Buscar

Avaliando Aprendizado - Direito Processual Civil II .

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503363738)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às normas de direito processual civil, assinale a alternativa correta.
		
	
	Depois da contestação, não se permite a dedução de novas alegações.
	
	Os absolutamente incapazes possuem capacidade plena para figurar no pólo ativo ou passivo da lide.
	
	O recurso interposto em face de sentença que julgar procedente o pedido de instituição de arbitragem será recebido no duplo efeito.
	
	Todas as hipóteses de extinção do feito previstas no art. 485 do NCPC (sentenças terminativas) permitem que a ação seja novamente proposta.
	 
	Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declaração judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porém, à parte provar que o não realizou por justa causa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503365952)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São requisitos da petição inicial:
		
	 
	o juízo ou tribunal a qual é dirigida e número do CPF ou CNPJ das partes.
	
	a indicação das provas e requerimento de audiência de mediação e conciliação, sob pena de indeferimento liminar.
	
	o pedido com suas especificações e valor da causa, sob pena de indeferimento liminar.
	
	o fato e os fundamentos jurídicos do pedido, não havendo possibilidade de emenda ou aditamento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503359510)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Mateus ajuizou ação de indenização por danos materiais e compensação por danos morais em face de Tiago, pelo rito ordinário. Os autos foram distribuídos para a 21ª Vara Cível da Comarca de Salvador/BA. No curso do processo, o juiz proferiu o seguinte despacho: "Designo Audiência de Instrução e Julgamento para o dia 24.01.2014, às 14 horas, a ser realizada na sala de audiências do Fórum Ruy Barbosa. Intimem-se. Diligencie-se." Considerando o caso narrado e as regras sobre Audiência de Instrução e Julgamento previstas no Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.
		
	
	D) Na audiência de instrução designada para o dia 24.01.2014, as provas a serem produzidas obedecerão à seguinte ordem: oitiva de testemunhas arrolados pelo autor e pelo réu; depoimento pessoal do autor e do réu; e, por fim, prestação de esclarecimentos do perito e dos assistentes técnicos aos quesitos formulados pelas partes.
	 
	A) A audiência designada para o dia 24.01.2014 é una e contínua, todavia, não sendo possível concluir, num só dia, a instrução, o debate e o julgamento, o juiz marcará o seu prosseguimento para dia próximo.
	
	B) Mateus e Tiago poderão, por comum acordo, quantas vezes entenderem oportuno e conveniente, requerer o adiamento da audiência designada, desde que seja protocolado o pedido com antecedência mínima de 45 dias da data marcada.
	
	C) Concluída a instrução, o magistrado dará a palavra ao advogado de Tiago (réu) e ao de Mateus (autor), sucessivamente, pelo prazo de 40 minutos para cada um, admitindo expressamente o Código de Processo Civil a substituição do debate oral por memoriais, a serem apresentados no prazo máximo de 10 dias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503343784)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	.(ENADE2006)(0,5)Figueiredo Dias, ao tratar do direito processual constitucional, afirmou que as normas constitucionais de processo deixam de ser vistas como simples princípios programáticos, meras diretrizes dirigidas ao legislador ordinário que este pode afeiçoar a sua vontade, suposto que fosse formado pelo processo constitucionalmente prescrito [...] tende por quase toda parte a ver-se na Constituição verdadeiras normas jurídicas que proíbem a lei ordinária, sob pena de inconstitucionalidade material, que contenha uma regulamentação eliminadora do núcleo essencial daquele direito. (FIGUEIREDO DIAS, Jorge. Direito Processual Penal. Coimbra: Coimbra Editora, 1974. v. 1, p. 75) Imagine a seguinte regra: se o réu, citado pessoalmente, e não estando preso, for revel, não há necessidade de que seja intimado dos atos posteriores do processo, nem que lhe seja nomeado defensor. Levando em conta o texto transcrito e o fato de a Constituição brasileira consagrar o direito ao contraditório, a regra :
		
	
	A)não poderia ser aplicada a qualquer ramo do processo, porque sempre estaria sendo afetado o núcleo essencial do direito ao contraditório estabelecido na Constituição.
	
	D)não poderia ser aplicada ao processo penal porque, mesmo em casos de revelia, o acusado tem direito a ser intimado pessoalmente de atos posteriores do processo, por ser adotado contraditório pleno.
	 
	C)poderia ser aplicada ao processo civil quando envolvesse interesses disponíveis, porque há observância do contraditório com a ciência do processo feita com a citação, dando-se ao réu a oportunidade de reação.
	
	B)poderia ser aplicada a qualquer ramo do processo, porque o direito ao contraditório, por ser um princípio constitucional genérico, conserva um caráter programático.
	
	E)não poderia ser aplicada ao processo trabalhista porque nele não se admite a revelia por parte da empresa que, sempre, figura como ré nas ações.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503343780)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE) Uma das obrigações implícitas de quem exerce o direito de ação é a de apresentar com clareza o que se postula, ¿porque a exata compreensão do postulado irá influir decididamente na possibilidade de defesa, dificultando o contraditório, e a ausência de clareza importa em retardamento da prestação jurisdicional, maculando o princípio da duração razoável do processo. BRASIL, Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região, processo n.º 00634-2011-015-03-00-6 RO, DEJT de 25/06/2012. Considerando a necessidade de clareza da postulação, conforme alude o texto acima, suponha que, em uma ação tenha sido impossível ao juiz determinar exatamente a pretensão do autor. Nessa situação, infere-se que
		
	
	D) o juízo de verá julgar improcedente o pedido da parte.
	
	B) o juízo acionado deve declarar abuso do direito de ação pelo autor.
	
	A) o autor incorreu em ofensa ao princípio da lealdade processual.
	 
	C) o juízo acionado deve declarar inépcia da petição inicial ou do pedido.

Outros materiais