Buscar

CASO 8 HABEAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR DA 2ª VICE-PRESIDENCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 
 
 
 
 IMPETRANTE, nacionalidade, estado civil, profissão portado do RG sob o número ..., inscrito no CPF sob o número ..., residente e domiciliado na rua... por seu advogado inscrito na OAB, com endereço profissional ..., com procuração em anexo vem perante ao Egrégio tribunal com fundamento nos artigos 5º LXII da CRFB/88 e artigo 647 do código de processo penal (CPP), impetrar.
 HABEAS CORPUS COM PEDIDO LIMINAR
 
em favor de MICHEL DA SILVA, nacionalidade, estado civil, profissão portado do RG sob o número ..., inscrito no CPF sob o número ..., residente e domiciliado na rua..., contra ato ilegal praticado pelo juízo da 22ª vara criminal da capital pelos fatos e fundamento a seguir expostos.
 
 DOS FATOS 
 
 O autor foi preso em flagrante no dia 10 de julho de 2016 pela prática do crime previsto no art. 16, § único, IV da Lei 10.826/03 e art. 28 da lei 11.343/06. Nos autos do processo de prisão em flagrante constavam os depoimentos dos policiais que efetuaram a prisão. Este, fora preso em razão de uma notitia criminis realizada por sua mulher Angelina da Silva afirmando que o mesmo possuía armas dentro de casa com numeração raspada e isso a assustava.
 Diante da informação e com o consentimento de Angelina, os policiais se dirigiram a casa onde o casal residia e após uma intensa busca no imóvel, encontraram três revólveres calibre 38 com a numeração raspada, em um armário dentro do quarto. Em outro armário, os policiais encontraram 50 munições. Em seguida, encontraram um papelote contendo 0,9 decigramas de cocaína. Perguntado sobre a posse do material encontrado, Michael afirmou que adquirira as armas em Angra dos Reis de um amigo, e quanto à droga, disse que era para seu uso pessoal. 
 
 
DO PEDIDO DE LIMINAR
A prisão em flagrante ora questionada não observou a presença do periculum libertati sendo a manutenção de sua custódia revertida de caráter de ilegalidade sendo verificado nenhum dos pressupostos da prisão cautelar prevista no artigo 312 do CPP, logo se faz necessária a revogação da referida prisão preventiva.
DO DIREITO
 Conforme se pode verificar a ilustre magistrada juíza fundamentou sua decisão baseada na gravidade em abstrato do crime objeto do auto prisão em flagrante, porem a opinião do julgador sob a gravidade em abstrato não constitui motivação idônea a ensejar uma prisão cautelar conforme dispõe a súmula 718 do STF.
 Vale ressaltar que não se revela a necessidade da custódia cautelar como instrução criminal efetiva prestação jurisdicional, ressalta-se ainda que não fundamenta a garantia de ordem pública da ordem econômica ou da aplicação da lei penal devendo se se constituir ainda que o paciente apresenta bons antecedente e réu primário.
 Por possuir bons antecedentes a pena base será computada no mínimo legal e uma vez que o crime não fro praticado com violência ou greve ameaça caberá a substituição da pena restritiva de liberdade por pena restritiva de direito, portanto a manutenção da prisão cautelar foi o princípio da homogeneidade das prisões.
DO PEDIDO
 Diante do exposto requer o recolhimento do pedido de liminar da liberdade provisória e no mérito a concessão do habeas corpus coma expedição do respectivo alvará de soltura.
Nestes termos
Pede deferimento
Local e data 
Advogado/OAB

Outros materiais