Buscar

Investimento em ações

Prévia do material em texto

Ao utilizarmos do Gerenciamento de riscos estamos lidando com o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos de uma organização, no sentido de diminuir ou aproveitar os riscos e incertezas sobre essa organização. Sua importância se deve à possibilidade de identificar em toda a organização eventos em potencial, capazes de afetá-la, administrar os riscos de modo a mantê-los compatíveis com o desenvolvimento da organização e possibilitar uma garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos.
Entende-se por Volatilidade a intensidade e a frequência das oscilações no preço de um ativo em um determinado período. No caso proposto, O Santander Consumer Finance teve a necessidade de se adaptar a peculiaridade de cada mercado financeiro em que marcava presença, sendo de forma bem expressiva no mercado europeu, Com isso, o Santander se viu diante da necessidade de fazer um correto e minucioso planejamento de sua ampliação, mantendo os riscos sob controle, para que os fatores políticos e culturais do continente em questão não afetassem o seu trabalho.
Risco de Mercado: Processa-se através da possibilidade de perdas que podem vir a ser geradas por mudanças nas condutas das taxas de juros, do câmbio, dos preços das ações e dos preços de commodities.
Risco de Liquidez: este tipo de risco assume duas formas: risco de liquidez de mercado e risco de liquidez de fluxo de caixa. O primeiro é a possibilidade de perda decorrente da incapacidade de realizar uma transação em tempo razoável e sem perda significativa de valor. O segundo está associado à possibilidade de falta de recursos para honrar os compromissos assumidos em função do descasamento entre os ativos e passivos.
Risco de Crédito: definido como a possibilidade de perda resultante da incerteza quanto ao recebimento de valores pactuados com tomadores de empréstimos, contrapartes de contratos ou emissões de títulos.
Risco Operacional: Nesse tipo de risco, há a possibilidade de ocorrer perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. Este conceito inclui o risco legal.
O Fianance adaptou-se bem à fragilidade do contexto, obtendo resultados sólidos e aumentando sua quota de negócio rentável, graças a uma elevada diversificação geográfica com massa crítica em produtos-chave, uma gestão rigorosa das margens, um sistema de controle de riscos e recuperações comum em todas as suas geografias e uma eficiência superior à de seus concorrentes.

Outros materiais