Buscar

Desafio Profissional PED 2016 2 (1) (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO PEDAGOGIA
Disciplinas norteadoras: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
	
 NOME E RA
PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
NOME DA TUTORA: 
BELO HORIZONTE / MG
2016
INTRODUÇÃO
O presente desafio visa à construção de um Plano de Ação para a implantação de uma brinquedoteca em um Centro Municipal de Educação Infantil e por meio deste buscaremos apresentar informações sobre os benefícios que a brinquedoteca pode trazer tanto para a escola em questão, quanto para os alunos que a frequentam. 
O desenvolvimento da criança é influenciado por interações com o meio em que vive e é a partir da brincadeira que ela cria ligações entre o seu mundo interno e externo, logo, o ambiente da brinquedoteca é muito propício para o desenvolvimento cultural, social e pessoal da criança.
Abordaremos também sobre as fases do desenvolvimento infantil, e como é importante que o professor, sendo o facilitador da aprendizagem, conheça cada uma delas, para que possa intervir com atividades positivas, seja na sala de aula, seja na brinquedoteca.
Com a finalidade de elaborar um Plano de Ação, buscaremos trazer de forma rápida os principais conceitos e objetivos do tema proposto no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
DESENVOLVIMENTO
A implantação de uma brinquedoteca deve se fazer em um local que ofereça segurança, com boas condições de iluminação e ventilação, com condições adequadas para a exposição dos brinquedos.
A brinquedoteca é um ambiente destinado à brincadeira, mas não pode ser entendida como único espaço para brincar. Os profissionais responsáveis e os brinquedistas devem estar capacitados para atuarem junto às crianças, estando atentos as suas necessidades.
PASSO 1
 É de extrema importância que o Professor conheça as fases do desenvolvimento infantil, porque somente assim ele poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Apenas conhecendo o desenvolvimento motor e suas fases é que ele estará apto para intervir de maneira positiva propondo estratégias de diagnóstico e intervenção, ou seja, atividades que permitam à criança interagir por meio de ações cognitivas concretas e fundamentadas nos conceitos da psicomotricidade.
O professor deve ser o facilitador da aprendizagem e precisa estar atento a qualquer sinal de dificuldade que os alunos apresentarem. Com isso responderemos as seguintes questões:
- Como as crianças se desenvolvem?
O desenvolvimento da criança é influenciado por interações com o meio em que vive e se dá de forma gradual e contínua, acompanhado de progressos e retrocessos. Segundo Piaget o processo pelo qual o Ser Humano utiliza para desenvolver é o Processo da Adaptação (assimilação, acomodação e equilibração), pode-se dizer que o processo de equilibração é um mecanismo de organização de estruturas cognitivas em um sistema que leva o indivíduo a construção de uma forma de adaptação à realidade, assim o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam apto ao equilíbrio. Entretanto cada criança se desenvolve de um jeito, cada um possui características diferentes e próprias, cada qual possui um ritmo de desenvolvimento.
- Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?
Jean Piaget classifica o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios: Sensório-Motor (de 0 a 2 anos), Pré-Operatório (de 2 a 7 anos), Operatório- Concreto (de 7 a 11 anos) e Operatório- Formal (de 11 anos em diante). Apesar de todas as crianças vivenciarem na mesma sequência esses quatro estágios, o início e o término deles podem sofrer variações, ocasionadas por diferentes estímulos, características pessoais, e estrutura biológica de cada um. Contudo a idade de aparecimento dos períodos não é tão importante quanto à ordem dos estágios de desenvolvimento.
- Quais as características de cada fase de desenvolvimento?
Sensório-Motor (de 0 a 2 anos) – Percepções – É caracterizado pelo movimento e pela sensibilidade, inicia-se no nascimento e vai até a aquisição da linguagem, a criança já possui certa inteligência motora, reflexos, mecanismos hereditários, instintos e já esboça as primeiras emoções.
Pré-Operatório (de 2 a 7 anos) - Na passagem do estágio Sensório-Motor para o Pré-Operatório a criança desenvolve através da linguagem e da socialização o Pensamento. É nesse estágio marcado pelo Egocentrismo que a criança apresenta uma modificação do comportamento influenciada pelo domínio da linguagem (jogo simbólico, imitação e animismo) e desenvolve a capacidade de representação do mundo por meio dos símbolos. Essa fase também pode ser caracterizada como a fase dos “Porquês”, onde a criança busca as respostas, descobre o mundo e a si mesmo.
Operatório- Concreto (de 7 a 11 anos) – Início da reflexão – É nessa fase que a criança desenvolve as ações operatórias de seriação (ordenar a partir da análise das diferenças) e classificação (agrupar considerando semelhanças), ela percebe e consegue assimilar as diferenças, adquiri sentimento de justiça, amplia o domínio dos conceitos de tempo e número e a partir do desenvolvimento da socialização a criança compreende melhor as regras. 
Operatório- Formal (de 11 anos em diante) – Na passagem do estágio Operatório- Concreto para o Operatório- Formal as ações operatórias de seriação e classificação evoluem para ações de combinação (corresponde a uma nova operação possível) e correlação (sentido entre o possível e o real). Nessa fase o adolescente desenvolve a capacidade de pensar no abstrato, amplia sua capacidade de reflexão, abstração e pode criar suas próprias hipóteses. 
Estágios do desenvolvimento cognitivo.
Fonte: Psicologia do Desenvolvimento. Disponível em: http:// http://psicofadeup.blogspot.com.br/2011/05/estadios-do-desenvolvimento-cognitivo.html acesso em 12 de outubro de 2016.
PASSO 2
- Por que a brincadeira é importante?
A brincadeira é importante, pois ela propicia qualidade na interação entre a criança e o mundo, ou seja, é a partir da brincadeira que a criança cria ligações entre o seu mundo interno e externo e é através da brincadeira que ocorre o desenvolvimento infantil.
Por meio da brincadeira a criança conhece seus limites e potenciais, desenvolve a motricidade, fortalece a saúde emocional, as relações socioafetivas, aprendem a respeitar o outro, a ouvir, a cooperar, a se comunicar com o outro, desenvolvem a atenção e o autocontrole, aprendem a trabalhar em equipe, aumentam a habilidade e a velocidade de raciocínio e além de tudo a brincadeira tem o importante papel de promover a criatividade e a imaginação.
A brincadeira é importante porque é através dela que a criança constrói o seu conhecimento, aprende a conviver consigo e com o outro, conhece novas texturas, atribui sentido ao seu mundo. A brincadeira é fonte de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança.
- A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?
A criança já nasce com um impulso investigativo que é natural, mas ela precisa aprender a brincar de acordo com a cultura e a sociedade na qual ela vive. É preciso que alguém ensine a criança a brincar para que a partir daí ela construa seu conhecimento. Podemos perceber que até mesmo brincadeiras simples estimulam condutas importantes para o desenvolvimento. A brincadeira proporciona um canal de interação com mundo e favorece descobertas essenciais, portanto é necessário que alguém abra as portas e crie oportunidades para a criança se deparar com essa incrível via de aprendizagem.
- O que a criança aprende através da brincadeira?
Através da brincadeira a criança aprende a pensar, a se expressar, a dialogar, a fazer escolhas, a terflexibilidade, a ter resiliência, a respeitar a si mesmo, o outro e o meio em que vive.
Nas brincadeiras de faz de conta a criança aprende a ser criativa a usar a imaginação, aprende a construir símbolos.
Nas brincadeiras em grupo a criança aprende liderança, resolver problemas, aprende a trabalhar em equipe, a cooperar, a aceitar as diferenças, a ter autocontrole, ganhar e perder e a respeitar ordens.
PASSO 3
De acordo com o dicionário brincar significa divertir-se e brincadeira é a ação do brincar.
O brincar geralmente é uma atividade espontânea, um comportamento no qual a criança estabelece uma relação com um contexto social e significa para si as regras sociais e de comportamento de acordo com sua cultura.
Já a brincadeira se caracteriza pela estruturação e utilização de regras, o que não limita a ludicidade e cria condições para o desenvolvimento da criança.
A brincadeira tem a função de preencher algumas lacunas na aprendizagem das crianças, melhorando o seu desenvolvimento cognitivo, tem a função de favorecer a ludicidade e o desenvolvimento mediante as relações sociais, o contato com a cultura, com o outro, enfim com o meio em que vive. Tem a função de criar vínculos e estabelecer o equilíbrio emocional, além de ampliar a capacidade psicomotora da criança.
PASSO 4
- Quais os objetivos da brinquedoteca? 
A brinquedoteca tem como objetivo estimular a criança a brincar, disponibilizando uma diversidade de brinquedos. Tem o objetivo de favorecer um ambiente lúdico e criativo levando a criança a explorar novos mundos de fantasia, a socializar-se, fortalecer laços afetivos e a desenvolver-se.
- Que tipos de materiais devem ser disponibilizados em uma brinquedoteca? 
Dos recursos materiais podemos citar:
Referente ao mobiliário: Estantes, prateleiras, mesas, cadeiras, baús, palco de madeira, arara de roupas, espelho, cabana ou barracas, cortinas (para divisão dos cantinhos), uma pia (para ajudar na diluição de tintas, limpeza das mãos e materiais utilizados), tapetes (antialérgico e antiderrapante) e almofadas.
Referente aos brinquedos: Uma variedade de brinquedos (como carrinhos, bonecas, blocos de construção, panelinhas, talheres, utensílios de médico, animais, maquiagens, materiais de sucata...). Brinquedos que estimulem o movimento (como bola, bambolês...), e jogos (como damas, xadrez, quebra-cabeça...), livros infantis (para todas as faixas etárias), materiais para artesanato (como lápis, papel, tesoura, massa de modelar, folhas, cartolinas, tintas, cola.), fantasias e fantoches para teatros. 
Referente aos recursos tecnológicos: Home Theater com Videokê, caixas de som multifuncional, Televisão, um computador, uma copiadora multifuncional e um retroprojetor. 
Lembrando que os materiais disponibilizados não podem oferecer risco às crianças e devem ser certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Referente aos recursos humanos - Além dos recursos materiais serão necessários recursos humanos como brinquedistas ou professores que fiquem responsáveis pelas crianças e pelo andamento das atividades propostas.
- Qual a relação entre a contação de histórias e a brinquedoteca? 
O cantinho da leitura, do teatro de fantoches e da contação de histórias tem uma profunda relação com a brinquedoteca. Sendo a brinquedoteca um ambiente facilitador para o contato da criança com o mundo imaginário e da fantasia, trabalhar com a contação de histórias favorece ainda mais essa aproximação. A contação de histórias resgata de maneira positiva a oralidade, proporciona a aquisição da leitura, desenvolve a linguagem e a personalidade, o ser social e crítico.
- Que tipo de metodologias são esperadas nesse ambiente?
Em uma brinquedoteca espera-se a aplicação de métodos de trabalhos individuais e coletivos, de caráter social, observacional e dialético, assim como metodologias de ensino apoiadas na pedagogia do diálogo e da crítica de conteúdos.
Os professores e brinquedistas (profissionais específicos para atender as necessidades da brinquedoteca) devem proporcionar atividades que despertem na criança interesse pela escola além de planejar uma rotina sistemática. Espera-se que em um ambiente como a brinquedoteca utilizem-se metodologias que desenvolvam a linguagem oral e escrita, estimulem o pensar, o criar, exercitando a imaginação e fantasia, ou seja, metodologias que estimulem o desenvolvimento de atividades básicas e aquisição de novos conhecimentos. Os brinquedos e jogos são recursos metodológicos para o ensino infantil, os métodos utilizados devem tornar a criança um sujeito ativo, sensível às regras sociais e de comportamento. 
Podemos destacar também o quanto é positivo que as regras de funcionamento da brinquedoteca sejam acordadas juntamente com as crianças.
 PASSO 5 
A Literatura e os Meios Produtores de Linguagens
A literatura e os meios produtores de linguagem, por vezes caminham juntos. E é através dos meios de comunicação e tecnologias que a literatura pode alcançar mais pessoas de uma forma dinâmica e criativa. Contudo a literatura não é uma linguagem da cultura de massas. Mas comumente os meios de comunicação não tem dado valor significativo a ela.
Os meios produtores de linguagem tem sido grandes veiculadores de ideologias. Não estão se preocupando com o valor literário, ou com a qualidade dos conteúdos, mas sim com os índices de audiência, o número de visualizações e compartilhamentos.
Os meios produtores de linguagem ao invés de buscarem reconhecimento a qualquer custo e por sua vez acabarem por banalizar a literatura, deveriam ser aliados da mesma, para disseminar a cultura e conteúdos que realmente são essenciais ao crescimento pessoal.
PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA PARA UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
1) Justificativa – A implantação de uma brinquedoteca na educação infantil é importante para o desenvolvimento da criança e para aplicação de estratégias de diagnóstico e intervenção, é por meio da brincadeira que a criança irá conhecer seus limites e potenciais, desenvolverá a motricidade, as relações socioafetivas, irão aprender as regras de convivência, desenvolverão a atenção e o autocontrole, aprenderão a trabalhar em equipe, aumentarão a habilidade e a velocidade de raciocínio e além de tudo a brincadeira tem o importante papel de promover a criatividade e a imaginação.
2) Objetivos – Segundo Kishimoto a Brinquedoteca é um espaço de animação sociocultural, responsável pela transmissão da cultura infantil e o desenvolvimento da socialização, integração social e construção de representações infantis. Portanto o objetivo da brinquedoteca é disponibilizar uma variedade de brinquedos às crianças, propondo atividades pedagógicas voltadas ao senso cooperativo, de responsabilidade, sociabilidade, autonomia pessoal, criatividade, comunicação, afetividade, reflexão individual e coletiva.
3) Ações a serem desenvolvidas – Montaremos a brinquedoteca em uma das salas disponíveis no Centro Municipal de Educação Infantil, lembrando que há necessidade de fazer algumas alterações na estrutura da sala, a implantação da mesma será supervisionada pela diretora da instituição. 
Será feito um cronograma de rodízio de turmas, cada professora juntamente com as brinquedistas ficará responsável por planejar as brincadeiras apropriadas a sua turma, de maneira a intervir com atividades conforme a necessidade de cada aluno.
Será realizada em uma semana, com 40 horas de duração, a capacitação de brinquedistas para atuarem na brinquedoteca, realizarão visitas técnicas a brinquedotecas, oficinas e atividades práticas.
Disporemos diferentes “cantinhos” para que as crianças se sintam a vontade em um ambiente acolhedor preparado especialmente para elas.
Como Organizar uma brinquedoteca.
Fonte: Gestão Escolar. Disponível em: http://gestaoescolar.org.br/espaco/diversao-aprendizagem-infografico-brinquedoteca-697513.shtml, acesso em 12 de outubro de 2016.
Canto do Circo e Teatro - Onde as criançaspoderão se divertir encenando peças, criando o seu próprio teatro. Cantinho que também pode ser usado pelos brinquedistas para o momento de contação de histórias tornando-a mais divertida e caracterizada.
Canto da Arte Livre – Onde as crianças poderão esbanjar de sua criatividade, com desenhos, pinturas, montagem de brinquedos com materiais recicláveis, esculturas e muito mais.
Canto da Diversidade – O cantinho da diversidade estimula o brincar livre, onde as crianças podem escolher como querem brincar, também pode ser utilizado como cantinho da leitura ou de contação de histórias.
Canto da Conversa – Onde as crianças se sentem livres para conversar e realizar atividades em grupo. Também pode ser utilizado para leitura e contação de histórias.
Canto da Beleza – Estimula na criança o cuidado pessoal e a higiene. As crianças poderão maquiar umas as outras, fazer penteados e mais.
Canto do Faz de Conta – Onde a criança pode usar sua imaginação e ser quem quiser, desde um médico ou um índio, até um super-herói ou um policial, a mamãe que cuida da filhinha ou o papai que sai para trabalhar. Aqui nesse espaço a criança pode usar a imaginação e viver num mundo de fantasia.
Canto dos Jogos – Aqui a criança terá a possibilidade de aprender a trabalhar com regras, aprender à ganha e a perder, conhecerá seus limites e dependendo de como a brincadeira for proposta aprenderão a trabalhar em equipe.
Canto dos Fantoches – Onde as crianças poderão assistir teatrinho de fantoches ou fazer seu próprio teatro. Nesse espaço a criança poderá desenvolver a criatividade e seu senso crítico. 
Recursos Tecnológicos - Utilizaremos também recursos tecnológicos como televisão e home theater com videokê, para transmissão de filmes e vídeos educativos, com o intuito de vez ou outra dinamizar a técnica de contação de histórias. Um computador e um retroprojetor também podem auxiliar nesse processo, pois a criança aprende muito observando também as imagens. As caixas de som multifuncional serão usadas para deixar o ambiente agradável, e também nos momentos de dança e música. A copiadora multifuncional será utilizada para cópia de desenhos para pintar e atividades para as crianças realizarem.
4) Recursos 
Canto do Circo e Teatro - Uma tenda pendurada no teto, um palco móvel de madeira, um espelho grande fixo na parede e uma arara com diferentes fantasias. 
Canto da Arte Livre – Mesa e cadeiras, uma pia para higienização dos materiais, prateleiras para organização dos mesmos e tintas, lápis, folhas, tesoura, cartolinas, pinceis, massa de modelar, cola, materiais recicláveis entre outros. 
Canto da Diversidade – Prateleiras, tapete antiderrapante e antialérgico e almofadas, uma variedade de brinquedos como bonecos, peões, bola, peteca, corda e carrinhos. 
Canto da Conversa – Tapete antiderrapante e antialérgico e almofadas coloridas e divertidas.
Canto da Beleza – Uma espécie de camarim com espelho, cadeiras, e produtos de beleza com maquiagens infantis, enfeites de cabelo, entre outros. 
Canto do Faz de Conta – Baús e Prateleiras com grande variedade de brinquedos como casinha de bonecas, panelinhas, fogão, talheres, carrinhos, entre outros. 
Canto dos Jogos – Prateleiras com vários jogos de tabuleiro, de montar, de quebra-cabeça, de encaixe, entre outros. 
Canto dos Fantoches – Uma caixa de papelão decorado para formar o palco, fantoches, dedoches e marionetes. 
Recursos Tecnológicos – Home Theater com Videokê, caixas de som multifuncional, Televisão, um computador, uma copiadora multifuncional e um retroprojetor.
5) Avaliação – O trabalho na brinquedoteca será avaliado através dos métodos de trabalhos individuais e coletivos, de caráter social, observacional e dialético, assim como através das metodologias de ensino apoiadas na pedagogia do diálogo e da crítica de conteúdos.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que a brinquedoteca é de extrema importância na vida da criança, pois se encarrega de transmitir a cultura e desenvolver a socialização.
Lembrando que, sendo a brinquedoteca um espaço de animação sociocultural, deve ser planejada de acordo com a necessidade das crianças a serem atendidas pela mesma, a elaboração do Plano de Ação ajudou-nos a refletir sobre as fases do desenvolvimento infantil e a importância da brinquedoteca no crescimento e no aprendizado da criança.
Muitas vezes utilizamos a brinquedoteca como recurso para intervenções pedagógicas, não podemos nos esquecer, portanto, que a brinquedoteca é um espaço destinado ao brincar. Que a ludicidade envolva esse ambiente, e não permitamos que os adultos tomem conta com ordens, ou assumam o controle da brincadeira. 
REFERÊNCIAS
ALBERTO, Júlio; BORBA, Márcia de; FÁTIMA, Maria de. Estágios de Desenvolvimento. Disponível em:< http://penta.ufrgs.br/~marcia/estagio.htm >. Acesso em: 12 de outubro de 2016.
CRISTINA, Alda. A importância do relacionamento entre professor e aluno no processo de aprendizagem. Itu: Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, 2012. Disponível em:<. http://br.monografias.com/trabalhos3/impressao-mono-capa/impressao-mono-capa2.shtml > Acesso em: 12 de outubro de 2016.
EBC. Por que brincar é tão importante?. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2015. Disponível em:< http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/03/por-que-brincar-e-tao-importante >. Acesso em: 12 de outubro de 2016.
JARDIM, Tatiane M. S. Desafio Profissional de Organização e Metodologia em Educação Infantil; Brinquedoteca e o Elemento Lúdico; Didática de Contar Histórias; Literatura Infanto-juvenil; Multimeios aplicados à Educação. [On-line]. Valinhos, 2016. p. 01-09. Disponível em: < www.anhanguera.edu.br/cead >. Acesso em: abr. 2016. 
FERNANDES, Jaqueline Moraes. Contando Histórias na Brinquedoteca Escolar: Uma Proposta de Incentivo a Leitura na Educação Infantil. Goiânia, Universidade Federal de Goiás Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, 2008. Disponível em:<. https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4366/2/TCCG%20-%20BIBLIOTECONOMIA-JAQUELINE%20MORAES%20FERNANDES.PDF >. Acesso em: 12 de outubro de 2016.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Estádios Do Desenvolvimento Cognitivo. Blogspot, maio de 2011. Disponível em:< http://psicofadeup.blogspot.com.br/2011/05/estadios-do-desenvolvimento-cognitivo.html >. Acesso em: 12 de outubro de 2016. 
ROSA, Fabiane Vieira da; KRAVCHYCHYN, Helena; VIEIRA, Mauro Luis. Brinquedoteca: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola. Santa Cruz do Sul, Pepsic, 2010. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782010000200002 >. Acesso em: 12 de outubro.

Outros materiais