Buscar

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL	
1- O Estado Avaliador apresenta um modelo de avaliação que norteia as ações desenvolvidas pelas instituições educacionais . O INEP, ao longo do tempo, vem implantando, gradativamente, um sistema de avaliação com iniciativas realizadas desde seu fundador Anísio Teixeira. E, do ponto de vista histórico, a partir dos anos 90, os exames nacionais referentes ao ensino superior são apenas: I - ENC- Exame Nacional de Cursos, conhecida como PROVÃO. II- ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. III- ENADE - Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes. IV- ENCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competência da Educação de Jovens e Adultos. Os itens que se referem aos exames nacionais relativos ao ensino superior são apenas:
 Certo	I e III
2- A avaliação Institucional em Educação pode ser considerada como um instrumento de:
	punição a funcionários e/ou professores que agem de má fé
 Certo	aprimoramento da qualidade pedagógica e administrativa
3- Aponte a diferença básica existente entre uma visão ou concepção de educação racionalista - tradicional - e outra progressista - holística -, que pode comprometer a escolha de um modelo de avaliação democrático e participativo:
 Certo	fragmentação lógica da realidade.
4- De acordo com a importância da avaliação ficou sabido que: as informações produzidas a partir de um sistema de avaliação tem papel importante sobre os resumos do sistema de ensino, além do cuidado na garantia da fidedignidade das informações oferecidas é fundamental garantir:
	permanência e manutenção da recuperação paralela.
 Certo	reflexão sobre esses resultados e constante melhoria.
5- Assinale com um X a resposta correta. Vários integrantes da escola devem participar da avaliação institucional da escola, são eles:
 Certo	Toda comunidade escolar (professores/as, diretor/a, pedagogos/as, demais profissionais, as famílias e os/as estudantes
6- O princípio da globalidade na escola de ensino fundamental pode ser entendido como:
 Certo	que é necessário avaliar a escola a partir de todas as suas atividades;
7- Leia o fragmento a seguir e marque a alternativa que traduz o pensamento do autor sobre a competência para o controle da qualidade do ensino.
"O ideal seria caminhar no sentido de uma profissionalização suficiente da profissão, para que o controlo sobre a qualidade do ensino fosse exercido pelos colegas, no seio da equipa pedagógica e para que o estabelecimento de ensino funcionasse segundo o modelo da auto-avaliação" (PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. Lisboa: Educa, 1992, p. 165).
 Certo	A auto-avaliação exercida pelos professores, provando a sua competência, imprimiria maior qualidade ao ensino.
8-Existem concepções teóricas e práticas que revelam posições que muitas vezes se contradizem. Dentre as concepções de modelos de avaliação destacados nas opções, qual deles destaca duas posições que se contradizem?
	
 Certo	tradicional e progressista
9- Na década dos anos 1980 no Brasil se iniciava o período de Abertura Política e o início do processo de redemocratização do país. O novo modelo econômico aplicado exigia que o brasileiro possuísse um nível de escolarização maior, que ele dominasse a leitura e a escrita e as operações matemáticas básicas. O primeiro passo importante seria gerar um banco de dados que possibilitasse ao governo distribuir os recursos financeiros de maneira mais justa e para isso deveria identificar os locais onde se concentravam o problema para poder analisar as causas do insucesso do aluno. Dessa forma criou-se:
	A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil);
 Certo	O Censo Escolar
10-Uma questão fundamental tanto da avaliação institucional quanto da avaliação específica do rendimento dos alunos não se situa na quantificação de resultados,mas nos métodos de medição. Sendo assim podemos concluir que:
 Certo	A utilização de instrumentos de medida válidos é essencial para avaliação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes