Buscar

APRESENTAÇÃO POWERPOINT ( CIÊNCIA E MEDICINA ) (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciência e Medicina
Adriana Maria
Mayara Da Costa
Renata Vidal 
Thaina Salles
Thais Souza
Vinicius Sequeira

No mundo atual, a tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento. No paradigma vigente, ela é assumida como um bem social e, juntamente com a ciência, é o meio para a agregação de valores aos mais diversos produtos, tornando-se chave para a competitividade estratégica e para o desenvolvimento social e econômico de uma região.
Após a II Guerra Mundial a imagem da ciência e da tecnologia passou a sofrer modificações. Inicialmente o desenvolvimento tecnológico foi valorizado positivamente por ser considerada a alavanca do progresso e bem-estar-social. As políticas públicas eram basicamente políticas de promoção de maneira que no modelo linear de desenvolvimento tecnológico que se estabelecia, não havia lugar para as consequências negativas da mudança tecnológica. A ciência ao longo dos anos vem ganhando importância. Embora ela existisse desde os primórdios da civilização, a ciência não era essencial para qualquer finalidade técnica até o século XVI, quando se tornou indispensável à navegação. Entretanto, continuou não tendo muitas aplicações até o século XIX, quando então se tornou necessária, à química e à engenharia.
Introdução Ciência

Ciência Antiga

Era uma Ciência baseada em Teorias. Apenas contemplava os seres naturais, sem interferir no seu ciclo por meios técnicos. 
A Ciência preocupava-se em responder inicialmente às questões representadas pelos fenômenos da natureza, e só depois passou as indagações oriundas das máquinas, processos e produtos criados pelo próprio homem. 
Ciência Atual

Ciência e Tecnologia, uma se amparando e complementando a outra faz conseguirmos atingir os mais altos patamares do conhecimento, e as perspectivas oferecidas pelas novas conquistas, experiências e trabalhos, permite-nos descobrir mais rápido progressos ainda mais significativos para toda a espécie humana.
Alguns Exemplos da Evolução da Ciência

Próteses :
A primeira prótese para substituição de membros do corpo é datada do século 3 a.C., era uma perna feita de cobre, madeira e couro, fabricada basicamente por uma questão estética, num modelo de produção de próteses que não sofreu significativas evoluções até a Primeira Guerra Mundial. Na época da Primeira Guerra, já existiam próteses com articulações de joelho, porém seu custo era elevado.

Próteses usadas hoje em dia :
Ultrassom
Ultrassom Antigo:

Ultrassom Atual:
O exame em 3D mostra detalhes do corpo do bebê, sendo possível ver o rosto e os órgãos genitais com mais nitidez, enquanto no exame em 4D, além das feições bem definidas, também é possível visualizar os movimentos do feto na barriga da mãe. 
 Após as imagens do ultrassom, é feita uma impressão 3D, onde é colocada em gesso.
Medicina

Cirurgia Robótica
A cirurgia robótica é uma evolução tecnológica com significativas vantagens sobre as cirurgias convencionais.

Com movimentos precisos, causam menos perda de sangue, reduz as incisões e melhora o tempo de cura e cicatrizações dos pacientes. Além disso, o robô normalmente permite uma melhor manipulação e conforto para o médico. Por outro lado, a principal desvantagem da cirurgia é o seu custo, por isso é apenas indicada para casos mais complexos.
 
 A primeira descrição do uso de um robô foi em 1985, desenvolvido em Londres para realizar uma biopsia no cérebro. No Brasil, a cirurgia robótica está presente desde 2008. 
Cirurgia a Distância 
Mehran Anvari foi o médico que conseguiu operar um paciente estando a 400 km de distância.
 
Através de um console no St Joseph’s Hospital em Hamilton, Canadá, é possível que o doutor controle um robô que permite que ele faça a cirurgia independente da distância.
O procedimento é chamado de Telecirurgia.

Como isso é possível? 
Depois que o homem descobriu que podia desbravar o espaço, passaram a se preocupar também com: como eles cuidariam de seus astronautas, assim a NASA em 1970 começou a financiar pesquisas para desenvolver um robô que tornasse isso possível.
Em 2001 ocorreu à primeira operação transatlântica através de um robô chamado ‘’Da Vinci’’, a cirurgia foi feita na França, sendo o robô controlado por um doutor em Nova Iorque.

Atualmente
Desde 2014 o robô de Anvari, chamado Zeus, atualmente atua em um hospital no Canadá e já operou mais de 20 pacientes, incluindo operações do colo e reparos de hérnia.
O médico que o comanda afirma que controlar o robô é como manejar os instrumentos cirúrgicos, como se ele estivesse lá. 

TELERRADIOLOGIA

A telerradiologia é uma das formas mais amplamente utilizadas de uma entidade maior chamada telemedicina.
 Define-se pela transmissão digital de imagens radiográficas por meio das tecnologias de informação e de comunicação com o objetivo de permitir o diagnóstico à distância ou emitir uma segunda-opinião especializada.
A telerradiologia já é uma especialidade empregada na medicina sendo regulamentada e normatizada em janeiro de 2009 pelo Concelho Federal de Medicina.
Às vezes, a telerradiologia é a única solução que um serviço de radiologia tem para viabilizar a sua operação, devido a total falta de radiologistas na região. Outras vezes, a telerradiologia funciona como uma extensão dos radiologistas locais, apoiando nos momentos em que o volume de exames excede a capacidade da equipe local de elaborar os laudos no prazo combinado com os pacientes.
A transmissão de imagens e laudos de/para hospitais e clínicas deve ser feita com segurança, por se tratar de dados privados dos pacientes, portanto, protegidos por lei. Na telerradiologia utilizam-se mecanismos de segurança de criptografia das imagens e laudos que tornam essas informações seguras para trafegarem pela internet.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais