Buscar

Av2 Comunicação Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (R e f.: 201202188411)	P o nto s: 0,5 / 0,5
Assinale a alternativa na qual TODOS os vocábulos seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
 ( ) eficácia / viáveis / inédito. ( ) irrisório / átomos / água.
( ) petróleo / indústria / matéria.
( ) currículo / fósseis / combustível. ( ) irá / gás / única.
2a Questão (R e f.: 201202191410)	P o nto s: 0,0 / 1,0
José C arlos sabia que os textos podem apresentar formatos diferentes. Ele foi incumbido pela sua chefe de conteúdo do blog para o qual trabalhava, de elaborar um texto que pudesse representar uma DISSERTAÇ ÃO sobre o modernismo. Interpretando este formato, como você classificaria as características que José C arlos deveria seguir para concluir sua descrição?
 Retrato de pessoas, ambientes e objetos; predomínio de atributos; uso de verbos de ligação Relato de fatos; geralmente, mesclada de descrições; diálogo direto e indireto são frequentes Defesa de um argumento; apresentação de um conflito; uso de verbos de ação
Relato de fatos; presença de narrador, personagens, enredo, cenário, tempo; uso de verbos de ação Defesa de um argumento; predominio da linguagem objetiva; prevalece a denotação
3a Questão (R e f.: 201202148028)	P o nto s: 0,0 / 1,0
Leia o trecho de reportagem a seguir:
Um avião de pequeno porte caiu na região de Tucuruí, no Pará, neste sábado (14). Equipes do Serviço de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviadas para o local para fazer buscas e tentar localizar a aeronave.
(disponível em: < http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/05/aviao-de-pequeno-porte-cai-no- para.html>. Acesso em: 14 mai. 2011)
Sabe-se que a coesão textual é o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à leitura. Portanto, pode-se dizer que o termo "aeronave", na reportagem, corresponde
 ao processo de coerência situacional por repetição.
bquestoes.estacio.br/entrada.asp?p0=39152160&p1=201202094082&p2=1485403&p3=GST0034&p4=101493&p5=AV2&p6=23/11/2013&p10=4307767
1
/4
ao processo de coesão referencial por reiteração. ao processo de coesão referencial por substituição. ao processo de coesão referencial por ordenação.
 ao processo de coerência referencial por aliteração.
4a Questão (R e f.: 201202147760)	P o nto s: 0,0 / 1,5
Uma apresentadora de televisão, ao iniciar uma entrevista, disse a seguinte frase:
Rubinho Barrichello é um ás no volante.
Considerando o problema de cacofonia, aponte as duas possíveis interpretações dessa fala pelo ouvinte e explique seus significados.
Resposta: 1) "Ás", poderia ser interpretado como quem tem sempre um trunfo na manga, uma solução inesperada. Adjetivando positivamente o sujeito. 2) Podendo ainda ser entendido como um despreszo ou descaso com o sujeito. Num sentido perjorativo da fala.
Gabarito:
Sugestão de resposta: A frase pode ser entendida como "Rubinho Barrichello é um ás no volante" ou "Rubinho Barrichello é um asno volante". Na primeira frase, o piloto é elogiado (ás equivale a exímio, perito). Na segunda frase, Rubinho é caracterizado como um asno, um burro.
5a Questão (R e f.: 201202148098)	P o nto s: 0,5 / 0,5
C oesão textual é
o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à leitura.
 o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período simples ou entre os parágrafos de um texto misto. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto não- verbal agradável à leitura.
 o conjunto de textos linguísticos responsáveis pelas sequenciações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto não-verbal. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à leitura.
 o conjunto de recursos extralinguísticos responsáveis pelas ligações que se desfazem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de uma carta. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à reescritura.
 o conjunto de recursos extralinguísticos responsáveis pelas desconexões que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto. É a costura desnecessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto desagradável à leitura.
6a Questão (R e f.: 201202310683)	P o nto s: 0,5 / 0,5
Indique a única alternativa que denomina o vício de linguagem presente na frase ¿O período do nosso coffe break será das 9h30min às 10h¿.
 solecismo. cacófato.
estrangeirismo. pleonasmo.
 arcaísmo.
7a Questão (R e f.: 201202310691)	P o nto s: 0,5 / 0,5
Leia a frase: Qual seria o pior criminoso: o assassino ou o político corrupto? Um parágrafo que iniciasse com essa frase estaria de acordo com o tipo de tópico referente à
 alusão. divisão.
interrogação. definição.
 declaração inicial.
8a Questão (R e f.: 201202173113)	P o nto s: 1,0 / 1,5
"A Associação de Imprensa da Barra, apesar do nome, congrega profissionais de imprensa da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá. Desde a sua fundação, têm objetivos a cumprir e vem realizando seu trabalho neste direcionamento: congregar e representar os jornalistas, trabalhadores da imprensa e proprietários de jornais, revistas, agências noticiosas, de publicidade e empresas radiofônicas, estabelecidas na Barra e adjacências." (Associação de Imprensa da Barra)
Analisando o texto acima, responda às seguintes questões:
Identifique a estrutura lógica do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão). Tipo de Raciocínio:
Identifique a tipologia textual. Justificar.
Determine a Mensagem do Texto.
Resposta: a) Introdução: "A Associação de Imprensa da Barra..." Desenvolvimento: "...congrega profissionais de imprensa da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá. Desde a sua fundação, têm objetivos a cumprir e vem realizando seu trabalho neste direcionamento:..." C onclusão: "...congregar e representar os jornalistas, trabalhadores da imprensa e propietários de jornais, revistas, agências noticiosas, de publicidade e empresas radiofônicas, estabelecidas na Barra e adjacências." b) O texto é Informativo. Visa claramente informar ao leitor o que é, onde fica, e o que faz a "Associação de Imprensa da Barra". c) Passar aos leitores e interessados as atividades da Empresa citada.
Gabarito:
Introdução - desenvolvimento (Dedutivo);
Descrição (C aracterização da Associação);
Mensagem: Apresentar as características e a representação da Associação de Imprensa da Barra.
9a Questão (R e f.: 201202148062)	P o nto s: 0,5 / 0,5
Leia a reportagem. "A inadimplência do consumidor, que está em crescimento, deverá permanecer nessa trajetória pelo menos até o início do quarto trimestre deste ano (...). Para a Serasa, o resultado sinaliza que a inadimplência das empresas deverá sofrer ligeiras elevações, 	menor ritmo de crescimento da economia e com as condições de crédito menos favoráveis em 2011." (Adaptado. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2011). Assinale a única alternativa que NÃO contém expressão que pudesse preencher a
lacuna na reportagem.
 em função do em virtude dodevido ao
 por conta do a despeito do
10a Questão (R e f.: 201202148041)	P o nto s: 0,5 / 0,5
Leia a reportagem. "A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. Uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos." (disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2011). Assinale a alternativa que contém a palavra ou a expressão que poderiam servir como elo entre as duas frases da reportagem, garantindo, assim, a relação semântica original.
 A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. NO ENTANTO, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. POR ISSO, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
 A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. ENTRETANTO, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
 A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. EMBORA, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
 A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. C ONTUDO, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
P e río do de nã o visua liza çã o da pro va : de sde 21/11/2013 a té 03/12/2013.

Outros materiais