Buscar

Apol 1 gestão de obras públicas e contabilidade pública

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Contabilidade Pública
Leia o texto e responda à questão: 
Para realizar uma administração que traga resultados para a população, os usuários necessitam ter nas mãos informações tempestivas, relevantes, exatas e confiáveis para a tomada de decisão. Dessa forma, a contabilidade tornou-se uma fonte inesgotável de informações que demonstram a situação das entidades num determinado momento.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, responda: qual é o objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público? 
Assinale a alternativa CORRETA:
Nota: 20.0
	
	A
	Criar banco de dados.
	
	B
	O patrimônio público.
Você acertou!
objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social. O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público. 
Referência: Assumpção, Marcio José. Contabilidade Pública aplicada ao setor público. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2013 (Série Gestão Pública) p. 25.
	
	C
	Ampliar a malha viária.
	
	D
	Estabelecer procedimento licitatório.
	
	E
	
Questão 2/5 - Gestão de Obras Públicas
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
A globalização apresenta para as cidades novos desafios, seja de oportunidades de crescimento e de formação de riquezas, de novas identidades culturais e sociais, de novas formas de integração e comunicação, seja de desagregação social, de dualidades e exclusões, de informalidade e de violência. Tudo isso exige novas formas de pensar a cidade e tentar construir um futuro viável feliz. Essa maneira de se pensar a cidade – juntamente com a globalização – foi um dos parâmetros que revolucionou os conceitos e as diretrizes da administração pública, da prestação de serviços e da execução de obras públicas, pois novas prioridades passaram a existir para a organização de um espaço socioeconômico e político.
MONTALVÃO, E. G. Gestão de Obras Públicas. Curitiba:  InterSaberes, 2013. 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, responda: o que a Revolução Industrial provocou no mundo? 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Política de descentralização do poder público, evitando a concentração do poder nas mãos somente de uma pequena parcela de administradores.
	
	B
	Modificações estruturais relacionadas ao capitalismo, à mão de obra assalariada e barata, à exclusão e à exploração do emprego.
Você acertou!
A Revolução Industrial provocou no mundo modificações estruturais relacionadas ao capitalismo, à mão de obra assalariada e barata, à exclusão e à exploração do emprego. No entanto, é claro que também houve mudanças substanciais em benefícios das cidades, como o aprimoramento e o desenvolvimento de processos e de novos avanços tecnológicos, que hoje fazem grande diferença, como: o aprimoramento de técnicas voltadas para a qualidade total, a satisfação do cliente/contribuinte, a melhoria no atendimento por meio de novas ferramentas e tecnologias da informação, a utilização de processos com ênfase na redução de desperdícios, entre outros. 
Referência: Montalvão, Elizamara Godoy. Gestão de Obras Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 36-37.
	
	C
	Participação na administração das políticas públicas e privadas, interligadas e trabalhando em conjunto no desenvolvimento da cidade.
	
	D
	Política de transparência pública, do dinheiro e da gestão urbana, como por exemplo o orçamento participativo e as auditorias públicas com a comunidade.
	
	E
	
Questão 3/5 - Contabilidade Pública
Além da legislação incidente sobre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público, não podemos esquecer que, como ramo da ciência contábil, ela deve obedecer aos Princípios Fundamentais de Contabilidade expressos na Resolução nº 750/1993 do CFC, que foi profundamente alterada através da Resolução CFC nº 1.282/2010.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, são estabelecidos como Princípios Fundamentais da Contabilidade pela Resolução 750/93 pelo Conselho Federal de Contabilidade os princípios:
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Princípio da Base sobre a Forma; Continuidade; Oportunismo; Registro do Valor Passado; e Atualização Monetária.
	
	B
	Princípio da Entidade; Oportunidade; Registro pelo Valor Original; Competência; e Imprudência.
	
	C
	Princípio da Entidade; Competência; Jurisprudência e Prudência.
	
	D
	Princípio da Continuidade; Atualização Monetária; Competência; e Imprudência.
	
	E
	Você acertou!
Art. 4º O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Parágrafo único – O patrimônio pertence à  entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
Art. 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.
Art. 10. O Princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.
Referência: Assumpção, Marcio José. Contabilidade Pública aplicada ao setor público. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2013 (Série Gestão Pública) p. 42-48.
Questão 4/5 - Gestão de Obras Públicas
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
Um administrador público ou gestor urbano precisa pensar e questionar esses fenômenos existentes em sua política urbana ou em sua gestão, bem como se preocupar no decorrer das mudanças com a adoção de políticas de obras públicas voltadas para as necessidades vitais. Essas transformações do ecossistema também levam o administrador e/ou gestor a refletir sobre as políticas de construção do ambiente, como as políticas
em rede, em que o problema não é considerado como pontual, e sim mundial. Esses problemas envolvem todas as nações como uma grande rede de relacionamentos, em que os fenômenos como o superaquecimento, a destruição da vegetação e das espécies animais afetarão a todos no longo prazo. Assim, as fronteiras e divisas podem ser geográficas, mas as consequências dos acontecimentos são mundiais.
MONTALVÃO, E. G. Gestão de Obras Públicas. Curitiba:  InterSaberes, 2013.
De acordo com o texto e com os conceitos abordados no livro base da disciplina, para entender melhor essas mudanças estruturais no espaço, deve-se perceber que o meio urbano apresenta determinadas estruturas, quais são elas?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Físicas e naturais.
Você acertou!
Para entender melhor essas mudanças estruturais no espaço, deve-se perceber que o meio urbano apresenta estruturas físicas e naturais. Naturais são as vegetações, os rios, afluentes e córregos, enfim, o que a natureza nos proporciona; já as físicas são tudo que é transformado pelo homem para sua sobrevivência, como a construção de ruas, parques, praças, edifícios e casas, entre outros. Esse espaço é gerido e organizado pelo homem como um complexo urbano, em que cada estrutura, sendo física ou natural, envolve-o para formar uma cidade, com todas as características externas e internas que a impulsionam para as transformações.
Referência: Montalvão, Elizamara Godoy. Gestão de Obras Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 39.
	
	B
	Histórica e física.
	
	C
	Naturais e governamentais.
	
	D
	Segurança e naturais.
	
	E
	
Questão 5/5 - Gestão de Obras Públicas
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
Para entender como as obras públicas funcionam e se organizam na gestão urbana, primeiramente é necessário perceber que para que elas aconteçam, existem estudos, questões históricas e administrativas envolvidas no processo. Perceber esse espaço físico e estrutural é uma das preocupações para se chegar à gestão de obras públicas, pois todas as obras se constroem a partir dele. 
MONTALVÃO, E. G. Gestão de Obras Públicas. Curitiba:  InterSaberes, 2013.  
A globalização se relaciona diretamente com a evolução dos processos, sendo estes industriais, tecnológicos e culturais, e como consequências acarreta as mudanças das sociedades e das cidades.  A partir desse contexto, e de acordo com os estudos realizados durante a disciplina, analise as sentenças abaixo indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa correta referente a globalização segundo Lopes, 1998:
(           ) apresenta para as cidades novos desafios;
(           ) oportunidades de crescimento e de formação de riquezas;
(           ) novas identidades culturais e sociais;
(           ) novas formas de integração e comunicação, seja de desagregação social, de dualidades e exclusões;
(           ) informalidade e de violência.
 
Nota: 20.0
	
	A
	V- V- V- V- F
	
	B
	V- V- V- V- V
Você acertou!
Essa maneira de se pensar a cidade – juntamente com a globalização – foi um dos parâmetros que revolucionou os conceitos e as diretrizes da administração pública, da prestação de serviços e da execução de obras públicas, pois novas prioridades passaram a existir para a organização de um espaço socioeconômico e político.
Referência: Montalvão, Elizamara Godoy. Gestão de Obras Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 36.
	
	C
	V- F- V- V- F
	
	D
	F- F- V- V- F
	
	E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais