana é os usuários das informações contábeis, onde eles se preocupavam em demonstrar informações que fossem extremamente uteis para a tomada de decisões. 
Transparência nas informações era algo primordial para que pudessem evidenciar relatórios claros e objetivos.
Cada vez mais as universidades investiam em pesquisas no campo contábil e valorização do professor para que esses pudessem se dedicar ao máximo transmitindo o vasto conhecimento absorvido, formando assim profissionais competentes e aptos á exercer a função de contadores.
CONTABILIDADE NO BRASIL
A contabilidade atual no Brasil tem grande influencia da escola americana, pois podemos facilmente perceber que existem as teorias mais atuais e bem elaboradas, tanto que podemos avaliar melhor pela forma como é apresentadas nas universidades e posteriormente aplicadas na escrituração das empresas. Muitos acreditam que a Escola Europeia teria forte influencia atual sobre a contabilidade, mas podemos comprovar que essa influencia se deu até 1964, a partir dai a escola americana dominou com sua vasta gama de aptidões e novidades até os dias atuais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes