Buscar

O que podemos fazer individual e coletivamente para melhorarmos o meio ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que podemos fazer individual e coletivamente para melhorarmos o meio ambiente, o nível de felicidade, a justiça social no mundo contemporâneo?
Para muita gente, ser cidadão confunde-se com o direito de votar. Mas quem já teve alguma experiência política, no bairro, na igreja, na escola, no sindicato etc, sabe que o ato de votar não garante nenhuma cidadania, se não vier acompanhado de determinadas condições de nível econômico, político, social e cultural e vontade de mudar o mundo para vivermos melhor e com mais dignidade. Temos que ter consciência do que é ser cidadão! Atuar no mundo como cidadão que sabe de seus deveres e direitos para ter uma vida digna...
O planeta atual, mais do que nunca, necessita da nossa ajuda para poder salva-lo de nós mesmos. Os desastres ambientais, a poluição e todo o caos que o mundo passa hoje é fruto dos desejos egoístas dos homens. E a situação mais triste é o fato de que o homem vê tudo acontecendo e não faz nada para mudar a situação.
No mundo de hoje algumas ações individualistas podem acabar desencadeando ações coletivas, e são essas ações que podem mudar o mundo. Algumas atitudes simples como: usar somente sacolas de pano para as compras, reciclar o lixo apropriadamente, dentre outras coisas.
Se conseguíssemos mudar a mentalidade dos políticos e das grandes empresas, nós poderíamos tomar atitudes mais coletivas, como por exemplo: diminuir a desigualdade social e econômica entre os ricos e os pobres, podemos também desmitificar alguns taboos sociais que a maioria das pessoas (principalmente as preconceituosas) tem, dando-lhes mais informações sobre determinado assunto.
Claro que isso não é simples, visto que os detentores do poder, muitas vezes, usam-no para atender aos seus próprios interesses e não aos da coletividade ou de quem os colocou onde estão. Entretanto, numa democracia temos uma lei maior: a Constituição. Por meio dela, podemos agir no sentido de garantir propostas mais voltadas para o bem comum. Para isso, é necessário conhecermos a nossa Carta Magna para termos forças num enfrentamento político.
A concretização da cidadania depende da prática da reivindicação, da apropriação de espaços, da luta para fazer valer os direitos do cidadão. Dessa maneira, a prática da cidadania pode ser a estratégia para a construção de uma sociedade melhor. Assim, a ação cidadã está relacionada ao dever que temos de agir.
Contudo, muito ainda temos que conquistar. Apesar dos avanços, penso que o poder público deve garantir um mínimo de renda a todos os cidadãos e o acesso a bens coletivos como saúde, educação e previdência causa ainda temor entre os grupos socioeconômicos que dominam a política e detêm a maior parte das riquezas. Por isso, os movimentos sociais devem se fortalecer e adotar outras questões que os tempos atuais exigem, a exemplo das lutas por uma sociedade mais justa e um mundo ambientalmente saudável.

Outros materiais