Buscar

mecanica dos solos 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302680799)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O solo é um sistema trifásico composto por água, ar e sólidos (grãos). A respeito do solo, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
		
	 
	A permeabilidade de um pedregulho pode ser uma a duas ordens de grandeza maior que a permeabilidade da areia e até nove ordens de grandeza maior que a permeabilidade da argila.
	 
	Os solos orgânicos são constituídos por grãos e matéria orgânica, sendo que resíduos sólidos orgânicos também podem compor esses solos.
	 
	Quando os vazios do solo estão preenchidos com água diz-se que o solo está saturado. Nesta ocasião a umidade do solo é numericamente idêntica a sua porosidade.
	 
	A umidade do solo é a razão da massa de água pela massa de sólidos contidas no solo, representada em percentual. Esse índice físico é obtido diretamente através de ensaio com estufa.
	 
	As principais texturas do solo são: areia, silte e argila. Apesar de essas texturas existirem individualmente, muitos solos são constituídos por percentuais de cada uma delas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302681187)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale V para afirmações verdadeiras e F para falsas, em relação à resistência ao cisalhamento dos solos. Justifique ou comente as afirmações julgadas falsas: .
		
	 
	São vantagens do ensaio de cisalhamento direto em relação ao triaxial: rapidez, praticidade, custos inferiores ao triaxial, observação clara do plano de ruptura (horizontal). Essas vantagens decorrem da medição da força para cisalhar o corpo de prova; medição da variação da altura do corpo de prova durante o ensaio; e controle total da drenagem no corpo de prova (medição da pressão neutra durante o ensaio)
	 
	A resistência ao cisalhamento das areias é diretamente relacionada ao seu ângulo de atrito. Ou seja, teoricamente esse tipo de solo apresenta coesão pequena ou nula. Os principais fatores que afetam a resistência ao cisalhamento das areias são o índice de vazios, forma das partículas (angular ou arredondada), tamanho do grão e granulometria. Provavelmente o índice de vazios é o fator que mais afeta a resistência ao cisalhamento das areias, sendo que quanto maior o índice de vazios, maior o ângulo de atrito
	 
	A resistência ao cisalhamento dos solos saturados ocorre basicamente devido ao embricamento entre as partículas (no caso de solos não-coesivos), e às parcelas de coesão e ângulo de atrito. O ângulo de atrito corresponde a uma resistência oposta a que esta sendo aplicada, proveniente apenas do contato grão-grão. Enquanto que a coesão se assemelha a uma cola atuante entre as partículas, que representa uma ligação cimentada entre estas.
	 
	Na mecânica dos solos clássica, para solos saturados, pode-se afirmar que um determinado elemento de solo pode alcançar um estado de tensões acima da envoltória de ruptura.
	 
	Pode-se dizer que o ângulo de atrito de um solo é constante em relação ao seu estado de tensões, pois a envoltória de ruptura real de um solo é linear
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302761816)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os solos alóctones são solos que sofrem ação de agentes transportadores como águas pluviais, águas fluviais, agentes coluvionares (gravidade), ventos e geleiras. Em se tratando da textura a ser apresentada por este tipo de solo a variação ocorrente entre solos desta classificação depende:
		
	 
	Da distância do transporte e do tipo de agente transportador.
	
	Do agente de transporte e das ações mecânicas ocasionadas sobre ele.
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Da distância do transporte e da modalidade de alteração decorrente de ação do intemperismo.
	
	Do agente de transporte e da intensidade em que o transporte ocorre.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302019925)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Escolha, dentre as alternativas abaixo, a que completa a frase de forma mais adequada, JUSTIFICANDO a sua escolha.
O índice de consistência de um determinado solo argiloso:
		
	 
	pode ser quantificado em função dos seus limites de consistência e da sua umidade natural;
	
	e definido como a diferença entre o Limite de Liquidez e o Limite de Plasticidade;
	
	não sofre influência do teor de umidade natural
	
	aumenta ao se elevar o seu teor de umidade;
	
	pode ser quantificado unicamente em função da sua umidade natural;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302683454)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Julgue (V) para verdadeiro e (F) para falso, as assertivas abaixo, que completam a frase a seguir. O índice de consistência de um determinado solo siltoso:
		
	 
	diminui ao se elevar o teor de umidade.
	 
	pode ser quantificado unicamente em função da sua umidade natural.
	 
	sofre influência do teor de umidade natural.
	 
	é definido como a diferença do Limite de Liquidez e o Limite de Plasticidade.
	 
	pode ser quantificado em função do LL, LP, umidade natural.

Outros materiais