Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO ENSINO DE MAT EM ÁT ICA 
Estudo de caso - Questões Norteadoras 
O Brasil é um país essencialmente agrícola, com produção em alta escala de alimentos. Em determinadas épocas do ano, a produção é tanta, que boa parte é desperdiçada por falta de armazenamento adequado. Além disso, descartam-se componentes dos alimentos por falta de informação quanto ao uso racional dos mesmos, como casca, talos, folhas, etc. O que se produz é suficiente para alimentar boa parte da população carente. Além disso, não se faz uso de diversas plantas que são consideradas “mato”, mas que são ricas em nutrientes e poderiam ser consumidas com o alimentos . Essas plantas conhecidas como plantas alimentícias não convencionais (P ANC ) deveriam ser exploradas nas escolas, como novas opções alimentares.
	É o que a professora do quinto ano de uma escola pública se propôs a trabalhar com os seus alunos: quer mostrar a eles que as plantas alimentícias não convencionais (PANC) existem e que podem ser inseridas na alimentação, inclusive no lanche da escola. Para tanto, estabelecerá relações entre as disciplinas de Ciências e Matemática. 
Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de P ANC ? 
Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática? 
Como a professora pode propor a inclusão de P ANC na alimentação dos alunos de 
suas famílias? 
Quando perguntamos às pessoas se é importante aprender matemática a resposta imediata é sim! Dificilmente ouviremos algo diferente. Se em seguida perguntamos porque é importante aprender matemática, é quase certo que ouviremos que esse componente é útil para a vida. Não há discordância de que a matemática seja útil para a vida, uma vez que saber matemática permite organizar as finanças pessoais e familiares. Outra pergunta que certamente a maioria das pessoas vão responder a mesma coisa é com o que mais se gasta hoje em dia? Certamente sua resposta será com alimentação.
Comer é talvez uma das coisas que mais fazemos durante a nossa vida, diariamente nos alimentamos de diferentes refeições que estão relacionados com a nossa cultura e preferências. A forma com que comemos significa também saúde para nós e para o meio ambiente a partir da escolha que fazemos, e sem dúvida, saber preparar o próprio alimento, ainda que seja apenas um lanche, torna os indivíduos mais conscientes dentro do sistema alimentar. 
A aquisição de bons hábitos alimentares deve ser iniciada desde cedo e de forma gradual, por isso é importante estimular a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas com o intuito de favorecer o desenvolvimento de ações que garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis dentro e fora do ambiente escolar.
 
Ter bons hábitos alimentares pode ser muito útil para a vida, uma vez que sabendo fazer o aproveitamento correto dos alimentos permite organizar as finanças pessoais e familiares contribuindo para um desenvolvimento mais saudável de toda família. 
	Sendo assim, para trabalhar com alunos do 5º ano, conforme situação do estudo de caso, sugiro realizar as seguintes atividades:
Durante as aulas de Ciências a professora poderá iniciar trabalhando com o tema “Alimentação’, levando para os alunos conhecerem e saborearem (de olhos vendados) diversos alimentos, tais como , verduras, frutas e legumes para tentarem adivinhar o nome de cada um. Essas aulas sobre o assunto são muito importantes, o aluno aprende a comer melhor e a degustar melhor os alimentos que por vezes pode dizer que não gosta, sem ao menos ter provado antes. 
Na sequencia, a professora ingressa com o assunto - As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), explicando que são plantas consideradas pela população como daninhas ou inços, somente pelo fato de ocorrerem entre as plantas cultivadas ou em lugares nomeados como impróprios pela população, mostrando diversas PANCS, além de ser dado a eles para degustação. Neste momento é importante iniciar pesquisas sobre as PANCs e também a criação de folder com essas PANCs. Após conhecer um pouco mais sobre estes alimentos, uma visita a um produtor local para que os alunos possam conhecer um pouco mais sobre o plantio e o cultivo é uma ótima alternativa para que os alunos entendam melhor sobre o assunto.
Após as pesquisas, visitas os alunos poderão ser levados até a cozinha da escola para preparar receitas com PANC, sendo elaborado um caderno de receitas, integrando assim a matemática, para auxiliar no preparo das receitas e na compra de ingredientes necessários que na sequência deverá ser enviado para a família.
Para integrar a família neste projeto, a professora poderá realizar uma palestra para os pais falando sobre as PANC e entregar os folders (confeccionado pelos alunos) para cada família, com exposição das PANC para demonstração e simulação de economia com a inserção das PANCS na rotina familiar. Após alunos e familiares já estarem a par do que se trata as PANCs, uma forma de fechar com chave de ouro a temática é elaborar uma horta de PANC na escola. Nesta fase final de projeto, a matemática será fundamental para auxiliar na compra dos itens necessários para elaboração da horta, metragem, espaço necessário para plantio, tempo necessário para seu desenvolvimento, calendário de plantio e quantidades para que seja possível suprir as necessidades da escola. Uma forma de ser mais eficiente esta criação é envolver a família em todo o processo.

Outros materiais