Buscar

EXERCÍCIO DE CONSULTORIA INTERNA DE RH 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CONSULTORIA INTERNA DE RH
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: GST0341_EX_A3_201602771502_V2 
	Matrícula: 201602771502
	Aluno(a): ROSEMERY TEIXEIRA NOVAIS
	Data: 15/11/2017 08:29:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603003002)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	A descentralização das políticas e dos procedimentos de gestão de RH se faz com a diligente atuação da Consultoria Interna de RH. Assim, podemos afirmar que essa atuação tem levado os dirigentes e colaboradores das áreas funcionais a:
		
	
	obter ajuda consistente na resolução de problemas pessoais.
	
	decidir sem ter uma orientação segura.
	 
	obter ajuda consistente na resolução das dificuldades setoriais.
	
	realizar tarefas administrativas sem qualquer esclarecimento.
	
	contratar e promover pessoas sem utilizar ferramentas adequadas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602922689)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	A competência FOCO NO CLIENTE poderia significar a adoção de determinados comportamentos pelos seus funcionários, como por exemplo. Marque a alternativa que NÃO condiz com a questão:
		
	
	direcionando ações para a busca rápida de soluções.
	
	atender às solicitações dos clientes dentro do prazo estipulado;
	
	estar atento ao que é solicitado pelo cliente ¿ com paciência e capacidade de escutar
	 
	manter uma atitude arrogante
	
	ser solícito no trato com os clientes
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603439608)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	Diagnóstico empresarial é o levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou eficiência. Pode-se afirmar que o objetivo de um processo de diagnóstico em consultoria é : I - possibilitar o entendimento sistemático da organização, para que tenha uma base para o desenvolvimento de intervenções consistentes e assim orientar o rumo das ações, apontando soluções para os problemas encontrados. II - avaliar o funcionamento da organização para descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento; III - analisar preferencialmente os fatores externos para elaboração de plano de ações de melhoria. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	Somente III.
	 
	I e II.
	
	Somente II.
	
	Somente I.
	
	II e III.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603473513)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (1)
	
	As empresas modernas têm utilizado a modalidade de consultoria interna para o aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários; são colaboradores que possuem qualificações que lhes permitem o exercício de atividades típicas de consultoria em suas especialidades. Diante da afirmativa, assinale a única alternativa que responde plenamente as conceitos sinalizados, nas opções abaixo:
		
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	 
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um conselheiro e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, vontade do consultor, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603087276)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	Constitui-se em um conjunto de atividades desenvolvidas por um ou mais profissionais da própria organização, devidamente qualificados, para desenvolver, aconselhar e assessorar de forma metódica e consistente os clientes internos, que são todos os demais colaboradores. Este é o conceito de?
		
	
	Consultoria Externa
	 
	Consultoria Interna
	
	Consultoria Exclusiva
	
	Consultoria Interna por Processo
	
	Consultoria Interna por Projeto
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603693130)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (1 de 1)
	
	Denomina-se consultoria interna de RH (CIRH) o exercício de aconselhamento e de ajuda realizada no âmbito de uma organização empresarial por seu(s) funcionário(s) qualificado(s) em gestão de pessoas. Essa qualificação consiste tanto no conhecimento específico de RH como de organização empresarial, além de exigir habilidades e atitudes típicas de consultoria a serem praticadas junto aos colaboradores da empresa, sejam diretores, gerentes ou funcionários. Com base na conceituação acima, é INCORRETO afirmar que ...
		
	 
	A consultoria interna de RH está orientada para atuar exclusivamente junto aos executivos da empresa;
	
	Trata-se de uma nova abordagem para descentralizar a intensificar a gestão de RH na empresa;
	
	A CIRH só pode ser praticada por quem tenha conhecimento e experiência em assuntos de gestão estratégica de pessoas.
	
	A CIRH exige as mesmas competências do profissional de consultoria externa;
	 
	A CIRH é orientada para intervir em assuntos pertinentes à gestão estratégica de pessoas
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603093964)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	A Área de Recursos Humanos tradicionalmente atua como prestador de serviço. Através do modelo de Consultoria Interna a ARH passou a ter uma atuação mais estratéciae mudou sua forma de atender às áreas-clientes da empresa. Atuando dentro da proposta da consultoria interna o RH passou a:
		
	
	diminuiu a quantidade de processos realizados para poder atender s quantidade maior de clientes.
	
	não questiona o cliente, atende prontamente aquilo que ele solicita.
	
	atender mais rapidamente as demandas do cliente.
	 
	recebe a demanda do cliente e faz diagnostico para atender com eficácia.
	
	seleciona os clientes internos que vai antender.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603473505)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (1)
	
	Como estudado em nossa disciplina, assinale a única alternativa que responde plenamente as características da Consultoria Interna:
		
	
	aplica ações de melhoria na empresa, de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa; realiza diagnósticos; desenvolve propostas de soluções para os problemas identificados.
	 
	realiza diagnósticos; desenvolve propostas de soluções para os problemas identificados; formula pareceres; sugere melhorias; dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos no âmbito da empresa.
	
	dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos no âmbito da empresa; de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa, realiza diagnósticos.
	
	desenvolve propostas de soluções para os problemas identificados; formula pareceres; sugere melhorias; aplica ações de melhoria na empresa, de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa.
	
	sugere melhorias; aplica ações de melhoria na empresa, de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa; dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos no âmbito da empresa.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Outros materiais