Buscar

Fichamento Visão Estratégica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 
Fichamento de Estudo de Caso
Flávia Ferreira Lima 
Trabalho da disciplina Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas 
 Tutor: Prof.Ms. Josué J. Silva
Santo André 
2017
Estudo de Caso: Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas
Anne Riley: Dispensada
Estudo de Caso
REFERÊNCIA: O estudo de caso apresentado refere-se ao caso Anne Riley: Dispensada. Ver. 15 de Setembro de 2011. 9-612-008. SUCHER, Sandra J. ANDREWS, Phillip
Em uma manhã fria de Janeiro de 2011, o recrutamento ia a todo vapor na Harvard Business School, a estudante de 28 anos, Anne Riley esperava pacientemente pela recrutadora da Goldman Sach’s, e seria entrevistada para um trabalho de verão que esperava resultar em uma oferta para um trabalho permanente após a formação, apesar de estar confiante de que possuía as habilidades procuradas pela empresa, ela não gostava do processo de networking e entrevistas e queria terminar logo a entrevista.
Quando a recrutadora chegou, ela cumprimentou Riley, conversaram informalmente até chegarem a sala de conferencia, assim que chegaram a recrutadora disse-lhe; “Você trabalhou na Storrow Capital algum tempo antes de ir para HBS, eu também trabalhei em uma empresa PE parecida antes do meu MBA. Riley se preocupou que o foco da entrevista fosse sua experiência na Storrow, onde havia trabalhado cinco meses após ter sido dispensada em Novembro de 2008.
Riley tinha sido criada por sua mãe em Buffalo, NY, se destacou na escola e desde os 15 anos trabalha para ter seu próprio dinheiro, foi a primeira da família a cursar faculdade se formou em 2005, em bacharel e ciências em contabilidade com foco em finanças numa universidade de alto nível. Já tinha sido contratada por um dos maiores bancos de investimentos do mundo como analista da cidade de Nova York, ela tinha traçado como objetivo fazer um MBA e se dedicar a uma carreira em uma grande empresa PE, o processo de recrutamento para um cargo em PE tanto antes quanto depois da MBA era extremamente competitivo, candidatos para cargos pós-MBA se diferenciavam ao destacar seus trabalhos anteriores em negócios de investimentos de PE.
Depois de três anos no banco de investimentos, ofereceram a ela um cargo de analista na Storrow, em julho de 2008, ela se mudou para Chicago, a sede da empresa fundada em 1989, tinha mais de $50 bilhões em ativos sob sua administração e se estendia por vários setores. Riley recebeu várias ofertas, mas aceitou a da Storrow por causa do prestígio da empresa e das “boas pessoas” que conheceu. A equipe de analistas da Storrow em 2008 era composta pro 25 analistas pré-MBA, contratados ao mesmo tempo e treinados juntos, eles havia entrado na empresa no momento em que a economia global começou a implodir, o outono de 2008 não foi trabalhoso e a equipe pensou que a PE iria oferecer algum tipo de experiência de aprendizado e acabou não sendo o esperado e a equipe teve de ajustar suas expectativas, mesmo assim o PE parecia ser o último setor dos serviços financeiros a ser afetado pela crise. Ninguém suspeitou das dispensas até o dia em que aconteceram pela primeira vez na história da firma anunciada pela Storrow. A maior parte do dia correu normalmente, o chefe do seu grupo não a chamara então ela se sentia livre, mas no fim da tarde, ela recebeu um e-mail dele pedindo que fosse a sua sala, ela se preocupava em como se recuperaria caso a Storrow a dispensasse, um cargo de grande status não era fácil de substituir.
Quando entrou no escritório do chefe viu seu olhar e sabia exatamente o que ia acontecer, grande parte da conversa ele tentou amenizar o golpe, explicou que a empresa vinha sendo pressionada a cortar custos, e decidiu fazer cortes principalmente no nível júnior. Normalmente as empresas não permitiam que funcionários dispensados permanecessem no escritório, mas a Storrow funcionava diferente, Riley poderia usar o escritório até 31 de dezembro, utilizando os recursos do escritório para encontrar um novo emprego, conversaram sobre o pacote de rescisão, sendo os salários e benefícios de saúde permanecendo até 31 de janeiro e ainda receberia o bônus prometido com base nos 5 meses de trabalho.
De volta a sua sala, Riley se sentiu solitária, tinha se mudado para Chicago pelo emprego, deixando todos em Nova York, assim que chegou à rua parte do choque se dissipou, seus pensamentos foram preocupações de curto prazo, depois imaginar porque fora dispensada, depois sentiu raiva e chegaram às preocupações de longo prazo, imaginou quanto tempo ficaria desempregada, com a economia bagunçada poderia esgotar o bônus antes de encontrar um novo emprego, havia redecorado o apartamento e adotado um cachorro, pensando em ficar com o apartamento por dois anos antes de ir para MBA. Teve problemas para dormir a noite, preocupada com que vissem sua experiência limitada em negociação como um furo significante em seu histórico profissional, o tempo da Storrow não tinha sido apenas breve, mas coincidira com um período de recessão econômica.
Riley permaneceu em casa por dois dias após a dispensa, pensando no que queria fazer depois, percebeu que tinha duas opções: tentar permanecer em PE ou seguir outro rumo, aceitando um emprego que pudesse gostar, mas que não pagaria tão bem. Reconheceu a importância da ajuda do networking que a Storrow havia oferecido, creditou que a melhor opção seria trabalhar para uma empresa do portfólio da Storrow, o gerentes sugeriram que tentasse um cargo na MAT (Memorial Automotive Technologies), ela aceitou ao cargo em dezembro de 2008, negociando a data de inicio para 12 de janeiro de 2009, mas neste meio tempo um antigo colega de Storrow com um MBA recebera a proposta simular da MAT, recebendo o cargo que Riley havia aceitado semanas antes, ela foi trabalhar com o diretor financeiro de um dos seis negócios principais da empresa. a função acabou não sendo a que falaram, e isso aumentou sua raiva e frustração, mas ainda assim tentou fazer o máximo que podia , quando não estava ocupada , se encontrava com várias pessoas de áreas diferentes (marketing, recursos humanos e gerenciamento de vendas) para crescer e aprender.
Não havia programa de tutoria na MAT como havia na Storrow, Riley sentia falta disso, e ela frequentemente tinha que voltar a Storrow para obter informação, não foi fácil para ela interagir com a Storrow enquanto estava na MAT.
Em agosto de 2010, Riley se matriculou no programa da MBA da HBS. Este novo ambiente ajudou-a esquecer parte da raiva , conheceu alunos que também haviam sido dispensados e encontrou conforto na troca de experiências, e também percebeu um estigma : Os alunos que sobreviveram a dispensas se achavam mais espertos e habilidosos.
Mais tarde, quando começara o recrutamento para estágios de verão, Riley decidiu que tinha energias para passar novamente por um processo de entrevistas para PE.
	
1

Outros materiais