Buscar

Aula - Sistema respiratório

Prévia do material em texto

Aula 6 
Sistema Respiratório
Pulmão: Órgão respiratório por excelência. 
Sistema Respirátório: Sua função é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais dessas reações que são representadas pelo gás carbônico.
A repiração acontece dia e noite sem parar. O nosso organismo obtem energia pelo processo de respiração celular realizada nas mitocondrias com a participação do gás oxigênio obtida no ambiente.
Esse sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórias superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, avéolos e pulmões. As camadas da pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
Na respiração ocorre dois tipos de movimento: a inspiração (entrada de ar nos pulmões) e expiração (saída de ar dos pulmões).
O intercâmbio de gases é realizado nos pulmões, mas para atingi- loso ar deve percorrer diversas porções de um tubo regular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.
Divisão
Porção de condução
Nariz, faringe, laringe e traquéia.
Porção de respiração
Pulmão.
Nariz
É uma protuberância situada no plano mediano da face, sendo sua parte externa chamada de nariz externo e a escavação que apresenta interiormente de cavidade nasal. O nariz externo tem a forma de uma pirâmide triangular, suas faces laterias apresentam uma saliência semilular que recebe o nome de asa do nariz.
O ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que são revestidas pela mucosa respiratória.O septo nasal separa as duas cavidades, Os pêlos no interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que podem ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contêm as células receptoras para o olfato.
Cavidade Nasal
É as escavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em compartimento esquero e direito divididas pelo septo nasal. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna- se condicionado, ou seja, filtrado, umidecido e aquecido. As conchas nasais (cornetos) aumentam a superfície mucosa da cavidade nasal, participando desse condicionamento, são divididas em superior, média e inferior.
		
O esqueleto do nariz é formado pelo osso frontal, ossos nasais e maxilares.
A cavidade nasal dividi- se também em vestíbulo, região respiratória e região olfatória.
A cavidade nasal tem várias aberturas de drenagem, pelas quais o muco dos seios paranasais é drenado. Os seios paranasais compreeendem os seios maxilares, frontal, etmoidal e esfenoidal.
Faringe
É um tubo muscular que começa nas coanas, estende- se para baixo do pescoço. Situa- se logo atrás das cavidades nasais e logo a frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento, fazendo parte dos sistemas respiratórios e digestório.
É dividida em três regiões anatômicas: Nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
A parte superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faringeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se comunica com a faringe através do óstio faríngeo da tuba auditiva, que por sua vez conecta a parte nasal da faringe com a cavidade média timpânica do ouvido.
A parte intermediária da faringe, a orofaringe, situa- se atrás da cavidade oral e estende- se do palato mole até o nível hióde. A parte da orofaringe tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar, como para o alimento.
A laringofaringe estende- se para baixo a partir do osso hióde, e conecta- se com o esôfago (canal do alimento) e posteriormente com a laringe (passagem de ar). Como a parte oral da faringe, a laringofaringe é uma via respiratória e também digestória.
Laringe
A laringe é um tubo cartilaginoso curto, que conecta a faringe com a traquéia, situado na linha mediana, parte anterior do pescoço.
A laringe tem três funções:
- Atua como passagem para o ar durante a respiração (digestão);
- Produz som, ou seja, a voz (Fonação). (Por esta razão é chamada caixa de voz);
- Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia).
A laringe desempenha função na produção de som, que resulta na fonação. Na superfície interna encontramos uma fenda ântero- posterior denominada vestíbulo da laringe, que possui dias pregas: prega vestibular (cordas vocais falsas) e a prega vocal (cordas vocais verdadeiras).
A laringe é uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos. As suas paredes são constituídas de nove peças de cartilagens. Três são ímpares (cartilagem tireódea, cricóidea e epiglótica) e três são pares (cartilagem aritenóidea, cuneiforme e corniculada).
A cartilagem tireóidea consiste na cartilagem hialina e forma a parede anterior da lateral da laringe (o gogó – proeminência laríngea), é maior nos homens devido a influência dos hormônios durante a fase da puberdade. 
A cartilagem cricóide localiza- se logo abaixo da cartilagem tireóide e antecede a traquéia. A epiglote se fixa no osso hióde e na cartilagem tireóide. A epiglote é uma espécie de “porta” para o pulmão, onde apenas o ar e substâncias gasosas entram e saem dele. Já as substâncias líquidas e sólidas não entram no pulmão, pois a epiglote fecha- se e este dirige- se ao esôfago.
Laringe - Vista posterior das cartilagens
Laringe - Vista anterior das cartilagens
A cartilagem aritenóide articula- se com a cartilagem cricóide, estabelecendo uma articulação do tipo diartrose. São muito importantes porque influenciam as posições e tensões das pregas vocais.
A cartilagem corniculada situa- se acima da cartilagem aritenóide.
Acartilagem cuneiforme é muito pequena e localiza- se anteiormente á cartilagem corniculada, ligando a aritenóide à epiglote.
	
Traquéia
A traquéia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro, situada medianamente e anterior ao esôfago. Constitui um tubo que faz continuação a laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais.
O arcabouço da traquéia é constituído aproximadamente por 20 anéis cartilagíneos imcompletos para trás, que são denominado cartilagens traqueais.
Internamente a traquéia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos.
Inferiormente a traquéia se bifurca, dando origem as 2 brônquios principais: direito e esquerdo.
A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero- posterior que recebe o nome de carina da traquéia, e serve para acentuar a separação dos 2 brônquios.
Brônquios
Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões, são divididos em direito e esquerdo. A traquéia e os brônquios extrapulmores são constituídos anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas.
O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo.
Os brônquios entram nos pulmões na região chamada HILO. Ao atingirem os pulmões, os brônquios se subdividem- se nos brônquios lobares.
Os brônquios lobares subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo- se a um segmento pulmonar. Os brônquios dividem- se respectivamenteem tubos cada vez menores, denominados bronquíolos, as paredes destes contém musculo liso e não possuem cartilagem.
Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem a minúsculos túbulos denominados ductos aveolares. Estes ductos terminam em estruturas microscópicas com forma de uva chamados avéolos.
Os avéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias.Sua função é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da menbrana capilar avéolo- pulmonar.
Hematose – Trocas gasosas
Pulmões
São órgãos essenciais na respiração. Estendem- se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos ás costelas.
O pulmão direito é maior que o esquerdo, pois o esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca. Cada pulmão têm uma forma que lembra uma pirâmide com um ápice, uma base, três bordas e três faces.
Ápice do pulmão: Está voltado cranialmente e tem forma levemente arrendondada. Apresenta um sulco percorrido pela artéria subclávia, denominado sulco da artéria subclávia. No corpo, o ápice do pulmão atinge o nível da articulação esterno- clavicular.
Base do pulmão: Apresenta uma forma côncava, apoiando- se sobre a face superior do diafragma. A concavidade da base do pulmão direito é mais profunda que a do pulmão esquerdo (devido a presença do fígado).
Margens do pulmão: Os pulmões apresentam três margens: uma anterior, uma posterior e uma inferior. A borda anterior é delgada e estende- se à face ventral do coração. A borda anterior o pulmão esquero apresenta uma incisura produzida pelo coração, a incisura cardíaca. A borda posterior é romba e projeta-se na superfície posterior da cavidade torácica. A borda inferior apresenta duas porções: (1) um que é delgada e projeta- se no recesso costofrênico e (2) outra que é mais arrendondada e projeta- se no mediastino.
Peso: Em média 700g
Altura: Em média 25cm
Faces: Apresenta três faces:
Face costal (lateral):é a face relativamente lisa e convexa, voltada para a superfície interna da cavidade torácica.
Face diafragmática (inferior): é a face côncava que assenta sobre a cúpula diafragmática
Face mediastínica (medial): Possui ua região côncava onde se acomoda o coração. Dorsalmente encontra- se a região denominada hilo ou raiz pulmonar.
Divisão
Os pulmões apresentam características morfologicas diferentes. O pulmão direito apresenta- se constituído por três lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura oblíqua que separa o lobo inferior dos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio.
O pulmão esquerdo é dividido em um lobo inferior e lobo superior dividos por uma fissura oblíqua. Anteriormente e inferiormente o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio , a língula do pulmão.
Hilo do pulmão
Localiza- se na face mediastinal de cada pulmão, sendo formado por estruturas que chegam e saem dele, onde temos: os brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, artérias e veias brônquiais e vasos linfáticos.
Hilo do pulmão direito
Hilo do pulmão esquerdo
Pleuras: É uma menbrana serosa de dupla camada que envolve e protege cada pulmão. A camada externa é aderida à parece da cavidade torácica e ao diafragma, e é denominada pleura parietal. A camada interna, a pleura visceral reveste os próprios pulmões.
Entre as pleuras existe um espaço pequeno que contém uma pequena quantidade de líquido secretado pelas túnicas, esse líquido diminue o atrito entre as túnicas durante a respiração.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes