Buscar

564980 História da Educação 2

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Código da Prova: 16213017355
Curso: Pedagogia
Série ou Período: 2º Bimestre - 1º Semestre
Tipo: Bimestral
Aluno: 1631860 - SIMONE K S DE MELLO
I - Questões objetivas – valendo 5,00 pontos 
II - Questões discursivas – valendo 5,00 pontos 
Gerada em: 16/06/2016 19:40:34
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 564980 - História da Educação
Questão 1: Durante a Idade Média, os dogmas religiosos não poderiam ser contrariados pelo conhecimento científico. Assinale a alternativa que apresenta corretamente estes dogmas:
A)A existência de Deus, a existência das bruxas, o magnetismo e o etnocentrismo.
B)O monoteísmo, o dogmatismo, o geocentrismo e o etnocentrismo.
C)O politeísmo dos hereges, o monoteísmo dos crentes, o dogmatismo dos bruxos e o etnocentrismo do povo.
D)O politeísmo dos hereges, o magnetismo dos bruxos, o monoteísmo dos crentes, o dogmatismo dos infiéis e o etnocentrismo dos bárbaros.
E)O geocentrismo (terra centro do universo), o teocentrismo (Deus é o centro de todas as explicações) e a teocracia (todo poder do rei emana de Deus).
Questão 2: A Revolução Francesa legou ao mundo ideias fundamentais acerca da vida, da sociedade, da educação e dos direitos humanos que praticamente todos os povos ocidentais adotaram ou se esforçam ainda para adotar. Analise as proposições a seguir: 
I. A participação popular pelo voto, serviço militar generalizado e direitos da cidadania.
II. A igualdade dos filhos perante a herança e de todos perante a lei; extensão da cidadania aos judeus. 
III. A abolição das torturas e dos castigos físicos. 
IV. Instrução religiosa, a cargo da iniciativa privada sem influência do Estado.
V. Primórdios da emancipação feminina levada a diante por Théroigine de Méricourt e o divórcio.
Todas as proposições anteriores fazem referências corretas às ideias contidas no enunciado, EXCETO:
A)A proposição I.
B)A proposição II.
C)A proposição III.
D)A proposição IV.
E)A proposição V.
Questão 3: As proposições a seguir referem-se à educação entre os povos primitivos. Analise-as: 
I. Entre os povos nômades não existia nenhum tipo de educação. Eles eram primitivos e grotescos. Não sabiam ler nem escrever e aprendiam muito mais por meio de gestos do que de palavras. Este tipo de aprendizagem é conhecido como educação informal.
II. Em termos de educação, o que há entre os povos nômades é a educação informal, que existe entre todos os povos e sociedades em todos os tempos e é um processo que acontece diariamente e sem planejamento específico. Não é um processo direcionado nem conduzido, de tal forma que todos os momentos da vida podem apresentar situações de aprendizagem. 
III. Em termos de educação, o que existe entre os povos nômades é apenas a educação informal, ou socialização primária, ou seja, um processo pelo qual o individuo aprende a ser membro de determinada sociedade internalizando suas regras, costumes, hábitos, crenças, moral etc. 
IV. Em termos de educação, o que existe entre os povos nômades não é educação formal nem informal, mas sim educação primitiva, ou seja, um processo pelo qual os membros do sexo masculino aprendem todos os segredos das antigas guerras tribais.
Assinale a alternativa correta:
A)Apenas as proposições I e II estão incorretas.
B)Apenas as proposições II e IV estão corretas.
C)Apenas as proposições I e III estão corretas.
D)Apenas as proposições II e III estão corretas.
E)Apenas as proposições I, II e III estão corretas.
Questão 4: A literatura disponível nos informa que na Grécia antiga, a educação era mais democrática se comparada à educação de outros povos. È consenso entre os estudiosos desta questão a percepção de que esta educação mais democrática existe em virtude do desenvolvimento de alguns valores culturais gregos fundamentais para a educação. Leia e as proposições a seguir: 
I. Descobrimento do valor humano independente de autoridade religiosa ou política. 
II. Reconhecimento da razão, da inteligência crítica fora de dogmas. 
III. Reconhecimento do valor decisivo da educação na vida social e individual.
IV. Reconhecimento da religião como fundamento de toda educação.
Assinale a alternativa correta em relação aos principais valores culturais gregos que podem ter contribuído para a existência de uma educação mais democrática:
A)Apenas as proposições I e II estão corretas.
B)Apenas as proposições II e III e IV estão corretas.
C)Apenas as proposições II e III estão corretas.
D)Apenas as proposições I, II e III estão corretas.
E)Todas as proposições estão corretas.
Questão 5: Leia o texto a seguir e observe as imagens: 
O antropólogo Edward B. Taylor afirma que “Tomado em seu amplo sentido etnográfico, cultura é este complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Este complexo cultural é transmitido aos membros da sociedade por meio da educação informal e formal. 
Assinale a alternativa que faz a relação correta entre texto e imagens:
A)Pode-se afirmar que os aborígenes australianos não têm cultura, mas apenas educação informal e que ao longo do tempo podem se transformar e aprender a cultura humana, principalmente por meio da educação formal.
B)Pode-se afirmar que o meio ambiente de cada grupo foi determinante para a formação das características culturais de cada um; mas do ponto de vista da educação, o grupo de aborígenes é superior e melhor, pois são povos puros que preservam a natureza.
C)Pode-se afirmar que cada sociedade humana corresponde a uma cultura que engloba um diferente padrão de comportamento, técnicas de sobrevivência e trabalho, valores, tradições e hábitos que podem ser adquiridos por meio da educação formal e informal e que estão de acordo com a visão de mundo e a história particular de cada um, portanto não há sentido em falar que os aborígenes são povos incultos em contraste com os executivos que seriam povos cultos.
D)Pode-se afirmar que a herança genética foi determinante para a formação da cultura e do nível educacional de cada um, sendo que fica claro que o grupo de executivos recebeu uma herança genética superior a dos aborígenes, pois claramente o nível cultural e educacional dos executivos é muito superior.
E)Pode-se afirmar que a educação informal não exerce nenhum tipo de influência no nível educacional e cultural do grupo de executivos, no entanto é fundamental entre os aborígenes australianos e deste ponto de vista, o grupo de executivos pode ser considerado muito mais culto do que o grupo de aborígenes.
Questão 6: As alternativas a seguir se referem à educação, sociedade e cultura entre os povos primitivos, nômades e caçadores. Leia e assinale a correta:
 
A)Entre os nômades, povo caçador e coletor por excelência, é muito provável que a educação dos filhos tenha sido bem livre, sem rigidez e praticamente sem disciplina.
B)Estes povos viviam em comunidades tribais de forma coletiva, ou seja, não conheciam a propriedade privada nem riquezas particulares; não conheciam a guerra; não dominavam a escrita. Não conhecendo a guerra, também, não conhecem a necessidade da disciplina imposta pela mesma. 
C)Estes povos não conheciam a guerra, talvez por isso falte-lhes disciplina em outros aspectos da vida, tal como na educação, que se faz pela transmissão oral de tudo que é considerado importante para a preservação do grupo. 
D)Entre estes povos, a educação não era direcionada nem intencional, mas, sim uma forma de reter valores; uma forma de aprender maneiras de ser, fazer e agir próprios da sociedade onde nasceram e onde iriam viver. 
E)Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Questão 7: Leia as proposições a seguir, a questão e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Ao contrário de Sócrates, os sofistasnão concordavam que a educação fosse uma profissão pragmática e utilitária.
II. Para Sócrates, a educação não deveria ser de caráter prático nem de proveito pessoal, mas deveria antes, ser de tipo espiritual e moral.
 III. Os sofistas usavam o diálogo em seus ensinamentos para impor ideias ou para fins egoístas. Sócrates, ao contrário, usava o diálogo para conduzir à descoberta da verdade.
 IV. Os sofistas não se preocupavam com as ideias morais, enquanto que para Sócrates, a moral, a virtude e a ética deveriam ser o cerne da educação e da vida. 
Todas as proposições acima estão corretas EXCETO:
A)A proposição I.
B)A proposição II.
C)A proposição III.
D)A proposição IV.
E)Todas as proposições estão corretas.
Questão 8: Durante a Idade Média, o conhecimento ficou dividido: de um lado o conhecimento dos mosteiros, dedicado à cultivar a teologia, a filosofia, a literatura e o estudo de fenômenos naturais, mas sempre do ponto de vista da religião e de forma a legitimar o poder da Igreja. De outro lado, temos o conhecimento dos estudiosos livres-pensadores da natureza, alquimistas, magos, “bruxos”, “experimentadores”, que, sozinhos ou em grupos, quase sempre em segredo, procuravam desvendar o que estava oculto por trás das aparências. (NABÃO, M. T. P. Textos para fins didáticos) Qual a razão desta cisão no conhecimento produzido durante este período?
A)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída à nobreza e ao poder dos senhores feudais que dominavam o conhecimento e a ciência e mantinham severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para legitimar o poder da nobreza sobre o povo. 
B)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída ao poder e influência da burguesia, que mantinha severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para fundamentar e legitimar o lucro e os ganhos excessivos em detrimento da miséria do povo.
C)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída ao poder e influência da Igreja Católica, que mantinha severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para fundamentar, legitimar e difundir as verdades contidas nas sagradas escrituras e, portanto, para glorificar o reino de Deus. 
D)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída ao poder e influência do exército dos nobres, que mantinha severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para fundamentar, legitimar e difundir as verdades contidas nas sagradas escrituras e, portanto, para glorificar o reino de Deus. 
E)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída ao poder e influência da monarquia absolutista cujo exército mantinha severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para fundamentar, legitimar e difundir o dogma de que o rei descendia diretamente de Deus.
Questões discursivas
Questão 1: A literatura disponível acerca do Antigo Egito informa-nos que ali foi o “berço” de toda educação e cultura do mundo atual. Era uma sociedade fortemente marcada pelas desigualdades sociais e com pouca mobilidade social. Entre eles, a ideia de trabalho manual era pouco considerada. De forma geral, esse trabalho era percebido como menor, inferior, desgastante, em contraposição ao trabalho intelectual, muito bem considerado, tido como superior (NABÃO, M. T. P. Textos para fins didáticos). 
Qual era a forma de ascensão social? Ou seja, que profissão era valorizada?
Questão 2: “Os debates travados sobre educação, apoiados nos ideais iluministas repercutiu imediatamente sobre as atividades educacionais dos Jesuítas, pois os mesmos detinham o monopólio da educação superior em Portugal e da educação nas colônias portuguesas espalhadas pelo mundo. Os jesuítas eram considerados como defensores de uma educação tradicional, abstrata, sem fundamento utilitário, portanto inadequada para a realidade do momento. Assim a reforma pombalina conduziu a expulsão dos jesuítas do Brasil”. Elabore um pequeno texto que descreva as consequências das reformas pombalinas para a educação no Brasil,

Outros materiais