Buscar

RISCO E RETORNO

Prévia do material em texto

RISCO E RETORNO
Praticamente todas as decisões financeiras são tomadas em condição de incerteza, o que significa que envolvem decisões tomadas hoje a respeito de eventos que ocorrerão no futuro. Conseqüentemente, uma noção de risco é essencial na tomada de decisões financeiras.
Como calcular o retorno de um investimento.
O retorno histórico de diversos tipos importantes de investimento.
O risco histórico de diversos tipos importantes de investimentos.
Suponha que você estivesse querendo investir em ações hoje. Você acreditaria que seu dinheiro cresceria a taxa de 5% ao ano? Talvez 10%? Ou 20%?
No entanto, não foi dito do que determina o retorno exigido de um investimento. Em certo sentido, a resposta é muito simples: O retorno exigido depende do risco do investimento. Quanto maior o risco, maior o retorno exigido. 
Dito isto, nos deparamos com um problema ainda maior. Como podemos medir a quantidade de risco presente em um investimento? Em outras palavras, o que significa dizer que um investimento é mais arriscado do que outro? Obviamente, precisamos definir o que queremos dizer com risco para responder essa pergunta.
Uma das responsabilidades dos administradores financeiros é estimar o valor de propostas de investimentos. Nessa tarefa, é importante examinar o que os investimentos financeiros têm a oferecer. 
O retorno que exigimos de uma proposta de investimento não financeiro precisa ser, no mínimo, tão alto quanto o que podemos obter comprando ativos financeiros de risco semelhante.
O que a história do mercado de capitais nos diz sobre risco e retorno. O que é um retorno elevado? O que é um retorno baixo? Mais genericamente, qual é o retorno que devemos esperar de ativos financeiros, e qual é o risco desses investimentos? Essa perspectiva é essencial para entender como analisar e avaliar projetos de investimento com risco.
Há duas questões fundamentais no estudo da história do mercado como:
Existir uma recompensa por assumir riscos; e
Quanto maior for a recompensa, maior é o risco.
Retornos:
	Ao se desejar discutir retornos históricos de vários tipos de ativos financeiros, a primeira coisa que temos de faze é discutir como calcular o retorno de um investimento.
Retornos Monetários:
	Se comprarmos um ativo de qualquer tipo, seu ganho (ou perda) no investimento será denominado retorno sobre o investimento. Freqüentemente, esse retorno terá dois componentes. Em primeiro lugar, receberemos algum dinheiro enquanto possuir o ativo, isso é denominado rendimento corrente. Em segundo lugar, o valor dos ativos adquiridos geralmente variará. Nesse caso, você terá um ganho ou uma perda de capital em seu investimento.
	Para ilustrar, Suponha que você tenha ações de uma determinada empresa. Adquirindo essas, no inicio do ano. Supondo estarmos agora no final do ano, e você deseja determinar qual foi o desempenho de seu investimento.
	Ao longo do ano, à empresa pagou dividendos a seus acionistas. Portanto, você deverá receber algum dinheiro. Esse dinheiro corresponde ao componente de rendimento corrente, resultante da posse da ação.
	Além dos dividendos, a parte restante do retorno de seu investimento é o ganho ou perda de capital com a ação. Essa parte é decorrente das variações do valor de seu investimento. Por exemplo, supondo você ter adquirido 100 ações dessa determinada empresa no inicio do ano ao preço de $ 37 cada ação, você teria desembolsado um total de $ 3.700. Suponha que durante o decorrer do ano a empresa pague um dividendo de $ 1,85 por ação. Ao final do ano você terá recebido um rendimento corrente de:
		Dividendos = $ 1,85 x 100 = $ 185
	Além disso, o valor da ação aumenta para $ 40,33 ao final do ano. Suas 100 ações passam a valer $ 4.033 e, portanto, seu ganho de capital é de:
		Ganho de capital = (40,33 – 37,00) = $ 333
	Por outro lado, se o preço de sua ação cair para $ 34,78, você terá tido uma perda de capital de:
		Perda de capital = (34,78 – 37,00) = -$ 222
	Observe que perda de capital é a mesma coisa que ganho de capital negativo.
	O retorno monetário total sobre o investimento é a soma do dividendo e do ganho de capital.
		Retorno monetário total = $ 185 + 333 = $ 518
	Observe que, se você vendesse a ação ao final do ano, o volume total de caixa que receberia seria igual ao investimento inicial mais o retorno total, ou seja:
		Volume total de caixa = $ 3.700 + 518 = $ 4.218
	Observe, que isto é igual ao valor recebido com a venda das ações mais os dividendos.
Retorno Percentual:
	Geralmente, é mais conveniente resumir as informações sobre retornos em termos percentuais em vez de termos monetários, porque dessa maneira seu retorno não depende da magnitude do investimento. A pergunta que se quer fazer é: “quanto obteremos por $ aplicado?”
	Em nosso exemplo, o preço do inicio do ano era $ 37, e o dividendo pago por ação durante o ano foi $ 1,85. Portanto, expressar os dividendos por ação como porcentagem resulta na taxa de dividendo como:
 Taxa de dividendos = Dt + 1 / Pt - 1
	Taxa de dividendos = $ 1,85 / 37,00 = 0,05 = 5%
	Para expressar a taxa de ganho de capital teremos:
Taxa de ganho de capital = ((Pt + 1 / Pt - 1) -1) * 100
	Taxa de ganho de capital = ((40,33 / 37,00) – 1) * 100
	Taxa de ganho de capital = 9%
	Portanto, para cada $ 1,00 investido, obteve-se ganho 9 centavos de ganho de capital.
	Retorno percentual do investimento:
Retorno do investimento = ((Vt + 1 / Vt - 1) -1) * 100
Retorno do investimento = ((4.218 / 3.700) -1) * 100 = 14%

Continue navegando