Buscar

Avaliando Aprendizado - Direito Penal IV .

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502746707)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor, prevista no Código de Trânsito Brasileiro: (FCC - 2010 - MPE-SE - Analista - Direito)
		
	
	será objeto de decisão da qual cabe agravo de instrumento, sem efeito suspensivo.
	 
	poderá ser decretada pelo juiz como medida cautelar, de ofício, mesmo antes de instaurada a ação penal.
	
	poderá ser aplicada, a critério do juiz, se tratar-se de réu reincidente na prática de crime previsto naquele Código.
	
	tem a duração mínima de 6 (seis) meses
	
	não pode ser imposta cumulativamente com outras penalidades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502715425)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 (Exame OAB/CESPE -UnB. 2008.2)
De acordo com a Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, o juiz poderá aplicar ao agressor, de imediato, a seguinte medida protetiva de urgência:
		
	
	proibição de contato direto com a ofendida, seus familiares e testemunhas, salvo indiretamente, por telefone ou carta.
	
	decretação da prisão temporária do agressor.
	
	arbitramento do valor a ser prestado a título de alimentos definitivos à ofendida e aos filhos menores.
	 
	proibição de aproximar-se da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando limite mínimo de distância entre estes e o agressor.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503269755)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a lei brasileira, tratando-se de condução de veículo automotor (adaptada DPE/PB/2014):
		
	
	constata-se o crime de conduta sob embriaguez com a concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 4 decigramas.
	
	não se aplicam as disposições da Lei n. 9.099/95 ao crime de lesão corporal culposa.
	
	afastar-se do local do acidente para fugir à responsabilidade civil ou penal é uma faculdade do agente, desde que não haja vítimas fisicamente lesionadas.
	
	no homicídio culposo, incide causa de aumento quando o crime é praticado em faixa de pedestre, na calçada ou área de estacionamento de veículos.
	 
	poderá haver crime de omissão de socorro ainda que a vítima tenha sofrido morte instantânea.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502787723)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado
Joaquim, conduzindo seu veículo automotor (que se encontrava sem as placas de identificação) em velocidade superior à máxima permitida para a via " 50km/h", pratica o crime de lesões corporais culposas em virtude da sua não observância ao dever objetivo de cuidado no trânsito. Com base na situação acima e à luz do Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa correta.
		
	
	Pelo fato de Joaquim praticar o fato na condução de veículo automotor sem placas de identificação, o Juiz poderá, caso entenda necessário, agravar a penalidade do crime.
	
	Por se tratar a lesão corporal culposa praticada na direção de veículo automotor de uma infração de menor potencial ofensivo, Joaquim responderá pelo seu crime no Juizado Especial Criminal.
	 
	Sem prejuízo da pena de detenção correspondente, Joaquim estará sujeito à suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
	
	A pena a que Joaquim estará sujeito não se alterará se a lesão corporal culposa for praticada em faixa de pedestres ou mesmo na calçada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503269750)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tales foi preso em flagrante delito quando transportava, sem autorização legal ou regulamentar, dois revólveres de calibre 38 desmuniciados e com numerações raspadas. Acerca dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta, com base na jurisprudência dominante dos tribunais superiores relativa a esse tema (adaptada/CESPE/DPE/PE/2015):
		
	 
	Há divergência quanto à tipicidade do porte ilegal de arma desmuniciada, havendo dois entendimentos dentro do próprio STJ: um que considera crime, dado tratar-se de crime de perigo abstrato; outro que não considera crime, pois entende que uma arma desmuniciada não coloca o bem jurídico em perigo.
	
	É pacífico o entendimento, na jurisprudência, de que o porte ilegal de arma desmuniciada, ainda que sem munição ao alcance do agente, gera resultado típico, pois se trata de crime de perigo abstrato.
	
	O fato de as armas apreendidas estarem desmuniciadas não tipifica o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito em razão da total ausência de potencial lesivo da conduta.
	
	Tendo em vista que o Comando do Exército considera o revólver de calibre 38 uma arma de uso permitido, Tales responderá pelo crime de porte ilegal de arma de uso permitido.

Outros materiais