Buscar

trabalho de interncional II

Prévia do material em texto

Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Área de Ciências Humanas e Jurídicas
Curso: Direito (Noturno)
Disciplina: Direito Internacional Público e Relações Internacionais
	
 Organização Mundial do Comércio
		A Organização Mundial de Comércio (OMC), é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Iniciou suas atividades em 1° de janeiro de 1995. E sua sede está localizada em Genebra, Suíça e as três línguas oficiais da organização são o inglês, o francês e o espanhol. A OMC conta com 160 membros participantes, sendo o Brasil um dos países fundadores.
	A organização tem por objetivo resolver conflitos comerciais entre os países membros, gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia, criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais e supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
	As origens da OMC datam da assinatura do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), em 1947, esse mecanismo foi responsável pela criação e gerenciamento das normas do sistema multilateral de comércio. No âmbito do GATT, foram realizadas oito rodadas de negociações comerciais, que tiveram por objetivo de proporcionar a redução de tarifas e outras barreiras ao comércio. A oitava rodada, conhecida como Rodada Uruguai, resultou na criação da OMC e de um novo conjunto de acordos multilaterais que formaram os regulamentos da nova Organização.
	A OMC possui um conjunto de princípios que devem ser seguidos por seus membros, em que se destacam: o princípio da “não discriminação” garante tratamento igual a todos os membros no que se refere aos privilégios comerciais e aos produtos importados e nacionais; o segundo princípio é o da “previsibilidade” de normas e do acesso aos mercados através da consolidação dos compromissos tarifários para bens e das listas de ofertas em serviços; o princípio da “concorrência leal” que visa coibir práticas desleais de comércio; o princípio da “proibição de restrições quantitativas” como proibições e quotas permitindo apenas as quotas tarifárias desde que previstas nas listas de compromissos dos países; e o princípio do “tratamento especial e diferenciado para países em desenvolvimento”.
	Os procedimentos de resolução de controvérsias compreendem três etapas, a primeira se dá pela resolução via diplomática, a segunda por meio jurisdicional e a terceira através da aplicação de resolução, que inclui a possibilidade de adotar sanções se a parte vencida não cumprir com as recomendações. 
	Já foram realizadas nove Conferências Ministeriais da OMC, sendo elas: Singapura (1996); Genebra (1998); Seattle (1999); Doha (2001); Cancun (2003); Hong Kong (2005); Genebra (2009); Genebra (2011); Bali (2013) e Nairóbi (2015) A mais relevante entre estas, foi a Conferência Ministerial de Doha, que estabeleceu o mandato para o lançamento da Rodada de Doha, primeira rodada negociadora realizada no âmbito da OMC, cujas negociações seguem em curso.
	Contudo, foram discorridas as principais funções da OMC, assim como seus princípios, membros, objetivos e as formas com que esta resolve seus conflitos. Através disso tudo, a OMC ainda conseguiu um grande avanço para o comércio beneficiando todos os países que fazem parte e contribuindo para seu crescimento.
 
 
 Referências:
SILVEIRA, Larissa Miguel. Entendendo a OMC e seu sistema de solução dos controvérsias. Direito internacional e econômico & direito do comércio internacional, 31 de julho de 2011.Disponível em: http://internacionaleconomico.blogspot.com.br/2011/07/entendendo-omc-e-solucao-dos-conflitos.html .Acesso em: 05 de novembro de 2017.
PENA, Rodolfo F. Alves. OMC — Organização Mundial do Comércio. Mundo educação. Disponível em : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/omc.htm. Acesso em: 05 de novembro de 2017.
FARIA, Caroline. Organização Mundial do Comércio (OMC). Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/organizacao-mundial-do-comercio-omc/ . Acesso em: 05 de novembro de 2017.
Organização Mundial do Comércio. Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/132-organizacao-mundial-do-comercio-omc. Acesso em: 05 de novembro de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes