Buscar

VPL - Valor Presente Líquido

Prévia do material em texto

VALOR PRESENTE LÍQUIDO
	Podemos identificar algumas áreas básicas do administrador financeiro, uma delas refere-se a quais ativos fixos se devem comprar? Isso pode se chamar de decisão de orçamento de capital.
	O processo de alocação ou aplicação de capital geralmente é mais complexo do que simplesmente decidir se compramos ou não determinado ativo. Em questões mais amplas como exemplo, se devemos ou não lançar um novo produto ou entrar em um novo mercado. Decisões como essas determinarão a natureza das operações da empresa e dos produtos para os próximos anos, principalmente porque investimentos em ativos fixos geralmente, tem vida longa e não são facilmente revertidos, uma vez realizados.
	Pelas razões discutidas, o orçamento de capital talvez seja a questão mais importante em finanças de empresas. Como a empresa decide financiar suas operações (a questão da estrutura de capital) e como a empresa administra suas atividades operacionais a curto prazo (a questão do capital de giro) certamente são questões importantes, mas é o ativo fixo que define o negócio da empresa.
	Qualquer empresa tem um grande número de possibilidade de investimento. Cada possibilidade de investimento é uma opção disponível para a empresa. Algumas opções têm valor e outras não. A essência da administração financeira bem sucedida, naturalmente, é aprender a identificar quais têm valor e quais não têm.Com isso o nosso objetivo é introduzir algumas técnicas utilizadas para analisar empreendimentos potenciais para decidir quais valem a pena.
	Valor Presente Líquido – Temos como idéia básica que um investimento vale a pena quando cria valor para seus proprietários. Em um sentido mais genérico, criamos valor identificando investimentos que valem mais no mercado do que seu custo de aquisição. Como algo pode valer mais do que seu custo? É um caso em que o todo vale mais do que o custo de suas partes.
	Por exemplo, suponha que você compre uma casa usada e em mau estado de conservação por $ 25.000 e gaste outros $25.000 em pintura, encanamento, e assim por diante para consertá-la . Seu investimento total é $ 50.000. Ao terminar o trabalho, você coloca a casa novamente à venda no mercado, e descobre que ela vale $ 60.000. O valor de mercado ($60.000) supera o custo ($50.000) em $10.000. Neste caso você agiu como administrador, reunindo alguns ativos permanentes (a casa), mão-de-obra (encanadores, carpinteiros, pintores e outros) e matéria-prima (carpete, tinta e outras). O resultado líquido é uma criação de valor de $ 10.000. Em outras palavras, esses $10.000 são o valor adicionado pela administração.
	A diferença entre o valor de mercado de um investimento e seu custo é denominada Valor presente líquido do investimento, abreviada por VPL. Em outras palavras, o valor presente líquido é uma medida de quanto valor é criado ou adicionado hoje por realizar um investimento. Dada nossa meta de criar valor para os acionistas, o processo de orçamento de capital pode ser encarado como uma busca de investimentos com valores presentes líquidos positivos.

Continue navegando