Buscar

MÉTODOS DE BARREIRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MÉTODOS DE BARREIRA
Integrantes:
Rosana Santana
Graziele Moreira 
Izabele Medeiros
Hector Gontijo
1
MÉTODOS DE BARREIRA
Os métodos de barreira evitam a gravidez através do impedimento da ascensão dos espermatozoides. Atulamente, com a crescente incidência das doenças sexualmente transmissíveis (DST), em particular a AIDS,houve uma revalorização do uso desse método. O sucesso de seu emprego depende da motivação, da aceitação e da confiança para usá-lo.
MÉTODOS DE BARREIRA
Tendo em vista que existem diferentes métodos anticonceptivos, é essencial o conhecimento de seu funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento desses fatores leva ao uso inadequado, com o risco de uma gravidez indesejada ou até mesmo o contagio de DST.
AGENTE ESPERMATICIDA
 O objetivo dos agentes espermaticidas é imobilizar e destruir os espermatozóides, dificultando ou impedindo a penetração desses no canal cervical. Geralmente as geléias, pomadas e cremes espermaticidas são utilizados em associação ao diafragma ou ao capuz cervical.
O Monoxinol-9 a 5% é a substância ativa mais utilizadas em espermaticidas. 
AGENTE ESPERMATICIDA
 Não é um método muito efetivo se usado isoladamente. Este método pode causar irritação vaginal e alteração da flora vaginal, por esse motivo não é recomendado com o objetivo de prevenir a transmissão de DST, e não deve ser usado em mulheres de alto risco para HIV, infectadas pelo HIV ou que sejam portadoras de AIDS.
AGENTE ESPERMATICIDA
Observações:
-Deve ser aplicada na vagina 10 a 30 minutos antes da relação.
-A eficácia do método isolado é muito baixa.
- Entre os efeitos adversos estão as alergias que ocorrem em 1 a 5% das usuárias.
DIAFRAGMA
É uma membrana côncava que é colocada na vagina e encobre o colo do útero.
DIAFRAGMA
Deve ser colocado entre o fórfice vaginal posterior (fundo de saco vaginal atrás do colo do útero) e anteriormente vai até o púbis .
DIAFRAGMA
Os índices de falha podem ser tão baixos quanto 2% e podem ir até 23%. A falha típica por ano é em torno de 18%. Não figura entre os métodos mais eficazes, sempre devem ser associados com um espermaticida. Não são recomendados para mulheres de alto risco para HIV, infectadas pelo HIV ou que tenham AIDS.
PRESERVATIVO FEMININO
 O preservativo feminino também serve para se prevenir contra a aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis. Assim como a opção masculina, também evita uma gravidez não desejada. Por ficar dentro do canal vaginal, a camisinha feminina não pode ser usada ao mesmo tempo em que a masculina. É feita de poliuretano, um material mais fino que o látex da camisinha que envolve o pênis. É, também, mais lubrificada.
PRESERVATIVO FEMININO
 A camisinha feminina é como se fosse uma “bolsa” de 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro e possui dois anéis flexíveis. Um é móvel e fica na extremidade fechada, servindo de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina. O segundo, na outra ponta, é aberto e cobre a vulva (parte externa da vagina).
Camisinha Feminina:
Colocando a camisinha feminina
 PRESERVATIVO MASCULINO (CAMISINHA)
 Feita de látex ou poliuretano, impede a ascensão dos espermatozoides ao útero, prevenindo a gravidez indesejada. Também é eficiente na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como AIDS e HPV
 É um dos métodos contraceptivos mais eficientes, pois apresenta uma taxa de 90-95% de eficácia na prevenção da transmissão de DSTs e gravidez. Deve ser utilizada em todas as relações sexuais. É acessível a todas as pessoas e não há contraindicação.
Camisinha masculina:
 -Colocar a camisinha desde o começo do contato entre os órgãos sexuais;
 -Tirar a camisinha logo depois da ejaculação;
 -Apertar a ponta da camisinha enquanto ela é desenrolada para evitar que permaneça ar dentro dela. Se o reservatório estiver cheio de ar, o preservativo pode estourar;
Camisinha masculina:
 -Usar somente lubrificantes à base d’água. A vaselina e outros lubrificantes à base de petróleo não devem ser usados, pois causam rachaduras no preservativo, acabando com sua capacidade de proteger contra doenças e gravidez;
-Usar uma única vez cada camisinha. Usar o preservativo mais de uma vez não previne contra DST e gravidez;
-Guardar a camisinha em locais frescos e secos;
-Nunca abrir a camisinha com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la.
Colocando a Camisinha masculina:
fontes
https://www.abcdasaude.com.br/ginecologia-e-obstetricia/anticoncepcao-metodos-de-barreira
http://giv.org.br/Preven%C3%A7%C3%A3o/Como-Usar-a-Camisinha-Feminina/index.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais