Buscar

Resumo.odt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento e Crescimento Infantil
O acompanhnamento do desenvolvimento do indivíduo é de fundamental importância e para isso devemos ter noções de como se dá esse desenvolvimento. Encontra-se dividido em desenvolvimento físisco psíquico. No físico há mudanças na estrutura corporal e no psíquico há ganhnos de novas funções ou aprimoramento destas. 
A principal diferença entre crescimento:
- o crescimento pode ser mensurado
- o desenvolvimento psíquico e acompanhnado
Os médicos deverão saber quaias as medidas devem ser coletadas paa o acompanhnamento de tal desenvolvimento, além da interpretação destas medidas, para se avaliar o estado nutricional do indivíduo.
O desenvolvimwento é acompanhnado por práticas e através do relato dos pais que dirão ao médico o que a criança vem aprendendo e aperfeiçoando.
É importante o estudo de vários fatores que influenciam neste processo de desenvolvimento, sendo o fator nutricional um dos mais complexos e de maior importância, pois ele determinará diretamente o grau de crescimento e de desenvolvimento funcional.
Fisiologicamente, crescimento e desenvolvimento são fenômenos distintos, porém se avaliarmos quesão paralelos no seu trajeto e unificados no seu significado, podemos afirmar que são dois fenômenos em um só.
Exemplos de crescimento: aumento de peso, aumento da estrutura.
Exemplos de desenvolvimento psíquico: a fala, o ato de andar.
Para avaliar o desenvolvimento é preciso, coletar dados e analisá-los. Os dados essenciasis são: dieta normal e ambiente.
Dieta normal incluirá ingesto adequado de calorias e proteínas, água, lípidios, sais minerais e vitaminas, definidos como componentes essenciais para um crescimento satisfatório.
O ambiente englobará condições geograficas e físicas, condições sócio-economicas, urbanização, interação mâe, filho e atividades físicas.

Outros materiais