Buscar

564980 História da EducaçãoEXAME1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Código da Prova: 16904279555
Curso: Pedagogia
Série ou Período: 2º Bimestre - 1º Semestre
Tipo: Disciplina
Aluno: 1631860 - SIMONE K S DE MELLO
I - Questões objetivas – valendo 5,00 pontos 
II - Questões discursivas – valendo 5,00 pontos 
Gerada em: 30/06/2016 19:25:53
Modo de prova: Exame;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 564980 - História da Educação
Questão 1: Esparta e Atenas são exemplos de duas sociedades gregas que se desenvolveram no período arcaico sob o ideal de educação cívica. Com visões diferentes, elaboraram sistemas educacionais condizentes com suas expectativas e necessidades. Examine as alternativas abaixo e assinale a correta.
A)Atenas vive em constante clima de guerra, portanto, possui um Estado forte que controla totalmente os indivíduos. Assim, a educação era calcada na severidade e na disciplina.
B)As preocupações da sociedade espartana são voltadas para o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, o que leva à formação de uma civilização de forte tendência intelectual, artística e cultural. 
C)Na sociedade ateniense, a educação, de acordo com as ideias sociais, era essencialmente militar, embora os esportes e a música também fossem incentivados.
D)Atenas, nos esportes, alcança grandes vitórias, especialmente naqueles relacionados às necessidades militares, enquanto que as atividades artísticas ficaram visivelmente comprometidas.
E)Atenas é considerada o berço da democracia. Este tipo de governo e sociedade, embora não prescindam de uma formação militarista, tem outros anseios e outras necessidades, muito diferentes dos anseios e necessidades de uma sociedade fortemente militarista.
Questão 2: Leia o texto e assinale a alternativa correta:
“O espírito de liberdade, nascido com o homem livre por natureza, tem sido senhor de si mesmo desde que viu a luz do mundo. [...] Desde o exato instante em que um monarca, piloto adormecido no regaço do ócio ou do interesse, nada faz pelo bem de seus vassalos, faltando com seus deveres, rompem-se também os vínculos de sujeição e dependência de seus povos. Este é o sentir de todo homem justo e a opinião dos verdadeiros sábios. [...], desapareça a penosa e funesta noite da usurpação e amanheça o claro e luminoso dia da liberdade." (Bernardo de Monteagudo. "Dialogo entre Atahualpa y Fernando VII en los Campos Eliseos", in Pensamiento político de la emancipación (1790-1825). Caracas, Biblioteca Ayacucho, 1977, p. 69) 
Este texto, de 1809, pode ser caracterizado como:
A)Positivista, devido, entre outras possibilidades, à valorização da ideia de ordem, para se alcançar o progresso e a liberdade.
B)Feudal, devido, entre outras possibilidades, à lembrança da importância dos juramentos de suserania e vassalagem e da subordinação ao rei.
C)Moralista, devido, entre outras possibilidades, à rejeição do ócio dos reis e à necessidade de justiça.
D)Socialista, devido, entre outras possibilidades, à defesa da autodeterminação dos povos e à conclamação à luta como forma de libertação.
E)Iluminista, devido, entre outras possibilidades, à identificação do direito natural à liberdade e resistência diante da opressão, crítica ao absolutismo e aos privilégios da nobreza ociosa e valorização da razão. 
Questão 3: As proposições a seguir referem-se ao significado do ideal educativo denominado “Kaloskagathia”. Analise-as: 
I - O ideal educativo denominado “Kaloskagathia” busca alcançar exclusivamente a virtude da alma, sendo que para isto os atributos que o homem deve procurar realizar são: a contemplação (kalos) e a clemência (kagatos). Para isto, a educação implica em um único elemento fundamental: os extenuantes exercícios espirituais para a alma.
II - O ideal educativo denominado “Kaloskagathia” busca alcançar além de honra e glória, a excelência física e moral, sendo que os atributos que o homem deve procurar realizar são: a beleza (kalos) e a bondade (kagatos). Para isto, a educação implica em dois elementos fundamentais: a ginástica para o desenvolvimento do corpo, e a música (aliada à leitura e ao canto) para o desenvolvimento da alma. 
III - O ideal educativo denominado “Kaloskagathia” busca alcançar os benefícios advindos da glória, sendo que os atributos que o homem deve procurar realizar são: a beleza (kalos) e a força (kagatos). Para isto, a educação implica em três elementos fundamentais: a meditação, os exercícios espirituais para a alma e a ginástica para o desenvolvimento do corpo.
Assinale a alternativa correta:
A)Apenas a proposição I está correta.
B)Apenas a proposição II está correta.
C)Apenas a proposição III está correta.
D)Nenhuma proposição está correta.
E)Todas as proposições estão corretas.
Questão 4: Durante a Idade Média, o conhecimento ficou dividido: de um lado o conhecimento dos mosteiros, dedicado à cultivar a teologia, a filosofia, a literatura e o estudo de fenômenos naturais, mas sempre do ponto de vista da religião e de forma a legitimar o poder da Igreja. De outro lado, temos o conhecimento dos estudiosos livres-pensadores da natureza, alquimistas, magos, “bruxos”, “experimentadores”, que, sozinhos ou em grupos, quase sempre em segredo, procuravam desvendar o que estava oculto por trás das aparências. (NABÃO, M. T. P. Textos para fins didáticos) Qual a razão desta cisão no conhecimento produzido durante este período?
A)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída à nobreza e ao poder dos senhores feudais que dominavam o conhecimento e a ciência e mantinham severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para legitimar o poder da nobreza sobre o povo. 
B)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída ao poder e influência da burguesia, que mantinha severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para fundamentar e legitimar o lucro e os ganhos excessivos em detrimento da miséria do povo.
C)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída ao poder e influência da Igreja Católica, que mantinha severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para fundamentar, legitimar e difundir as verdades contidas nas sagradas escrituras e, portanto, para glorificar o reino de Deus. 
D)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída ao poder e influência do exército dos nobres, que mantinha severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para fundamentar, legitimar e difundir as verdades contidas nas sagradas escrituras e, portanto, para glorificar o reino de Deus. 
E)A razão desta cisão no conhecimento deve ser atribuída ao poder e influência da monarquia absolutista cujo exército mantinha severo controle sobre o saber que deveria estar voltado para fundamentar, legitimar e difundir o dogma de que o rei descendia diretamente de Deus.
Questão 5: As proposições a seguir se referem ao Renascimento. Analise-as:
I. Renascimento, Renascença ou Renascentismo são termos equivalentes usados para indicar um determinado período da história europeia em que há um despertar do interesse para o saber e a cultura e particularmente a retomada de muitas ideias dos antigos gregos e romanos. 
II. O Renascimento foi uma época de grandes descobertas e explorações: Vasco da Gama, Colombo, Cabral e outros exploradores estavam fazendo suas viagens, enquanto notáveis avanços se processavam na ciência e astronomia. 
III. Durante o Renascimento, os compositores passaram a ter um interesse muito mais vivo pela música profana (música não religiosa), inclusive em escrever peças para instrumentos, já não usada somente para acompanhar vozes.
IV. Durante o Renascimento, foi realizada uma grande invenção: a máquina a vapor, que impulsionou o desenvolvimento da indústria e provocou a Revolução Industrial.
Assinale a alternativa correta:
A)Apenas a proposição I está errada, pois não há uma retomada das ideias dos antigos gregos e romanos, mas sim uma retomadada sabedoria do antigo Egito.
B)Apenas a II está errada, pois apesar do renascimento ter sido uma época de grandes descobertas, não foi neste período que Cabral e Colombo fizeram suas viagens.
C)Apenas a III está errada, pois apesar do interessa pela cultura em geral, a música em particular não sofreu nenhuma alteração.
D)Apenas a IV está errada, pois apesar das grandes descobertas do Renascimento, não foi neste período que aconteceu a invenção da máquina a vapor, nem a Revolução Industrial.
E)Todas as alternativas anteriores estão erradas, pois todas as proposições apresentadas estão corretas.
Questão 6: Leia e responda: Quais as necessidades pedagógicas da Grécia durante o período clássico e o que os sofistas ensinavam? Assinale a alternativa correta:
A)Neste período, a maior necessidade pedagógica da Grécia era a habilidade na escrita, portanto, os sofistas se esmeravam no ensino da caligrafia muito difícil dada a forma rebuscada dos caracteres gregos.
B)Neste período, a maior necessidade pedagógica da Grécia era a habilidade na leitura, portanto, os sofistas se esmeravam no ensino da arte de ler em público, e como poucos sabiam ler, cobravam-se altas taxas para este ensino.
C)Neste período, a maior necessidade pedagógica da Grécia era o desenvolvimento de alguma habilidade voltada para o trabalho e os sofistas eram exímios ourives e cobravam altas taxas para ensinar a lapidação de ouro e pedras preciosas.
D)Neste período, a maior necessidade pedagógica da Grécia era a habilidade na política, portanto, os sofistas se esmeravam no ensino da retórica, da arte de falar em público, da arte da persuasão, das técnicas que ajudavam os homens a defenderem suas opiniões.
E)Neste período, a maior necessidade pedagógica da Grécia era o desenvolvimento de alguma habilidade voltada para o trabalho e os sofistas eram exímios escultores e cobravam altas taxas para ensinar as famosas técnicas de esculturas em mármore que tornou célebres alguns gregos.
Questão 7: Em relação à cultura, educação e conhecimento durante o feudalismo, leia as proposições a seguir: 
I. Com o estabelecimento do feudalismo, a Europa aos poucos vai se convertendo ao cristianismo, o que favorece a influência da Igreja na educação do mundo europeu. 
II. Durante o feudalismo, a cultura greco-romana perde vigor e importância e praticamente desaparece, mas fica guardada nos mosteiros pelos monges. 
III. No feudalismo, o clero é o grande guardião da cultura e do conhecimento e se dedica ao estudo de temas religiosos, à defesa da fé cristã e ao trabalho de conversão dos não cristãos. 
IV. Durante a Idade Média feudal, os clérigos e monges eram, praticamente, os únicos que sabiam ler e escrever, portanto a Igreja foi responsável pelo ensino, que acontecia nas escolas episcopais (escolas erguidas junto às catedrais), abaciais (escolas erguidas junto ás abadias) ou palatinas (escolas que funcionavam nos palácios).
Assinale a alternativa correta:
A)Apenas as proposições III e IV estão corretas.
B)Apenas as proposições I e III estão corretas.
C)Apenas a proposição IV está correta.
D)Apenas as proposições I e II estão corretas.
E)Todas as proposições estão corretas.
Questão 8: A literatura disponível nos informa que na Grécia antiga, a educação era mais democrática se comparada à educação de outros povos. È consenso entre os estudiosos desta questão a percepção de que esta educação mais democrática existe em virtude do desenvolvimento de alguns valores culturais gregos fundamentais para a educação. Leia e as proposições a seguir: 
I. Descobrimento do valor humano independente de autoridade religiosa ou política. 
II. Reconhecimento da razão, da inteligência crítica fora de dogmas. 
III. Reconhecimento do valor decisivo da educação na vida social e individual.
IV. Reconhecimento da religião como fundamento de toda educação.
Assinale a alternativa correta em relação aos principais valores culturais gregos que podem ter contribuído para a existência de uma educação mais democrática:
A)Apenas as proposições I e II estão corretas.
B)Apenas as proposições II e III e IV estão corretas.
C)Apenas as proposições II e III estão corretas.
D)Apenas as proposições I, II e III estão corretas.
E)Todas as proposições estão corretas.
Questões discursivas
Questão 1: Leia e responda a questão. Durante a idade média o conhecimento ficou dividido: de um lado o conhecimento dos mosteiros, dedicado a cultivar a teologia, a filosofia, a literatura e o estudo de fenômenos naturais, mas sempre do ponto de vista da religião e de forma a legitimar o poder da Igreja. De outro lado temos o conhecimento dos estudiosos livres pensadores da natureza, alquimistas, magos, “bruxos”, “experimentadores”, que, sozinhos ou em grupos, quase sempre em segredo, procuravam desvendar o que estava oculto por trás das aparências. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos) Qual a razão desta cisão no conhecimento produzido durante este período? 
Questão 2: Leia e responda: As correntes de pensamento inovador sobre os rumos, objetivos e sentidos da educação, iniciam-se no chamado mundo culto, ou seja, Europa e Estados Unidos e foram agudamente aprofundados sob o impacto e inquietação causados pela Primeira Guerra e pela Revolução Russa, que pelo grau de violência aventaram a possibilidade da humanidade voltar ao estado de barbárie. Assim, a educação passou a ser o centro das preocupações dos intelectuais que pretendiam contribuir para com o processo de estabilização social, levando-os a refletir sobre os resultados da pedagogia tradicional e não demoraram a declarar a insuficiência desta pedagogia perante as exigências do mundo moderno, capitalista, concluindo que as instituições escolares deveriam ser atualizadas de acordo com a nova realidade social. O movimento de renovação educacional que surge neste momento, especialmente nos Estados Unidos, como oposição á Educação Tradicional denominou-se Escola Nova. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). Quais os elementos fundamentais acerca do entendimento de educação e processo educativo contidos nos princípios da Escola Nova?

Outros materiais