Buscar

ARTIGO DE OPINIÃO 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Nosso objetivo é aprofundar o estudo deste gênero textual, percebendo nos diversos exemplos a estrutura do texto argumentativo e as estratégias argumentativas utilizadas pelo autor para defender sua tese. 
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
O tema deste texto é:
 alimentação proibida.
 alimentação saudável.
 dieta.
 gula.
Atividade 1
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
Resposta incorreta. O tema deste texto não é alimentação proibida. Não há, nesta tese, opiniões sobre alimentos proibidos e sim sobre como manter a saúde através de uma boa alimentação e bons hábitos alimentares.
Resposta correta. O tema deste texto é a alimentação saudável. A tese expõe opiniões sobre a importância de uma boa alimentação e bons hábitos alimentares para se conquistar uma vida saudável. 
Resposta incorreta. O tema deste texto não é “dieta”. O texto versa sobre como manter a saúde através de uma boa alimentação e bons hábitos alimentares.
Resposta incorreta. O tema deste texto não é “gula”. A tese expõe opiniões sobre boa alimentação e bons hábitos alimentares.
Justificativas: Questão 1
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
O Bullying na Escola - Artigo de opinião
		Pais e professores pensam que os jovens se encontram seguros e se sentem bem na escola.
		Na verdade, na maioria das vezes isso acontece, mas também há uma percentagem de jovens que sofre todos os dias na escola. Ou por serem frágeis, ou por serem considerados “marrões” (utilizando a gíria estudantil) ou por qualquer outro motivo. Estes alunos mantêm-se calados, sem contar o seu problema, por medo do bully (pessoa que pratica o bullying) ou porque já tentaram fazer queixa e infelizmente não são ouvidos. Os auxiliares pensam que é coisa de miúdos e deixam passar, os professores não têm normalmente a noção da realidade do assunto, os colegas desvalorizam. E esses jovens que sofrem de bullying vão crescendo, traumatizados, assumindo sempre para si a culpa da situação, por se acharem demasiado feios, gordos, estudiosos devido à sua baixa auto-estima. E os casos de bullying vão sendo sempre abafados, esquecidos, deixados para trás, porque ninguém gosta de remexer nestes assuntos.
		O pior é que os bullies muitas vezes não percebem o que estão a fazer à vítima, para eles é uma coisa natural, pois nunca ninguém lhes explicou que o que estavam a fazer era errado.
		Obviamente falo aqui do bullying psicológico, o pior de todos, o que nos deixa as cicatrizes mais profundas, não fisicamente, mas na alma podendo chegar ao suicídio. E a escola, não faz nada. Muitas vezes sabe desses casos, mas deixa passar por pensar serem casuais e que supostamente não vão voltar a acontecer. Mas voltam sempre a acontecer, e o pensamento de que foi uma situação casual continua.
		E não se esqueçam, tal como alguém disse um dia, “quando as pessoas te tentam deitar abaixo isso apenas quer dizer que estás acima delas”.
Filipa Costa, 10ºB, nº7
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL.
SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL.
Questão 2 - A finalidade deste texto é:
 provocar o bullying.
 denunciar o bullying.
 reclamar sobre o bullying.
 alertar sobre o bullying.
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
Resposta incorreta. A finalidade deste texto não é provocar o bullying. Ao contrário, o texto expõe opiniões contrárias ao bullying.
Resposta incorreta. A finalidade deste texto não é denunciar o bullying. Objetiva chamar a atenção de pais, professores e alunos da importância do combate a essa prática e os danos físicos, psicológicos e morais que pode provocar.
Resposta incorreta. A finalidade deste texto não é reclamar o bullying. O texto não é apenas uma reclamação. É um convite ao combate dessa prática.
Resposta correta. A finalidade deste texto é alertar sobre o bullying. Chamar a atenção de pais e professores sobre a existência dessa prática, sobre o fato de muitos sofrem com ela.
Justificativas: Questão 2
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
Definindo o artigo de opinião
O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao âmbito jornalístico, cujos objetivos são expor e defender o ponto de vista do autor sobre determinado assunto, geralmente polêmico, e convencer o leitor através da apresentação de argumentos lógicos, verdadeiros e interessantes. Por ser um texto no qual o autor deve expor claramente a sua opinião, geralmente é escrito em primeira pessoa.
Fonte: obemdopovo
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
Para produzir bons artigos de opinião, é fundamental conhecer bem o assunto que será abordado. Precisamos estar conectados ao conhecimento, antenados com o que está acontecendo em nossa cidade, no país e no mundo. Quanto mais informações sobre o tema, maior a chance de convencer o leitor. 
Fonte: rafaelpecanha
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
Outro componente importantíssimo na elaboração de um artigo de opinião é a capacidade de argumentação para que possamos sustentar, de forma coerente, tanto o nosso posicionamento a respeito de quaisquer assuntos em nossas conversas informais, quanto na elaboração de um artigo de opinião.
Para convencer o leitor e transmitir credibilidade, podemos utilizar definições, dados estatísticos, exemplos, opinião de autoridade ou especialista no assunto, comparações, explicitação de valores socialmente compartilhados e que não necessitem de comprovação. 
Identificando argumentos
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
*
*
Questão 3 - A finalidade do texto apresentado é:
 argumentar contra o preconceito.
 narrar uma história sobre o preconceito.
 ensinar a lutar contra o preconceito.
 divulgar a luta contra o preconceito.
Gênero Textual – Artigo de Opinião
*
*
JUSTIFICANDO – Questão 03 
Resposta incorreta. A finalidade deste texto não é argumentar contra o preconceito. Este texto não é um texto argumentativo.
Resposta incorreta. A finalidade deste texto não é narrar uma história sobre o preconceito. Este não é um texto narrativo.
Resposta incorreta. A finalidade deste texto não é ensinar a lutar contra o preconceito. Este não é um texto de instrução.
Resposta correta. A finalidade deste texto é divulgar a luta contra o preconceito. 
Gênero Textual – Artigo de Opinião
Fonte da imagem:
Disponível em: http://promoveconhecimento.blogspot.com.br/2011/07/artigo-de-opiniao.html
*
Fonte da imagem:
Disponível em: http://arthuroarujo.blogspot.com.br/2012/08/fale-o-que-quiser-mas-prepare-se-para.html
*
*
Fonte da tirinha:
Disponível em: http://www.legal.adv.br/20110909/o-poder-da-argumentacao/
 
*
*
Fonte da imagem:
Disponível em: http://obemdopovo.blogspot.com.br/2012/06/ponto-de-vista.html
*
Fonte da imagem:
Disponível em: http://rafaelpecanha.blogspot.com.br/2009/05/artigo-opiniao-publica.html
*
Fonte do texto:
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2006200416.htm
*
Fonte do texto: 
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2504200209.htm
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais