Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
CASE:Imagine que você trabalha em uma grande mineradora e o transporte de minério da mina para a britagem primária, ainda com sua umidade natural, é realizado por meio de um sistema transportador de correias convencional, ver Figura 1, composto por 32 equipamentos e com capacidade média de 8657 t/h. O acionamento das correias é feito por um conjunto moto-redutor, com inversor.
 	O travamento nos rolos pode impactar diretamente nos níveis de produção das plantas. O monitoramento da rotação desse tipo de esteira por meio do inversor de velocidade do motor não indica situações de quebra da esteira, quebra do acoplamento ou travamento nos rolos.
Considerando que seu chefe sugeriu que não fosse acoplado materiais magnéticos nos eixos da correia. Qual seria sua sugestão de sensor para esse tipo de problema? Explique o funcionamento do sensor escolhido.
RESPOSTA:
Eu originalmente recomendaria um sensor encoder porém como o caso considera que o chefe sugeriu não utilizar nenhum tipo de sensor magnético neste caso usaria um sensor de efeito hall do tipo “sensor de velocidade besta hall” ou um “sensor hall 3144”, tendo em vista que a forma mais simples de analisar quando ocorre os travamentos é conhecer o processo como um todo principalmente no que se refere ao próprio travamento em sí, é interessante descobrir a que velocidade isto acontece e também acontecendo que se emita uma comunicação instantânea sobre a mesma. Bom sendo assim eu conseguiria fazer a leitura da velocidade de giro montando um simples sistema de controle de giro.
Trabalhando com a ideia de RPM (rotação por minuto) ou PMS(rotação e ponto morto superior como é identificado eu poderá simplesmente monitorar o início do funcionamento da esteira com um sensor que capite a velocidade de giro do eixo, polia ou qualquer parte da esteira que seja diretamente ligada a giro e sua evolução. Com uma programação pronta que identifica a quantidade de giro de um ponto a outro fazendo o cálculo do mesmo automaticamente eu teria a velocidade que a esteira costuma trabalhar e sendo o mesmo sistema programado para emitir um sinal em caso de travamento (parada brusca) eu saberia em primeiro lugar a que velocidade o sistema estaria travando podendo assim analisar a causa de travar a esta velocidade e posteriormente corrigir.

Outros materiais