Buscar

Fichamento Comunicação nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 
Fichamento de Estudo de Caso
Flávia Ferreira Lima 
Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações 
 Tutor: Prof. Me. Celso Bruno 
Santo André 
2017
Estudo de Caso: Comunicação nas Organizações 
Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise
Estudo de Caso
REFERÊNCIA: O estudo de caso apresentado refere-se ao caso Thomas Green . Ver. 01 de Maio de 2008. 210-P03, SASSER, W. Earl , BECKAHM, Heather. Caso LACC#210-P03 versão traduzida do caso #2095 da HBS. 
		Ao deixar o escritório central da Dynamics Display, em 05 de fevereiro de 2008, Thomas Green não podia acreditar que em cinco meses a promoção dos seus sonhos havia se transformado em um desastre, quando ele era um talento em rápida ascensão , hoje teria muita sorte se chegasse a celebrar um ano de companhia. Antes de encerrar o dia, Green havia lido a série de e-mails trocados a seu respeito sobre seu desempenho e tivera a certeza de que seu chefe Frank Davis estava preparando sua demissão, a última mensagem dizia claramente que sua posição como especialista estava à deriva e ele não tinha muito tempo para mudar a situação. Diante tudo aquilo, Green tomou o rumo de casa e começou a analisar o que havia saído errado e o que ele poderia fazer para salvar seu emprego. 
		A Dynamic Display foi fundada em 1990 como provedora de serviços de autoatendimento para bancos, por meio de caixas de autoatendimento, em 1994, a companhia criou uma nova divisão orientada para segmento de viagens e hospitalidade, disponibilizando seu primeiro quiosque de autoatendimento para a companhia aérea Discover Airlines, já em 2007 detinha 60% de market share, com mais de 1500 quiosques ativos em mais de setenta aeroportos. Oitenta por cento da divisão em 2007 vinha das companhias aéreas, 15% dos hotéis e 5% da locados de automóveis. A Dynamic Display oferecia todo o pacote de serviços como hardware, software, engenharia e suporte de manutenção.
		Thomas nasceu em Brunswick, Geórgia em 1979, durante seu curso na Universidade da Geórgia, trabalho em um armazém e lavava carros enquanto estudava para obter o título de bacharel em Economia. Seu primeiro trabalho, em tempo integral foi de vendedor na National Business Solution em Atlanta, lá obteve um sucesso impressionante na divisão de bancos, com o enfoque de venda de ATM para bancos regionais do Sudeste, foi recrutado em março de 2007 pela Dynamic Displays para ocupar a posição de Gerente de Contas, atendendo o segmento de Viagens e Hospitalidade. Em seus primeiros quatro meses como gente fechou um contrato para uma das maiores empresas de transporte aéreo, Journey Airlines, para acelerar a instalação de novos quiosques em vinte aeroportos e suprir a maioria dos locais com versões atualizadas dos softwares, surpreendendo a todos na empresa.
		Em julho de 2007, Green participou de uma semana inteira de treinamento na matriz, Shannon McDonald, vice-presidente da Divisão e Mark Jacobs, diretora Nacional de Vendas, organizaram suas agendas a fim de conhecê-lo melhor, foi uma empatia imediata, Green e McDonald eram conterrâneos e frequentaram a mesma universidade, no final da semana, Green soube que havia uma vaga para um especialista sênior de mercado e se posicionou agressivamente como candidato à vaga. Após um jantar em que Green apresentou explicações detalhadas sobre as oportunidades de negócio que ele observava e sobre as estratégias para conquistá-las, McDonald promoveu-o para a posição de especialista sênior de Mercado.
		Green foi alocado fora da sede de Boston, a promoção foi um avanço significativo para Green, um gerente de contas que desejasse se juntar a equipe de marketing, teria que primeiro alcançar a posição de especialista de mercado e vários anos depois a posição sênior. Os especialistas seniores eram responsáveis por indicar tendências na indústria, avaliar novas oportunidades de negócio e definir metas de vendas, além disso, desenvolviam estratégias gerais de mercado e específica para clientes, ajudando de certa forma os gerentes de conta obterem suas vendas, Green supervisionava diretamente dois especialistas de mercado e se reportava a Frank Davis, Diretor de Marketing.
		A promoção de Green tornou-se efetiva em 10 de setembro de 2008, logo no primeiro dia, McDonald lhe disse que ele estava lidando com uma situação delicada com relação à Davis, pois ele (Davis) esperava escolher o novo especialista sênior e este não seria ele, portanto teria que lidar com qualquer concorrência decorrente daquele fato, pois a oportunidade data não era nada habitual e que não queria ser desapontada.
		Green usou quase toda a sua primeira semana revisando as vendas de 2006 e 2007, passou a semana seguinte com seu chefe, Frank Davis , fazendo um tour pelas maiores companhias aéreas do segmento. Em seguida, Green visitou clientes, especialistas de Mercado e os gerentes de contas em Nova York, Atlanta e Orlando, além das viagens, a agenda pessoal de Green estava complicada, tentando encontrar moradia em Boston, organizando sua mudança e administrando o relacionamento com a namorada em Atlanta.
		Em 8 de outubro, Green participou do plano de metas de 2008, no qual Davis apresentou projeções de vendas para o ano seguinte, era a primeira vez que Green participava de um processo de planejamento e projeção de vendas, Davis ocupara a posição de Green quando as projeções foram feitas , e os número da região Leste havia sido trabalhados sem as considerações de Green, durante a reunião Davis ratificou o desempenho esperado de todos os especialistas, as avaliações de desempenho seriam baseadas na capacidade de alcançar ou superar os objetivos. Green ficou surpreso com a proposta de números, uma estimativa de 10% de crescimento para a região Leste, de acordo com o seu pensamento, os números de Davis estavam sem embasamento, e a meta estabelecida por Davis para região dele eram irreais, e durante a reunião manifestou sua insatisfação com suas metas. Depois da reunião, Davis mostrando visivelmente que estava desgostoso com sua manifestação pública, parou-o no corredor e comentou a respeito das grandes oportunidades de mercado, Green ouviu, mas o tempo que passara com os clientes deu-lhe motivos para duvidar de Davis.
		Era costume fazer uma avaliação informal dos profissionais da Dynamic Displays no primeiro ou segundo mês após a promoção, Green ficou bem preocupado quando recebeu um convite para reunião com Davis sobre o seu desempenho. No dia 15 de outubro de 2007, eles se encontraram para discutir seu desempenho até aquele momento. Para surpresa de Green, Davis já havia preparado uma lista de problemas encontrados no seu trabalho logo no primeiro mês, Davis mal olhou para Green e começou falando sobre não mantê-lo informado sobre seus compromissos, pois ele tentara localizá-lo já que o Outlook informava que ele estava em Orlando, ele não atendeu ao telefone e ao ligar para o cliente o mesmo informara que Green já não estava mais na cidade, havia pedido um relatório sobre outro cliente e ele não havia enviado. Green completamente surpreso tentou justificar-se e ficaram as próximas duas horas discutindo os vários incidentes e buscando uma forma de amenizar a situação.
		Alguns dias depois da reunião, Davis mandou um e-mail à McDonald, enfatizando os tópicos discutidos na reunião deles e copiando Green na comunicação. Depois do encontro de 15 de outubro, Green havia se encontrado com o diretor Nacional de vendas e com o diretor desenvolvimento de softwares, investiu quase todos os meses de novembro, dezembro e janeiro trabalhando de forma independente no projeto de software especial e viajando para encontrar-se com os especialistas de mercado e várias clientes. Durante este período, Green evitou, sempre que possível qualquer interação com Davis, e continuava a comentar com outras equipes a sua discordância quanto aos números apresentadospor seu chefe para 2008. 
		No dia 28 de janeiro, Davis conduziu outra avaliação de desempenho com Green, concentrando-se nas contínuas deficiências de Green quanto ao seu trabalho e à sua atitude. Após a reunião Davis, enviou um e-mail à McDonald , enfatizando os tópicos discutidos com Green, mas Green não fora copiado nesta mensagem, mas recebeu uma cópia pelo e-mail pessoal, por outra pessoa. Green, tomou como pessoal que Davis estava tentando se livrar dele, e estava se preparando para isso. Em seguida, recebeu de McDonald uma mensagem curta solicitando seu ponto de vista sobre a situação.
		Várias, questões permaneciam nos pensamentos de Green, O que faria a seguir? Agendar uma reunião com McDonald ou enviar um memorando detalhado? Fazer o que Davis mandou apesar de estar convencido de que as projeções estavam inflacionadas? Era responsabilidade dele questionar as projeções de seu chefe? Ou contratar um head hunter e começar a procurar um novo emprego? 
		De qualquer forma deveria se decidir antes de responder ao e-mail de McDonald, e na próxima semana suas dívidas começariam a vencer e este não era o melhor momento para ficar desempregado, 2008 pareceu-lhe que seria bem estressante.
1

Outros materiais