Buscar

Avaliando Aprendizado - Direito Processual Penal I.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502717517)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crime de genocídio praticado contra grupo indígena
		
	 
	É da competência originária de juiz singular federal - afastadas as hipóteses de foro por prerrogativa de função - porque, a par de envolver disputa sobre direitos indígenas (artigo 109, XI da Constituição Federal), o bem jurídico tutelado não é a vida do indivíduo considerado em si mesmo, mas sim a vida em comum do grupo de homens ou parte deste, ou seja, da comunidade de povos;
	
	É da competência originária da justiça estadual, por incidir a Súmula 140 do STJ, segundo a qual "compete a justiça comum estadual processar e julgar crime em que o indígena figure como autor ou vítima".
	
	É da competência originária do Tribunal Penal Internacional, por se tratar de crime previsto no artigo 5 e definido no artigo 6, ambos do Estatuto de Roma, incorporado ao direito brasileiro por força de sua ratificação pela República Federativa do Brasil e do disposto no artigo 5, parágrafo 4 da Constituição Federal;
	
	É da competência originária do tribunal do júri federal, por se tratar de crime contra a vida e envolver disputa sobre direitos indígenas (artigo 109, XI da Constituição Federal);
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502680157)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Roberto mediante emprego de arma de fogo subtraiu o relógio de Maria na cidade de Teresópolis. Após a subtração vendeu o produto do ilícito penal para Fernando na cidade do Rio de Janeiro. No exato momento Antonio, policial federal, surpreendeu-os em flagrante delito. Nervoso e inconformado, Fernando desacatou o policial federal e desobedeceu a ordem de prisão. Onde serão processados e julgados os crimes?
		
	
	Na Justiça Estadual na cidade de Teresópolis
	 
	Na Justiça Federal do Rio de Janeiro
	
	No lugar onde preponderar a infração mais grave;
	
	Na Justiça Estadual na cidade do Rio de Janeiro.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502717551)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	EM TEMA DE AÇÃO PENAL PRIVADA, I - o perdão e a perempção são institutos condicionados à existência de uma ação em curso, enquanto a renúncia precede a propositura e o recebimento da queixa; II - ao contrário da renúncia, o perdão é um ato bilateral, não produzindo efeito se o querelado não o aceita; III - para aceitar validamente o perdão, o ofendido, maior de 18 e menor de 21 anos, precisa do consentimento do seu representante legal; IV - embora duas pessoas sejam responsáveis pelas ofensas, pode o ofendido promover ação privada contra uma delas. ANALISANDO AS ASSERTIVAS ACIMA, PODE-SE AFIRMAR QUE:
		
	 
	estão erradas as de números I e II;
	 
	estão erradas as de números III e IV;
	 
	estão erradas as de números II e III;
	 
	todas estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502790447)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
A Constituição do Estado "X" estabeleceu foro por prerrogativa de função aos Prefeitos de todos os seus Municípios, estabelecendo que "os prefeitos serão julgados pelo Tribunal de Justiça". José, Prefeito do Município "Y", pertencente ao Estado "X", mata João, amante de sua esposa. Pergunta‐se, qual o órgão competente para o Julgamento de José?
		
	 
	Tribunal de Justiça;
	
	Justiça Federal de 1ª Instância.
	
	Tribunal Regional Federal;
	 
	Justiça Estadual de 1ª Instância;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502799286)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paulo reside na cidade "Y" e lá resolveu falsificar seu passaporte. Após a falsificação, pegou sua moto e viajou até a cidade "Z", com o intuito de chegar ao Paraguai. Passou pela cidade "W" e pela cidade "K", onde foi parado pela Polícia Militar. Paulo se identificou ao policial usando o documento falsificado e este, percebendo a fraude, encaminhou Paulo à delegacia. O Parquet denunciou Paulo pela prática do crime de uso de documento falso. Assinale a afirmativa que indica o órgão competente para julgamento.
		
	
	Justiça Estadual da cidade "K".
	
	Justiça Federal da cidade "Y".
	 
	Justiça Federal da cidade "K".
	
	Justiça Estadual da cidade "Y".

Outros materiais