Buscar

2 -NEUROS...pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professora: Mônica Sabino
NEUROSE, PSICOSE E PERVERSÃO
BREVES CONSIDERAÇÕES
Certas verdades, quando ultrapassam os limites do conhecimento, são chamadas loucuras.
Coelho Neto, em “A sombra” (conto)
Psicopatologia – dividi-se basicamente em três grandes estruturas.
Ao profissional do Direito – não cabe a função de diagnosticar que é exclusiva dos especialistas em Saúde.
Porém é útil o conhecimento de sinais, ou seja, manifestações visíveis porque estes sugerem linhas de ação para aqueles que os observam.
NEUROSE
O psiquismo encontra-se ligado à realidade, a personalidade geralmente está socialmente adaptada, sendo os sintomas quando existentes reconhecidos como patológicos, embora nem sempre a pessoa seja capaz de associá-los a dificuldades de ordem emocional.
 NEUROSE
Pode-se dizer que a neurose ocorre quando existe um conflito entre o ego e o id, e os assim chamados mecanismos de defesa constituem um modo através do qual o ego impede a demanda de impulsos instintivos e inaceitáveis produzidos pelo id.
 PSICOPATOLOGIAS ASSOCIADAS À NEUROSE
Neurose obsessiva-compulsiva = personalidade rígida, é moralmente correto, asseado, pontual, controlador. Apresenta compulsão nas atividades e humor limitado.
Neurose histérica = necessita se sentir o centro das atenções, não tolera ser desprezado. Possui gosto pela sedução, erotismo, sensibilidade estética e a apreciação por parte dos demais.
PSICOPATOLOGIAS ASSOCIADAS À NEUROSE
Neurose fóbica/síndrome do pânico = temor excessivo e/ou de evitação do objeto, inofensivo, ao qual a fobia está direcionada. Geralmente o sujeito está adaptado, apresentando reações e desorganização apenas quando o estímulo que causa a fobia está presente.
Neurose hipocondríaca = preocupação constante com a presença eventual de uma ou várias doenças reais ou imaginárias. O sujeito manifesta queixas recorrentes e persistentes, ou preocupação duradoura com a sua aparência física 
PSICOSE
Maior comprometimento psíquico, criação de uma nova realidade, um mundo à parte que só é reconhecido pelo próprio sujeito. Os sintomas incluem delírios e alucinações ( distúrbios da percepção).
Incapacita o sujeito , tornando impossível construir uma vida laboral ou até mesmo familiar, devido a perturbações de autopreservação. 
Desorganização do pensamento e outros comprometimentos.
O ego a serviço do id.
RESUMO DAS PSICOSES
Esquizofrenia = Esquizo = cisão/divisão e Frenia = personalidade/alma, ou seja, representa a ruptura com a realidade.
Possuem comportamentos bizarros ou estranhos, geralmente se isolam devido à dificuldade de socialização, podendo apresentar comportamentos sexuais inadequados e agressivos. 
RESUMO DAS PSICOSES
Paranóia = Apresenta desconfiança e delírios de perseguição. É rígido, inadequado, reservado, o humor é instável, tem poucos amigos em razão dos pensamentos persecutórios. O conteúdo dos delírios pode envolver também sentimentos de grandeza e pensamentos dessa ordem, nos quais o sujeito acredita que deve salvar o mundo ou que recebeu uma mensagem divina e por somente ele deter o conhecimento é perseguido.
RESUMO DAS PSICOSES
Psicose maníaco-depressiva = oscilação entre os ciclos de mania (euforia extrema) e depressão (tristeza profunda). Na fase maníaca, apresenta grande energia, atividade incessante e bem-estar exagerado. A impulsividade e a excitação motora podem ser acentuadas, e suas ideias de grandiosidade e invencibilidade estão presentes e se manifestam através de um falar quase ininterrupto (taquilalia). Juízo desordenado, capacidade para concluir pensamento diminuído. Ideação suicida durante fase depressiva assim como condições emocionais dolorosas (desgraça, desesperança,culpa, desespero etc.) 
PERVERSÃO
PERVERSÃO
Verbo latino – pervertere = corromper, desmoralizar, depravar, ou seja, necessidade do sujeito tirar proveito do outro, manipulando-o, desmoralizando-o. 
O sujeito perverso não respeita normas e regras,mais transgride valores em benefício próprio.
PERVERSÃO
 Numa perspectiva sócio-histórica e clínica, a perversão poderia constituir em uma única anomalia psíquica do indivíduo, ou fazer-se acompanhar por alguma doença mental intercorrente. 
 O comportamento do pervertido seria, então, determinado pelo seu nível intelectual: enquanto as perversões dos com o "nível intelectual inferior" seriam impulsivas, brutais, praticadas sem rebuço, as dos "indivíduos de bom nível intelectual" seriam quase sempre astuciosas, dissimuladas, encobertas. 
PERVERSÃO
	Por se desviarem de forma mais grave do comportamento tido como normal do ponto de vista social, os entre os atos mais apontados como perversões destacam-se os desvios sexuais: sadismo, masoquismo, pedofilia, exibicionismo, voyeurismo, etc. 
PERVERSÃO
	Na medicina sexual moderna, considera-se perversão quando o comportamento individual de excitação sexual somente se dá em resposta a objetos ou situações diferentes das tidas como normais, e quando esse comportamento interfere na capacidade do indivíduo de ter  relações sexuais e/ou afetivas tidas como normais, dá-se o nome a essa disfunção de parafilia .
RESUMO DAS PERVERSÕES
Simbolização flexível: Devido à sua subversão aos ditames sociais tidos como verdades, aplicáveis em contextos culturalmente determinados, o perverso percebe o mundo através de um descolamento parcial entre signo e significado, que, comparado à percepção simbólica restrita acometida aos neuróticos (e ainda mais restrita, no caso de pessoas estruturadas psicoticamente), lhe possibilita uma margem de percepção menos restrita aos discursos sociais (sejam dominantes ou alternativos), porém também o traz um incômodo com uma falta de proximidade em seus laços com outras pessoas, graças à falta de significado emocional de símbolos socialmente difundidos.
RESUMO DAS PERVERSÕES
Fetiche:  o perverso também possui emoções atreladas à simbolização, porém de forma muito mais concentrada, dada a escassez de símbolos emocionalmente significativos. Assim, perversos concentram sua libido em um único, símbolo valorativo, que independe da pessoa que o carrega (pode ser uma característica de uma parte do corpo, algum adereço, cheiro, ou qualquer forma a ser percebida e atribuída valor). Há perversos que encontram restrição a um único símbolo atrelado à sua sexualidade e grande carga emocional, encontrando dificuldades para relacionar-se pessoalmente com a pessoa que carrega tal característica, mas também é possível uma flexibilidade aberta à ressignificação para uma ampla gama de formas perceptivas.
RESUMO DAS PERVERSÕES
Sedução: Graças à sua flexibilidade simbólica, não raro o perverso encontra-se distante das representações sociais que aproximam pessoas com um senso de união, o que o leva à possibilidade de utilizar-se de tais recursos sem envolver-se emocionalmente. Assim, diversas formas de comunicação com peso emocional, como a incitação sexual, o choro, a dependência financeira, perversos podem influenciar de forma que são percebidos em seus relacionamentos. Tal possibilidade é frequentemente (e as vezes compulsivamente) utilizada para satisfazer a necessidade que sentem de manutenção de sua organização fantasiosa de si e de mundo. Assim, grande parte de seus recursos psíquicos mobilizam-se para a manutenção de padrões de relacionamentos com um senso de controle, devido ao significativo terror que sentem quanto à movimentação autônoma do outro, que revive temores primordiais de serem controlados pelas expectativas e significações alheias que não respeitaram sua individualidade.
RESUMO DAS PERVERSÕES
Escolha narcísica de objeto: Um perverso procura estabelecer relações mais íntimas com aqueles que se assemelham com ele ou por quem ele tem inveja (ou seja, quer ser como). Sua escolha homossexual de objeto o leva a ter amor somente por si mesmo. Quase nunca leva em consideração os sentimentos e necessidades do outro. A escolha sexual, apesar de ser narcísica, não esta limitada à homossexualidade. Há perversos que mantém
relações sexualmente heterossexuais mas, psiquicamente, homossexuais (no sentido de relacionar-se com seu próprio ego através do relacionamento com o outro). A opção homossexual também não se restringe a estrutura perversa podendo também aparecer nas psicoses e nas neuroses, como bem observou  Freud, Melaine Klein, Masud Khan e Lacan.
RESUMO DAS PERVERSÕES
Incômodos com a autoridade/moral/lei/ritual social: Perversos não reconhecem valor em autoridades, e por extensão, também não valorizam as leis e as verdades que tais autoridades ditam. Continuam, porém, com uma abertura simbólica e com uma percepção de realidade, o que os leva a uma incongruência interna, uma vez que significantes têm de ser transmitidos por alguém. Perversos, assim, se sentem desconfortáveis quanto à ambivalência apresentada pela autoridade (e autonomia) de um chefe, parceiro, juiz, policial, professor, pai, ou de qualquer outro papel social normativo. Quando acabam por aceitar uma ordem ou demanda, encontram-se com dificuldade para a execução, podendo distorcer ou sabotar uma tarefa, por não perceber sentido nela.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais