Fichamento   Tecnologia e recursos   KATHLEEN
3 pág.

Fichamento Tecnologia e recursos KATHLEEN


DisciplinaRecursos e Tecnologia10 materiais162 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 MBA EM DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR 
Fichamento de Estudo de Caso
Kathleen Pessoa Melo
Trabalho da disciplina 
Tecnologia e recursos educacionais digitais 
no ensino superior,
                           Tutor: Prof.ª Adriana de Souza Carvalho.
Belém
2017
Estudo de Caso:
Cisco Systems, Inc.: Implantação de ERP
REFERÊNCIA: AUSTIN, Robert D.; NOLAN, Richard L.; COTTELLER, Mark J. Harvard Business School. 2002. 
  Fundada em 1984 por Sandy Lerner e Len Bosack na cidade de São Francisco, Estados Unidos, a Cisco Systems tinha como principais produtos, Roteadores e Switches, sendo líder de vendas em roteadores multiprotocolos. 
Don Valentine foi o primeiro a investir na Cisco, quando a empresa estava em eminencia de se tornar a terceira empresa dominante no mercado. Em 1988, John Morgridge, foi contratado como diretor executivo da (CEO) tendo como plano instalar uma estrutura de gestão extremamente disciplinada. Em 1983 Peter Solvik foi contratado como diretor do departamento de TI onde planejava permitir que cada área funcional tomasse sua própria decisão com relação à aplicação e ao plano de mudança. Porem houveram poucos progressos na empresa resultando em dificuldades na substituição dos sistemas. Havia uma deterioração do ambiente de sistemas existentes na empresa quando em 1994 o Sistema da Cisco falha de forma drástica ficando assim a beira de um colapso total. Era necessário implantar um sistema que atendesse as necessidades do negócio da empresa, foi quando em 1994 a Oracle foi escolhida para unir forças com a Cisco entrando com seu Know How de Banco de dados e desenvolvimento de sistemas, fazendo uma redução drástica dos custos de aquisição e de operação. 
No processo de implantação do sistema Oracle, foi utilizado uma técnica de prototipagem rápida que auxiliou na divisão dessas etapas (CRP) para uma compreensão mais aprofundada do software. A primeira etapa foi a CRP0 que teve como atividade principal treinar a equipe e a configuração do sistema. A segunda etapa foi a CRP1 que tinha como principal objetivo fazer o sistema funcionar dentro de sua área especifica. A terceira etapa foi a CRP2 que objetivava testar o sistema tanto em hardware quanto em software. Já na última fase do CRP3 o sistema foi testado como um todo, avaliando a prontidão da empresa para rodar. 
O processo de transição da Cisco para a Oracle não foi nada fácil, a empresa passou por dificuldades na implementação do ERP que causou um caimento do desempenho da mesma, que com o esforço árduo dos líderes foi amenizado e a empresa volta então a se desenvolver de forma ordenada. Um único sistema, um único banco de dados para todos os processos e setores da empresa. 
Em 1997 ocorreu a instalação do primeiro roteador Cisco 12000. Em 1999 a empresa adquiriu a Cerent Corp., EUA. Em 2000 a Cisco tornou-se a empresa mais valorizada do mundo. Em 2003 a cisco adquiriu a empresa Linksys, produtora de equipamentos de rede, tornando-se líder do mercado doméstico de redes. 
O caso Cisco System nos mostra a importância da integração de diversas áreas do conhecimento para a solução de um caso, onde a persistência e confiança nos meios para a resolução do problema foi de suma importância no resultado final.