Buscar

Questões - Cópia (6)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÃNEO
AULA VI:
	1a Questão (Ref.: 201201536332)
	
	A troca de Constituições é uma característica típica da história do Brasil. Depois dos AIs e da Constituição autoritária de 1967, finalmente, em 1988, o Brasil teria uma Constituição que prezava pela democracia. Ulysses Guimarães, líder da Assembleia Nacional Constituinte, batizou a Constituição de 1988 de "Constituição cidadã".
Este termo "Constituição cidadã" foi atribuído à carta de 1988 devido:
		
	 
	a postura assistencialista assumido pelo texto constitucional
	
	a postura laica do texto constitucional e a defesa da livre expressão da fé
	 
	a garantia de direitos políticos e civis negados durante décadas
	
	a ampla defesa do cidadão brasileiro frente ao capitalismo
	
	às duras críticas ao modelo ditatorial feito pelo texto da Constituição.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201538224)
	
	Um dos fatos que marcaram o governo Geisel foi o assassinato, nas dependências do chamado DOI-CODI paulista, do jornalista Vladimir Herzog. Assinale, abaixo, a razão para o assassinato de Herzog ter sido um dos fatos que marcou esse governo.
		
	 
	A partir daí, a sociedade civil passa a pressionar o governo exigindo eleições diretas para a presidência da República, o que viria a ocorrer no final do governo Geisel, encerrando o ciclo da ditadura civil-militar no Brasil.
	
	Contrariando todos os procedimentos do regime militar até então, o presidente Geisel mandou apurar minuciosamente todos os fatos envolvendo a prisão e morte do jornalista Vladimir Herzog. A investigação oficial concluiu que o jornalista havia mesmo se suicidado.
	
	O presidente Ernesto Geisel renunciou, sendo eleito o general João Baptista de Figueiredo, que iniciou o processo de abertura política e de anistia.
	
	O fato alcançou uma enorme repercussão na imprensa e, apesar de ainda estarmos sob o AI5, o povo, novamente, voltou às ruas o que acabou levando, logo em seguida, à decretação da anistia ampla, geral e irrestrita pelo presidente Geisel.
	 
	O fato alcançou uma grande repercussão devido a uma reportagem investigativa de um jornal alternativo que contestava, sem chances de refutação, a versão oficial do suicídio. A partir daí, a sociedade civil passaria a exercer vigilância sobre os casos de desaparecimento, tornando o governo suspeito pelas atrocidades cometidas pelos órgãos de repressão do regime.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201538262)
	
	Qual é a relação que podemos estabelecer entre o Milagre Econômico Brasileiro e o processo de abertura iniciado na década de 1970?
		
	 
	Apoiado pelos movimentos sociais, o Milagre Econômico foi a base da luta pela libertação dos presos exilados políticos durante a ditadura.
	 
	O Milagre Econômico se provou uma farsa, quando consideramos que seu aparente sucesso era dependente de um quadro internacional favorável e não dava quase nenhum retorno social.
	
	Entravado pelas resistências ao regime militar, foi apenas com a Anistia que o Milagre Econômico pôde levar o país à condição de uma potência continental, destacando-se na América do Sul.
	
	Iniciado com o fim da ditadura militar, o Milagre Econômico estava intimamente associado com a ascensão dos ex-presos políticos a cargos executivos e legislativos, que promoveram uma abertura à economia internacional.
	
	Base de sustentação da economia brasileira, o Milagre deu suporte para que se realizasse a anistia artística, movimento cultural essencial para o fim da ditadura militar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201535194)
	
	Sobre o período de abertura política iniciado após 1974 no Brasil pode-se afirmar que:
		
	 
	Possibilitou a eleição de Figueiredo através de eleições diretas.
	
	Só foi possível graças ao sucesso do "milagre brasileiro"
	 
	Deveria acontecer de forma "lenta, gradual e segura"
	
	Aconteceu imediatamente após a eleição de Geisel com a anistia de todos os presos políticos em 1974.
	
	Possibilitou o perdão político aos condenados por luta armada ainda no governo Geisel.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201538225)
	
	De acordo com o que aprendemos, a ditadura civil-militar tem esse nome por ter tido o apoio de um grande contingente da sociedade civil. Sem o apoio civil, esse regime não se sustentaria, como, realmente, a partir de um determinado momento, não se sustentou. Há muitos fatores determinantes para a retirada de apoio da sociedade civil ao regime. Assinale, abaixo, a opção que apresenta alguns desses fatores determinantes:
		
	 
	A desmoralização total do governo com a realização da chamada ¿Passeata dos cem mil¿, em junho de 1968.
	
	O desgaste sofrido pelo governo Geisel a partir do atentado ao Rio Centro, no Rio de Janeiro, onde era realizado um show de Música Popular Brasileira em comemoração ao Dia do Trabalho.
	
	O desgaste sofrido pelo governo Figueiredo com o assassinato do jornalista Vladimir Herzog nas dependências do DOI-CODI em São Paulo.
	
	A retirada do apoio dos Estados Unidos ao regime brasileiro devido ao endividamento externo e a impossibilidade de cumprir com os compromissos internacionais usando, como pretexto para a retirada desse apoio, a política de defesa dos direitos humanos.
	 
	A crise surgida com o fim do chamado ¿Milagre Econômico¿ e as constantes denúncias de tortura e assassinatos por parte do regime.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201414122)
	
	Sobre o fim da Ditadura militar no Brasil (1964 - 1985) , marque a alternativa correta:
		
	 
	Foi abrupta e inesperada, como na Argentina do General Galtieri.
	
	Terminou de forma sigilosa, em uma acordo entre o Presidente Geisel e Tancredo Neves.
	
	Aconteceu através de conflitos armados, resultando em um rompimento entre as Forças Armadas e o governo.
	 
	Ocorreu de forma lenta e gradual, como desejavam setores das Forças Armadas.
	
	Comparou-se ao processo chileno, pois foi negociada entre o ditador e os partidos na ilegalidade.

Outros materiais