Buscar

UNIDADE DE ALIMENTAÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403184940)
	3a sem.: U.A.N
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Avalie as questões abaixo e classifique como V (verdadeira ) e F(falsa):
(  ) Para evitar problemas de U.A.N. uma boa iluminação é essencial. Para isso é relevante observar nas áreas que não haja ofuscamento, sobras, reflexos fortes. Não interferindo a cor da parede no tipo de iluminaçã]o. Outro detalhe é que as janelas ou outras aberturas deverão não incidir luz direta na superfície de trabalho. 
(  ) Nas áreas de preparações prévias de refeições, preparo de carnes, verduras sobremesas e sucos. Caso o serviço exija outras áreas (lanches desjejuns e dietas) devem ser dimensionadas. Porque nunca se pode usar uma área definida para um tipo de preparação, para outro tipo de pré-preparo. 
(  ) A localização da U.A.N. do hospital Santa Casa de Misericórdia em Ponta Grossa está no local inadequado fica no subsolo próximo a entrada e saída de carros, reduz trabalho desnecessário no recebimento de produtos, mas não facilita futuras instalações e o trabalho operacional.
(  ) As principais áreas de uma U.A.N. podem ser divididas em: aprovisionamento, processamento, distribuição. Nessas as portas possuem borrachas de vedação; a ventilação pode ser cruzada, janelas teladas. 
(  ) Os tipos de distribuição podem ser: cafeteria refeição distribuída no balcão térmico, francesa e inglesa que usa garçom, americano com os alimentos dispostos em mesas. Sendo qualquer dessas formas de distribuição indicadas para pequenos e grandes números de refeições.
 Marque a sequência correta. 
		
	
	F, V, V, F, V
	
	V, V, F, F, F
	
	F, F, V, F, F
	
	V, F, F, F, F
 
	
	F, V, F, V, F
 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403330128)
	2a sem.: Tipo de Cardápio
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação aos sistemas de distribuição de refeição em uma unidade de alimentação, indique a alternativa correta. 
		
	
	No sistema porcionado, não existem restrições das quantidades servidas. Sendo assim, deve-se estar atento ao consumo médio elevado de alguns alimentos, principalmente das carnes e gorduras. 
	
	Tem-se mostrado que o almoço do tipo "self--service" apresenta uma ingestão baixa de alimentos proteicos e um elevado consumo de fibra alimentar. 
	
	No sistema "self-service", o cliente opta por consumir a porção pré-definida das preparações disponíveis. 
	
	O sistema de distribuição de refeição adotado pela unidade de alimentação pode ser porcionado por atendente ou tipo "self-service". 
	
	Durante a formulação do cardápio de um serviço de alimentação e necessário que ele alcance no máximo 1.400 calorias, segundo o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador). 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403676148)
	1a sem.: Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Uma empresa automobilística possui Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), na modalidade de autogestão, e oferece aproximadamente 1 200 refeições/dia, incluindo desjejum, almoço, jantar e ceia, sistema de distribuição do tipo self-service (autosserviço) para todos os itens do cardápio. A empresa participa do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), cujo objetivo principal é melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da produtividade. Nesse contexto, considerando-se a Portaria Interministerial nº 193, de 07 de dezembro de 2006, conclui-se que: Fonte:ENADE,2013 (adaptação) 
		
	
	O responsável técnico do PAT, que pode ser o proprietário do estabelecimento ou o nutricionista, deve ter o compromisso da correta execução das atividades nutricionais do programa.
	
	A empresa optou pela modalidade de autogestão da UAN, devendo assegurar a qualidade e a quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores e fiscalizar o que a normatização do programa exige; caso a empresa tivesse optado pela prestação de serviços terceirizados, ela se isentaria dessas responsabilidades.
	
	O cálculo do VET não deve ser alterado, mesmo em cumprimento às exigências laborais e baseado em estudos de diagnóstico nutricional.
	
	Deve ser ofertado pelo menos uma porção de fruta e de legumes ou verduras nas refeições principais (almoço, jantar e ceia), e, pelo menos, uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche) é recomendada
	
	O percentual proteico-calórico (NdPCal) das refeições deve ser de, no mínimo 4%. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403182933)
	6a sem.: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O gerenciamento da área de materiais de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, assim como em qualquer empresa, precisa ser realizado com máxima atenção para que não gere problemas, como por exemplo: 
- No setor de Armazenamento: Quantidades excessivas; Espaço vertical pouco aproveitado; Congestionamento nas áreas de recepção, expedição e estocagem; Roubos e desvios; Manipulação desnecessária; Erros nos registros físicos.
- Na movimentação dos materiais: Idas e vindas ou vias cruzadas; Grandes distâncias a serem percorridas; Peso dos materiais; Quebra de material (produção e transportes); Perda de identificação de material obsoleto; etc. 
Em relação as afirmativas a seguir, marque com F as afirmativas falsas e com V as afirmativas verdadeiras.
(   ) Quando maior o estoque, maior o espaço físico das instalações, gerando um aumento no custo de manutenção do estoque.
(   ) Quanto maior o estoque, menor o custo de mão de obra e de equipamentos.
(   ) Quanto menor o estoque, maior a chance de ocorrerem perdas de material.
(  ) Quanto maior o estoque, maiores as chances de materiais tornarem-se obsoletos, consequentemente maiores os custos decorrentes de materiais não utilizados.
(   ) Quanto menor o estoque, maior a chance de furto e/ou roubo.
Marque a sequência correta.
 
		
	
	V, F, F, V, F
	
	V, V, V, V, F
	
	V, F, F, V, V
	
	V, V, V, V, V
	
	F, F, F, V, F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403330127)
	1a sem.: Promoção da Saúde
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a afirmativa correta quanto as Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). 
		
	
	A refeição servida em uma UAN apresenta a função de bem nutrir, não interferindo na criação de hábitos alimentares adequados nos comensais. 
	
	A correta intervenção alimentar não representa um importante reflexo na saúde dos clientes de uma UAN, visto que, para diversos funcionários, a alimentação recebida na empresa constitui apenas uma refeição do dia. 
	
	A alimentação saudável preserva o valor nutritivo dos alimentos que devem ser qualitativa e quantitativamente adequados ao hábito alimentar e capazes de promover uma vida saudável, os aspectos sensoriais dos alimentos não são importantes. 
	
	Cabe ao nutricionista preocupar-se com a prevenção de doenças e a promoção da saúde, através de ações exercidas continua e globalmente sobre individuo ou população, conduzindo a uma vida mais longa, saudável e produtiva. 
	
	O nutricionista deve verificar as necessidades nutricionais de seu cliente, hábitos e preferencias alimentares, perfil nutricional e doenças apresentadas, não sendo importante conhecer o tipo de trabalho executado.

Outros materiais