Buscar

610940 Política e Organização da Educação Básica 4

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Código da Prova: 16270540290
Curso: Pedagogia
Série ou Período: 2º Bimestre - 1º Semestre
Tipo: Bimestral
Aluno: 1630604 - Juliane Cortez
I - Questões objetivas – valendo 5,00 pontos 
II - Questões discursivas – valendo 5,00 pontos 
Gerada em: 28/06/2016 18:46:24
Modo de prova: Substitutiva;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 610940 - Política e Organização da Educação Básica
Questão 1: Para a Constituição Federal de 1988, a educação é um direito social. Chamada de “Constituição Cidadã” por Ulisses Guimaraes, ela dispõe de nove artigos que explicitam sobre os fins e princípios da educação nacional, prevendo a sua estrutura e o seu funcionamento. 
De todos os textos constituintes que já tivemos, podemos dizer que a CF de 1988 é a que trata a educação de forma mais __________________ .
A)Correta.
B)Omissa.
C)Detalhada.
D)Confusa.
E)Crítica.
Questão 2: A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança, e será oferecida em creche ou equivalente, para crianças até ________.
A)Cinco anos de idade.
B)Três anos de idade.
C)Quatro anos de idade.
D)Dois anos de idade.
E)Seis anos de idade.
Questão 3: Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que nela estão em efetivo exercício e são formados em cursos reconhecidos. São eles:
I - Professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio.
II - Trabalhadores em educação portadores de diploma de Pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas.
III - Trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.
IV - Professores leigos e auxiliares de desenvolvimento infantil e fundamental.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A)I e II.
B)I.
C)I, II e IV.
D)I, II e III.
E)I e IV.
Questão 4: No fim do século XIX e início do XX, a Teoria da Administração Científica é proposta por Frederick Winslow Taylor e Jules Henri Fayol, que introduzem princípios administrativos para organizar as atividades dos operários da indústria. Os efeitos dessa teoria foram utilizados na administração da escola e trouxeram consequências. 
Sobre essas consequências, aponte a alternativa correta:
A)As decisões eram responsabilidade do chefe diretamente superior, que respondia como a uma figura de autoridade central, concentrando o poder.
B)A escola se preocupa com o comportamento humano e tem uma perspectiva para cada situação.
C)A concepção de planejamento é participativa, coletiva e realizada de forma contínua e sistemática.
D)A adoção do planejamento educacional foi repensada, chegando ao consenso de que sua elaboração deveria acontecer a partir da realidade escolar.
E)Cada funcionário poderia contribuir com suas expectativas e vivências na divisão das tarefas a serem realizadas.
Questão 5: A reestruturação produtiva coerente com a globalização, as alterações na economia e a forma do capitalismo, com consequentes qualificação e requalificação profissionais, tem sido uma meta permanente, com vistas à integração e à reintegração do trabalhador aos novos postos de trabalho que se apresentam em função das novas necessidades do mercado. 
O desenvolvimento constante e amplo do conhecimento e o avanço das tecnologias da informação e comunicação têm levado à necessidade da ampliação da educação:
A)Especial.
B)Profissional.
C)De jovens e adultos.
D)À distancia. 
E)Técnica.
Questão 6: Sobre o planejamento escolar, é possível dizer que: 
A)É possível realizar um processo de ensino e aprendizagem sem planejar.
B)Não há relação entre o planejamento e o projeto político pedagógico.
C)Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com o contexto social e a atividade escolar.
D)Não é uma ação orientadora da política educacional adotada.
E)As ações do planejamento anual não devem ser revistas frequentemente pela equipe. 
Questão 7: A Medida Provisória nº 339/2006 regulamentou o funcionamento do Fundeb. Para atender à inclusão social, o fundo usa estratégias de atendimento a toda a educação básica, promove a universalização do Ensino Fundamental, beneficia a Educação Infantil - creches e pré-escolas -, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e ainda propõe a valorização de todos os profissionais que atuam na educação básica.
O Fundeb ampliou o aporte financeiro e ainda instituiu um fundo para todas etapas da educação básica. Escolha a alternativa que indica uma das inovações do Fundeb referentes ao financiamento da educação: 
A)Será financiado unicamente com verbas oriundas do Banco Mundial. 
B)Inclui o financiamento do Ensino Superior mediante bolsas de estudo. 
C)A atenção à Educação Infantil é complementada pelo Proinfância, programa que financia a expansão da rede física de atendimento da Educação Infantil pública
D)Inclui o financiamento do Ensino Superior e da Educação Infantil. 
E)A diferenciação dos coeficientes de remuneração das matrículas não se dá apenas por etapa e modalidade de Educação Básica, mas também pela extensão do turno: a escola de tempo integral recebe 25% a mais por aluno matriculado.
Questão 8: A Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96), em seu artigo 1º, apresenta os conceitos de educação e ensino. Nessa conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber: 
A)O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito, atendo-se à educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda educação é ensino.
B)Os conceitos de educação e de ensino são iguais e envolvem a educação formal, desenvolvida nas escolas, e a educação não formal, desenvolvida em outras instituições e circunstâncias diversas da vida em sociedade. 
C)Toda educação é ensino, pois é sempre uma atividade intencional, sistemática e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos. 
D)A educação adota um conceito bem abrangente, englobando a plenitude da vida cultural, e reforça o necessário isolamento da escola em relação ao mundo exterior.
E)O conceito de educação envolve o que o individuo aprendeu e recebeu em sua escola, e o conceito de ensino é mais amplo, atendo-se à educação pela vida.
Questões discursivas
Questão 1: Veja o sistema a seguir:
Fonte: <https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=667&q=teoria+dos+sistemas+e+sistema+escolar&oq=teoria+dos+sistemas+e+sistema+escolar&gs_l=img.3...1516.11907.0.13385.37.17.0.20.20.0.104.809.15j1.16.0....0...1ac.1.64.img..1.20.815.gYksVOJN2iU#imgrc=WI7hPIDzPngGOM%3A>. Acesso em: 22 abr. 2016.
Segundo Lalande (apud DIAS, 2004, p. 1), refere-se a um “conjunto de elementos, materiais ou não, que dependem reciprocamente uns dos outros, de maneira a formar um todo organizado”. Na citação está presente a ideia de estrutura, de um todo formado por partes interdependentes presentes no interior de um conjunto de elementos.
Que relação podemos estabelecer entre a Teoria dos Sistemas e o sistema escolar brasileiro?
Questão 2: O ato de planejar está presente em todos os níveis da educação brasileira - nos sistemas de ensino federal, estadual ou municipal, em seus órgãos administrativos e na unidade escolar - para elaborar desde o projeto político-pedagógico até o plano de aula. Podemos identificar, nas diferentes teorias administrativas, diferentes concepções de planejamento.
Ultimamente, o planejamento educacional tem buscado esforços em dois grandes temas de conquista,que se expressam pela atuação da escola, uma vez que esta é o espaço privilegiado para aprendizagem e o trabalho democrático e coletivo.
Indique, elaborando um texto argumentativo, quais seriam os grandes desafios do planejamento educacional na atualidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes