Buscar

Filosofia Etica e Cidadania questoes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	Com relação à ética e a moral, é correto afirmar: 1 - A função da Ética é a de esclarecer, explicar, investigar os fundamentos dos fatos morais. 2 - O sentido básico ou descritivo de ética que está ligado ao significado etimológico das palavras em latim mos, mores. 3 - A Ética Aplicada que estaria preocupada com questões práticas como aborto, eutanásia, códigos de ética etc. 4 - A Ética é histórica e vincula-se a determinada cultura com seus padrões.	 1 e 3 estão corretos
	A diferença entre os sofistas, de um lado, e Sócrates e Platão, de outro, é dada pelo fato de que os sofistas aceitam a validade das opiniões e das percepções sensoriais e trabalham com elas para produzir argumentos de persuasão, enquanto Sócrates e Platão consideram as opiniões e as percepções sensoriais, ou imagens das coisas, como fonte de erro, mentira e falsidade, formas imperfeitas do conhecimento que nunca alcançam a verdade plena da realidade (fonte: IF/MT ¿ 2015 com adaptações). Com base nessa afirmativa, assinale a opção CORRETA.	Os sofistas eram considerados por Sócrates e Platão, como os algozes dos prisioneiros no mito da caverna.
	A filosofia é	Um saber racional que nos leva à uma reflexão sobre a vida cotidiana.
	A filosofia é	Um saber racional que nos leva à uma reflexão sobre a vida cotidiana.
	A Filosofia é um saber mais abrangente e, a partir dela são fundamentados e desenvolvidos vários projetos e pesquisas, bem como conhecimentos. A Filosofia utiliza diversos métodos em suas investigações. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses métodos.	Argumentação lógica; experiências do pensamento e procedimentos empíricos.
	A Filosofia é um saber mais abrangente e, a partir dela são fundamentados e desenvolvidos vários projetos e pesquisas, bem como conhecimentos. A Filosofia utiliza diversos métodos em suas investigações. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses métodos.	Argumentação lógica; experiências do pensamento e procedimentos empíricos.
	A filosofia nasce da transição da narrativa:	 Mítica para a racional
	A filosofia nasce da transição da narrativa:	 Mítica para a racional
	A Filosofia nasceu por si mesma? Nasceu das contribuições orientais? Como surgiu esse modo de proceder que valoriza o pensamento racional? Por que na Grécia? Acredita-se que a Filosofia surgiu de uma mudança de olhar que os gregos desenvolveram a partir do contato com outras culturas, particularmente a cultura oriental. Esse processo foi denominado de:	Racionalização
	Aristóteles escreve duas obras importantes para seus discípulos. A primeira é a Ética a Nicômaco que investiga os aspectos morais das ações humanas etc., ao passo que a segunda, a Política, examina as instituições políticas para os fins da associação dos homens em comunidades. Nesse caso, assinale a alternativa que, corretamente, corresponda às finalidades da ética e da política:	 A ética visa o homem virtuoso, enquanto a política visa o bom cidadão.
	Aristóteles escreve duas obras importantes para seus discípulos. A primeira é a Ética a Nicômaco que investiga os aspectos morais das ações humanas etc., ao passo que a segunda, a Política, examina as instituições políticas para os fins da associação dos homens em comunidades. Nesse caso, assinale a alternativa que, corretamente, corresponda às finalidades da ética e da política:	A ética visa o homem virtuoso, enquanto a política visa o bom cidadão.
	Com relação às inovações técnicas, culturais e institucionais que marcaram as condições históricas que possibilitaram o nascimento da Filosofia no período da Grécia Arcaica (etapa da história da antiguidade grega que se estendeu de finais do século VIII a. C./início do século VII a. C. ao final do século VI a. C./início do século V a. C.), podemos afirmar que:	As navegações e as transformações técnicas surgidas nesta etapa tiveram o poder de desencantar o mundo e de forçar o desenvolvimento de explicações racionais sobre a realidade.
	Considerando-se que a atitude filosófica se apresenta como uma atitude crítica, é CORRETO afirmar que:	Uma das condições essenciais para que a atitude filosófica possa ser entendida como uma atitude crítica é que a atitude filosófica possibilite o desenvolvimento da capacidade de julgar, discernir e decidir corretamente.
	É uma área de concentração de origem filosófica,votada para analisar os fundamentos da moral.Estamos falando da:	Ética
	Em um pequeno livro denominado ¿A filosofia explica as grandes questões da humanidade¿, editado pela Casa da Palavra (RJ) e pela Casa do Saber (SP), Clovis de Barros Filho e Júlio Pompeu iniciam o capítulo sobre este tema nos dizendo que falar sobre ética encontra-se referenciado a um conjunto de reflexões que se faz quando é preciso reconhecer a melhor maneira de viver e de conviver, o que, todavia, não significa dizer que "ser ético" implique na obtenção de um "passe livre" para a felicidade. Assim, no que tange a uma possível "definição"/caracterização do que pode ser entendido como ética, podemos afirmar que:	A -ÉTICA é uma área de concentração de origem filosófica que tem por fim estudar, refletir o sentido do agir humano, ela enquanto matéria filosófica busca compreender em que medida um ato é justo ou não, uma intenção é virtuosa ou não, ou mesmo em que consiste a virtude.
	Ética e a política integram, portanto, as ciências práticas que estudam a conduta humana, a construção do homem virtuoso e, consequentemente, do bom cidadão. A afirmação apresenta a ideia da ética de:	Aristóteles.
	Ética vem do grego ethikós, a partir de ethos, que significa modo de ser. Esta é a parte da filosofia que estuda o bem comum. Tendo em vista os estudos de Sócrates, Platão e Aristóteles, assinale a afirmativa que pode ser considerada verdadeira:	 Para Aristóteles, no campo da ética, o valor máximo é a moderação e agir com prudência significa ter uma ação ponderada e avaliada
	Fundador da primeira Academia na Grécia Antiga, considerava que a educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral; deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Defendia que aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar deveriam compor o currículo dos cursos. Ademais, defendia que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens. Este filósofo é:	 Platão
	No que se refere à "dimensão epistemológica" do "mito da caverna" platônico, é possível afirmar que:	E - O "mito da caverna" pode ser entendido como uma alegoria que trata das duas formas fundamentais de conhecimento presentes na teoria das ideias de Platão.
	O mito da caverna de Platão faz uma alusão a:	 necessidade de sermos críticos e ousados perante a realidade
	O sentido prescritivo da ética significa que:	 a ética estaria ligada a um conjunto de preceitos que estabelecem e justificam determinados valores e deveres
	Para Aristóteles, a finalidade do ser humano é alcançar um bem, porém, há muitos bens possíveis, quanto ao ser humano, há um bem maior. Qual é esse bem?	felicidade;
	Para Aristóteles, justiça e vida boa estão interligadas, o que nos oportuniza pensar em vida boa de uma maneira muito diferente do que o senso comum brasileiro entenderia como tal. E o que isso significa?	Viver na excelência moral
	Para Aristóteles, o ser humano virtuoso é aquele que consegue ou que possui a justa medida daquilo que deve realizar. Portanto, não falhará nem por excesso, nem por falta. A excelência moral é um caminho de realização, de felicidade. Essa ética é chamada também de:	Eudemonista.
	Para Platão, a filosofia é uma forma de saber que possui um caráter essencialmente:	reflexivo
	Parte da filosofia que trata das questões e dos preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana. Estamos falando da:	 ética;
	Podemos assim dizer que a finalidade da filosofia é:	Construir uma postura crítica sobre o conhecimento
	Quanto ao surgimento e história da Filosofia, assinale a alternativa correta.	Filosofia com o rompimento do mito
e a razão, promovido pelos pré socráticosl.
	Quanto ao surgimento e história da Filosofia, assinale a alternativa correta.	Filosofia com o rompimento do mito e a razão, promovido pelos pré socráticosl.
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais