Buscar

PLANO DIDATICA

Prévia do material em texto

ginastica ritmica
1-Identificar como, por que e quando a ginástica rítmica desportiva foi criada; Identificar quais são as principais diferenças entre a ginástica rítmica desportiva e a ginástica artística; Conhecer as principais regras e modalidades da GRD; Reconhecer e vivenciar as habilidades .
Identificar junto aos alunos, se compreenderam como a ginástica rítmica desportiva foi criada;
Pedir aos alunos que apontem quais seriam as principais diferenças entre a ginástica rítmica desportiva e a ginástica artística;
Questionar os alunos, se identificaram as principais modalidades da GRD;
2-Identificar o aparelho bola da ginástica rítmica desportiva; Reconhecer e vivenciar os elementos corporais obrigatórios da bola na GRD; Utilizar o aparelho bola como possibilidade lúdica e de criação em grupo dentro dos trabalhos de ginástica; Vivenciar as habilidades corporal.
Verificar se os alunos identificaram o aparelho bola da ginástica rítmica desportiva;
Perceber se os alunos reconheceram os elementos corporais obrigatórios da bola na GRD;
Perguntar aos alunos de foi divertido utilizar o aparelho bola como possibilidade de vivenciar jogos e brincadeiras;
Reunir a turma em roda e propor uma conversa sobre o aproveitamento dos alunos nos trabalhos relativo às habilidades corporais necessárias para manusear a bola na prática da ginástica rítmica desportiva.
3-Vivenciar o elemento bola e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas. Criar movimentos diferenciados, percebendo as dificuldades na execução de cada movimento. Realizar as atividades, percebendo suas dificuldades e auxiliando os colegas quando necessidade.
Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de lançamentos (vertical e horizontal) com o elemento bola;
Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de recepção (mão, braço, perna e pé).
Realizar uma pesquisa sobre os movimentos possíveis de se executar com a bola numa apresentação de Ginástica Rítmica.
Participar da aula, cooperando com os colegas e com o professor para o bom andamento das atividades.
ATIVIDADE 1
Professor, inicie a aula explicando aos alunos que, na Ginástica Rítmica, acontecem muitas transferências de materiais e, a BOLA é um desses elementos da GRD. Tanto o lançamento quanto a recepção são importantes no momento da apresentação da coreografia.
Após essa explicação, o professor realizará um "pique" com a turma, onde um aluno ficará com uma bola na mão. Para pegar o colega ele terá que "queimá-lo", ou seja, jogar a bola no corpo do outro. Sugiro ao professor que coloque como regra de segurança, em que o aluno só poderá acertar a bola da cintura para baixo. Neste "pique" se o aluno segurar a bola sem deixá-la cair no chão quando o colega for "queimá-lo", marcará um ponto. No final veremos quem marcou mais pontos.
Dica: Professor, para dinamizar a atividade estimule os alunos a participarem escolhendo mais de um pegado
ATIVIDADE 2
 
Dando sequência a aula, o professor dividirá a turma em duplas, distribuindo uma bola para cada dupla. As duplas, a princípio, trocarão passes entre elas como desejarem. Em seguida, o professor colocará alguns desafios:
Um elemento da dupla jogará a bola de frente e, o outro receberá de costas; depois invertem-se as posições, um jogará de costas e o outro receberá de frente; um jogará com as mãos para frente o outro receberá com as mãos para trás; um jogará com a mão e o outro receberá com os pés tentando não deixar a bola encostar no chão; um jogará em pé e o outro receberá sentado; por fim, o professor perguntará se algum aluno tem um jeito diferente de jogar a bola para o colega. Se aparecer algumas sugestões, todas as duplas tentarão executar o lançamento.
4-Identificar o aparelho arco da ginástica rítmica desportiva;
Vivenciar os elementos corporais obrigatórios do arco na GRD;
Utilizar o aparelho arco como possibilidade lúdica e de interação social dentro dos trabalhos de ginástica;
Vivenciar as habilidades corporais para manusear o arco na prática da ginástica rítmica desportiva.
Observar na atividade de coreografia se os alunos inseriram os elementos corporais com o arco utilizados na aula;
Verificar se os alunos identificam as habilidades corporais para manusear o arco através de uma conversa em roda.
- Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de lançamentos (vertical e horizontal) com o elemento arco.
- Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de recepção (mão, braço, perna e pé).
- trabalhar com operações matemáticas de conteúdos variados, utilizando o raciocínio lógico para superar as situações problemas.
- Vivenciar os jogos respeitando as regras e os colegas.
- Realizar uma pesquisa em casa sobre os movimentos possíveis de se executar com a corda numa apresentação de Ginástica Rítmica.
Duração das atividades
ATIVIDADE 1
O professor apresentará para turma uma brincadeira chamada “alerta cor”. O professor espalhará vários arcos de cores diferentes pela quadra. Os alunos farão um grande circulo na quadra e o professor ficará no meio do circulo com uma bola na mão para começar a brincadeira. O professor irá jogar a bola para o alto e falará o nome de uma cor e o nome de um aluno da turma, todos da turma deverão correr para o arco da cor que o professor falou, e o aluno que teve o nome citado pelo professor deverá pegar a bola e tentar acertar quem ainda não está dentro do arco da cor determinada. Em seguida o aluno que teve o nome falado pelo professor vai para dentro do círculo e repete a mesma coisa que o professor fez no começo da brincadeira.
Vivenciar o elemento corda e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas.
Criar movimentos diferenciados, percebendo as dificuldades na execução de cada movimento.
Identificar e perceber o ritmo correto da “batida” da corda.
Observar e compreender que o movimento de rodar a corda não está no braço e sim no punho.
Realizar uma pesquisa em casa sobre os movimentos possíveis de se executar com a corda em uma apresentação de Ginástica Rítmica.
ATIVIDADE 1
PIQUE SALTO
 Caro Professor, organize a atividade seguinte que será um "pique". Nesta atividade será utilizado um dos elementos básicos numa coreografia com a corda: o salto. Neste "pique salto", tanto o pegador como os fugitivos só poderão se deslocar pulando. O professor distribuirá cordas para cinco alunos que estarão espalhados pela quadra. Os alunos que estiverem pulando com essa corda, sem se deslocar, não poderão serem pegos, porém, aqueles que estiverem sem as cordas poderão ser pegos.
DICA 1 - Professor, os alunos que estiverem com as cordas deverão fazer um rodízio com outros alunos, pois, a intenção é que haja um revezamento e, que todos os alunos tenham a chance de pular corda nesta atividade.
ATIVIDADE 2
CRIANDO UMA COREOGRAFIA COM CORDAS
Em seguida, o professor disponibilizará vinte minutos para que cada grupo treine suas coreografias com a corda, lembrando que será avaliada a criatividade, a participação de todos do grupo e a utilização de algum movimento aprendido em aulas anteriores.
Identificar o aparelho fita da ginástica rítmica desportiva;
Vivenciar os elementos corporais obrigatórios da fita na GRD;
Utilizar o aparelho fita como possibilidade de construção e desenvolvimento de habilidades motoras finas, com uma abordagem lúdica, dentro dos trabalhos de ginástica rítmica desportiva;
Vivenciar as habilidades corporais para manusear a fita na prática da ginástica rítmica desportiva.
Perceber se os alunos identificaram o aparelho fita da ginástica rítmica desportiva;
Verificar se todos os alunos vivenciaram, satisfatoriamente, os elementos corporais obrigatórios da fita na GRD;
Possibilitar que os alunos argumentem sobre a experiência em utilizar o aparelho fita como possibilidade de construção e desenvolvimento das habilidades motoras finas, com uma abordagem lúdica, dentro dos trabalhos de ginástica rítmica desportiva.
-Construir o elemento fita da Ginástica Rítmica,a partir de materiais alternativos.
-Vivenciar o elemento fita e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas. 
-Criar movimentos diferenciados percebendo as dificuldades na execução de cada movimen
ATIVIDADE 1
Nesta estação, os alunos percorrerão pelo banco sueco e para sair do banco realizarão diferentes tipos de salto: salto vertical, salto grupado, salto grupado com giro, salto espacate e salto afastado.
Estação 2: Nesta estação o professor colocará um colchão no chão e os alunos executarão o rolamento para frente grupado com os colegas fazendo a segurança.
Execução do movimento: Partindo da posição de pé com pernas unidas, flexionar os joelhos, apoiar as mãos espalmadas no solo à frente do corpo, mãos à largura dos ombros, cotovelos flexionados, dedos voltados para frente, flexionar a cabeça à frente, encostando o queixo no peito e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar para frente sobre as costas em posição grupada, mantendo os joelhos unidos e pés em flexão plantar ao saírem do solo. Ao completar 360 graus de rotação ao redor do eixo transversal do corpo, em deslocamento para frente no plano sagital, finalizar o movimento em apoio sobre os pés, elevando-se á posição de pé (ortostática), com elevação os braços em extensão, e assumindo a postura estendida.
ginastica acrobática
- Aprender a identificar as características e peculiaridades da Ginástica Acrobática.
- Aprender alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática.
- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo, espaço e o outro.
 – Que ginástica é essa?
Duração: 15 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática 
O objetivo desta atividade inicial é apresentar às crianças a Ginástica Acrobática apontado para suas peculiares em relação as demais modalidades de ginástica. Para isso, serão selecionados alguns vídeos da internet que demonstram algumas coreografias e movimentos típicos da ginástica acrobática.
Atividade 3 – Movimentos em duplas
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra 
O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em duplas. Para cada movimento trabalhado é fundamental que o(a) professor(a) faça uma demonstração prévia, pedindo a ajuda às próprias crianças, para facilitar a compreensão do movimento. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá às crianças para ficarem em duplas, uma de frente para a outra, de mãos dadas. Aproximando os pés tentarão inclinar seus corpos de maneira ereta para trás (1). Em seguida, uma das crianças deitará no chão em decúbito dorsal (de costas) com os joelhos flexionados enquanto a outra se apoiará eretamente em seus joelhos e suas mãos(2). Esses movimentos podendo ser feitos em seqüência do 1 para o 2 ou separadamente.
Atividade 4 - Movimentos em trios
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em trios. Para cada movimento trabalhado é fundamental que o(a) professor(a) faça um demonstração prévia, pedindo a ajuda às próprias crianças, para facilitar a compreensão do movimento. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá para duas das três crianças ajoelharem-se, uma de frente para a outra, e sem seguida a terceira criança tentará subir e se manter em pé em cima das coxas das crianças ajoelhadas (1). No segundo momento, o(a) professor(a) pedirá para duas das três crianças para segurarem nos braços umas das outras (como na cadeira de “fonfon”) e a terceira criança assentará em seus braços (2). Esses movimentos podendo ser feitos em seqüência do 1 para o 2 ou separadamente.
Atividade 5 - Movimentos em quartetos
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra 
O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em quartetos. Para cada movimento trabalhado é fundamental que o(a) professor(a) faça um demonstração prévia, pedindo a ajuda às próprias crianças, para facilitar a compreensão do movimento. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá para as crianças ficarem em quartetos, que serão compostos por duas duplas de mãos dadas e viradas de frente umas para as outras. Em seguida, as duas crianças que estão de costas umas para as outras tentarão flexionar seus joelhos (como se estivessem assentando em uma cadeira) apoiando suas costas mutuamente e segurando nas mãos dos colegas a frente (1). Em seguida, dando seqüência ao movimento anterior, os colegas que estavam na posição ereta também tentarão flexionar seus joelhos segurando nas mãos de seus colegas à frente (2). 
Atividade 6 – A grande pirâmide
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em quintetos. Para tanto, o(a) professor(a) tentará realizar com as crianças a pirâmide em quatro apoios. Esse movimento vai necessitar da ajuda o(a) professor(a) para a colocação das crianças em suas posições. Primeiramente o(a) professor(a) pedirá a três crianças para ficarem perfiladas na posição de quatro apoios para formar a base da pirâmide. Em seguida, pedirá para mais duas crianças para si posicionarem em quatro apoios em cima dos três colegas. Por fim, com a ajuda do(a) professor(a) a quinta criança será suspensa e preencherá para o terceiro andar da “Grande Pirâmide” (Figura 4).
Ao final da aula o(a) professor(a) fará um debate com as crianças sobre o tema da aula e os movimentos trabalhados. Nessa discussão o(a) professor(a) deverá indagar sobre:
- O que acharam dos vídeos da Ginástica Acrobática?
- Qual deles foi mais interessante?
- Durante as práticas vocês sentiram alguma dificuldade? Que tipo de dificuldade?
- Vocês se sentiram cansados depois dos movimentos?
- O que acharam de realizar movimentos em grupo? 
As questões levantadas e os comentários das crianças devem ser registrados pelo(a) professor(a) para que estes registros possam compor um portfólio de atividades realizadas pela turma.
História
A acrobacia foi desenvolvida em grande parte do século VII, devido à criação do circo. Mas, como esporte, essa modalidade da ginástica é relativamente jovem. As primeiras competições mundiais datam de 1973 – quando foi fundada a Federação Internacional de Esportes Acrobáticos(IFSA) – faz parte do programa dos Jogos Mundiais (competições organizadas pelo ComitÊ Olímpico Internacional um ano após das Olimpíadas). Em 1998, a IFSA se fundiu com a Federação Internacional de Ginástica (FIG). Com isso, espera-se,que os Ginástica Acrobáticos possam logo fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos.
Informações técnicas
A Ginástica Acrobática engloba em suas rotinas diversos movimentos de solo da Ginástica Artística; os movimentos isolados (a acrobacia em si) são basicamente compostos por mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exercícios dinâmicos), por equilíbrios e força (exercícios estáticos) e por exercícios individuais(saltos, giros, equilíbrios e etc).
É um esporte dinâmico. Desenvolve em seus participantes – homens e mulheres de todas as idades – coragem, força, coordenação motora, flexibilidade, habilidades de saltos e equilíbrio. Os acrobatas executam rotinas com a cabeça, mãos e pés dos seus parceiros, criando um esporte belo e, ao mesmo tempo, intrigante.
As rotinas são apresentadas em um tablado de 12x12 metros e acompanhadas por música e coreografia. As séries são executada dentro de no Maximo 2 minutos e 30 segundos. Isso ajuda a enriquecer o movimento de corpo e cultura musical dos ginastas.
A Ginástica Acrobática, por ter como principal característica a apresentação em par e grupo, requer um alto grau de confiança e cooperação entre os seus participantes. O nível técnico das competições, em praticamente todas as categorias, é bastante elevado. Devido a isso, os ginastas acrobáticos treinam no mínimo 3 horas por dia e 5 vezes por semana.

Outros materiais