Buscar

Fichamento Criatividade e Inovação 15.05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
	
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 
Fichamento de Estudo de Caso
Flávia Ferreira Lima
 
Trabalho da disciplina de Criatividade e Inovação Organizacional Tutor: Prof. João Luiz Carvalho Rocha de Oliveira 
Santo André 
 
2017
Estudo de Caso: Criatividade e Inovação Organizacional 
Netflix 
Estudo de Caso 
REFERÊNCIA: O estudo de caso apresentado refere-se ao caso da Netflix. Ver. 27 de abril de 2009. 610-P02. SHIH, Willy. KAUFMAN, Stephen. SPINOLA, David. Harvard Business School.
		
		Em janeiro de 2007, Reed Hastings, o fundador e CEO da companhia que foi pioneira em locação de filmes online de DVDs, revelariam a muito esperada entrada da Netflix no mercado de vídeo online. Muitos acreditavam que a capacidade de cliente encomendar filmes através de computadores para visualização instantânea como Vídeo On-Demand (VOD) impactaria rapidamente a grande base de usuários do negócio principal da empresa.
		Embora acreditasse que o mercado de locação de DVDs ainda permaneceria por alguns anos, ele sabia que a decisão teria um grande impacto não apenas na percepção de sua empresa pelo mercado, mas na sua capacidade de sustentar sua posição como um gigante no setor da mídia.
		
		As Origens da Companhia
		A Netflix , foi concebida por Hastings após ele ter encontrado uma cópia de aluguel em VHS no fundo do armário e ter que pagar $40,00 dólares pelo atraso. Ele começou a estudar formas alternativas de oferecer um serviço de home movie para satisfazer os clientes dando ao assinante a possibilidade de alugar até 3 filmes através do site da Netflix com a taxa de $ 17,99. A líder de mercado era a Blockbuster , seus sucesso de baseava na percepção de que a locação se dava em grande parte por decisões tomadas de impulso, em 2006, a Blockbuster tinha 5.194 pontos , sendo 4.255 próprios e o restante franqueados, mantinham um estoque de cerca de 2.500 títulos diferentes por loja, principalmente dedicado a filmes de sucesso, com novos lançamentos em destaques.
		Fundada em 1997, a Netflix , ao invés de tentar atrair clientes para um ponto de varejo , oferecia entrega em domicílio de DVD através de correios concentrando-se nos esforços de que os adotantes de novas tecnologias havia comprados recentes aparelhos de DVD. A entrada em domicílio dos EUA , de 5% em 1999 passou para 13% em 2000, um nível que atraiu a atenção de outros canais, os DVD começaram a serem vendidos em grandes varejistas como Wal-Mart sendo substituídos as fitas VHS nas prateleiras.
		O feedback dos clientes iniciais revelou uma frustração com a Netflix por cobrar preços de locação iguais aos concorrentes locais de varejo, proporcionando um serviço mais lento de entrega, Hastings acreditava que a mudança para um serviço de assinatura pré-pago poderia fornecer melhores valores aos clientes e transformar os tempos de entregas mais longos em vantagem.
		Pouco tempo depois , ajustou-se o sistema tarifário mais uma vez, oferecendo locação ilimitada pela primeira vez, os assinantes podiam manter 3 filmes de uma vez e trocá-los com a frequência que quisessem. Com esta mudança nos preços, a empresa conquistou um novo grupo de fãs para quem , locação de filmes era uma parte regular de entretenimento diário.
		Fundada em 1985, em 2002 a Blockbuster declarou que não acreditava no projeto VOD, vendo sucesso crescente posteriormente em 2004 tentou iniciar um projeto grotesco semelhante do mesmo segmento sem mensurar gastos, como era de se esperar, a Blockbuster acumulou prejuízos, o valor de mercado sofreu um grande decréscimo, seu império foi abalado com o fechamento de 300 lojas, em 2013 amargava uma queda de 50% do faturamento.
		A Netflix contratou Ted Sarandos pra ser diretor de conteúdo, gerenciando as aquisições de conteúdo, vindo da Vídeo City, Sarandos conduziu uma transação entre a Netflix e os grandes estúdios atendendo não só aos clientes como os estúdios que já não precisava perder os filmes velhos.
		Durante a ascensão da Netflix, os observadores do setor elegeram o VOD como a “ próxima grande novidade” em home vídeo, sendo visto como a combinação da programação Pay-per-view com download de entretenimento na internet, a expectativa era de que as pessoas pesquisariam uma vasta biblioteca de filmes on line, em seguida assistiriam na TV normal.
		Questionando se seria um passo errôneo, criou um centro de lucro separado e um serviço totalmente deferente do meio do qual os cliente pagariam exclusivamente para ter acesso a vídeos online, embora reconhecendo que o mercado para este serviço seria pequeno em 2007, ele acreditava que uma solução acabaria surgindo para as questões de conteúdo e conectividade.
		Atualmente a Netflix, está presente em quase todos os países, são mais de 190, não somente conhecida por ser distribuidora de conteúdo , ela é produtora de conteúdo original e está em plena ascensão, lançado em 2015, aproximadamente 450 horas de conteúdo original, em 2016 aproximadamente 600 horas.
�

Outros materiais