Buscar

Gênero Textual Entrevista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gênero Textual Entrevista
A Entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa, veiculado sobretudo pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.
Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, por exemplo, a notícia e a reportagem.
Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.
A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, donde o discurso direto é sua principal característica.
Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).
No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.
Características
Textos informativos e/ou opinativos
Presença do entrevistador e do entrevistado
Linguagem dialógica e oral
Marca do discurso direto e da subjetividade
Mescla da linguagem formal e informal
Estrutura da Entrevista
Para produzir uma entrevista esteja atento à sua estruturação:
Escolha do Tema: a entrevista pode ser um texto em que você vá utilizar para dar consistência a um outro trabalho, ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa. Seja qual for o tema escolhido, por exemplo, o novo livro do escritor, fica claro que ele deverá comparecer à entrevista.
Elaboração de Roteiro: Feito a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista. Além disso, pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém podem surgir outras perguntas durante, a partir das respostas do entrevistador. O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for necessário.
Título: Se necessário, coloque um título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo delimitando o tema proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por exemplo: Entrevista com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra. Se necessário faça uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor do que será discutido. Nesse caso, apresente o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado e sua experiência profissional.
Revisão: A parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresenta-las de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão. Se a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois realizar o trabalho de Transcrição das falas de ambos.
Concluindo nossos conhecimentos com relação às particularidades da referida modalidade, analisemos alguns de seus elementos constitutivos. Geralmente, a entrevista costuma compor-se de:
* Manchete ou título – Como o objetivo é despertar o interesse no público expectador, essa costuma vir acompanhada de uma frase de efeito, proferida de modo marcante por parte do entrevistador. 
* Apresentação - Nesse momento faz-se referência ao entrevistado, divulgando sua autoridade em relação ao posicionamento social ou relevância no assunto em questão, como, por exemplo, experiência profissional e conhecimentos relativos à situação em voga, como também os pontos principais relativos à entrevista. 
* Perguntas e respostas – Trata-se do discurso propriamente dito, em que perguntas e respostas são proferidas consoante ao assunto abordado. Em meio a essa interação há um controle por parte do entrevistador para demarcar o momento da atuação dos participantes.
Muitas vezes nos deparamos com os mesmos, e nem nos atentamos para uma análise mais aprofundada sobre o discurso, isto é, qual a finalidade, o que se pretende com a comunicação realizada?
A linguagem tem uma função social, a qual pauta-se por uma finalidade específica, seja para persuadir, convencer sobre algo, relatar acontecimentos, instruir, informar, entre outros objetivos.
Mais especificamente daremos ênfase a um gênero textual denominado entrevista.
A todo instante nos deparamos com pessoas concedendo entrevistas a uma emissora de TV, a um programa de rádio, ou também travamos contato com a leitura de entrevistas publicadas pelos jornais de grande circulação e por uma diversidade de revistas.
A entrevista é essencialmente oral e requer uma postura adequada tanto por parte de quem a elabora quanto por parte de quem a responde. Portanto, deve-se dar maior atenção no que se refere à linguagem, pois é algo que se tornará acessível ao público de uma forma geral.
O uso de gírias, chavões e de uma linguagem informal não é aconselhável, pois o objetivo maior é fazer com que o leitor/expectador se interaja com o conhecimento do entrevistado sobre um determinado assunto.
A elaboração prévia a respeito do assunto que será discutido é de suma importância, pois o entrevistador precisa dominar o assunto em pauta, de modo a evitar algumas falhas indesejáveis. Como também, o mesmo deverá se manter totalmente imparcial, na qual a objetividade deverá prevalecer sempre, sobretudo porque nesse momento é preciso que se promova uma total credibilidade.
Estruturalmente, a entrevista compõe-se dos seguintes elementos:
#Manchete ou título - Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa ou pergunta interessante.
# Apresentação - É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado.
# Perguntas e respostas - Basicamente, é a entrevista propriamente dita, na qual são retratadas as falas de cada um dos envolvidos. 
Entretanto, há algumas entrevistas que não seguem este padrão, ou seja, umas apresentam um roteiro mais conciso somente de perguntas e respostas, outras, ao invés de retratar as falas em seu modo literal, optam por transcrevê-las usando um discurso indireto, ou, até mesmo, muitas trazem um texto introdutório e mais detalhado, com informações sobre o local, a data e duração da entrevista.
ATIVIDADES GÊNERO ENTREVISTA
Entrevista com o cantor Gustavo Mioto
O cantor Gustavo Mioto já começou o ano bem com o lançamento de 3 da Manhã e, agora, o videoclipe da música com a blogueira Flavia Pavanelli. No clipe, Gustavo e Flavia fazem um par romântico que foi separado pelo destino e que matam a saudade durante longas conversas por telefone, até que um dia ela não atende mais as ligações.
No bate-papo a seguir, ele relembra o começo da carreira, alguns sucessos e muito mais! Vem ler!
Ana Castilho: Seus primeiros acordes no violão saíram quando você tinha apenas 6 anos.
Como você aprendeu a tocar violão?
Gustavo Mioto: Fui aprendendo na curiosidade, dedilhando sozinho e depois fiz algumas aulas. É fácil quando é uma coisa que você se identifica, tudo fica mais fácil.
AC: Como foi produzir este clipe com a blogueira Flavia Pavanelli? Muito difícil? Animador?
GM: Foi incrível, já conhecia a Flavia há um tempo e, como surgiu essa oportunidade de gravar um novo videoclipe, logo pensamos nela. Ela é uma ótima profissional e tem exatamente o perfil que estamos querendopara esse novo trabalho. Foi maravilhoso com tudo pensado nos mínimos detalhes. Espero que todos gostem!
AC: Você mesmo compõe suas canções. Como rola esse processo? Você vive algo e já pensa que daria uma boa música?
GM: Comecei a escrever letras aos 13 anos, quando tive minha primeira desilusão amorosa. O primeiro CD foi todo baseado nesse primeiro amor que me trouxe muita inspiração. Desilusões sempre são mais inspiradoras (risos).
AC: Sua música com a Cláudia Leitte, Eu Gosto de Você, foi um sucesso. Se pudesse fazer uma parceria musical com mais alguém, quem seria?
GM: Acho que o sonho de todo cantor é dividir o palco ou fazer uma parceria com o Roberto Carlos, realmente seria um grande sonho.
AC: _______________________________________ (veja a questão 7)
GM: Acho que trabalhar bastante e levar minha música para mais e mais pessoas.
Disponível em: http://todateen.uol.com.br/fun-musica/entrevista-com-o-cantor-gustavo-mioto/> Acesso em: 04/04/2016.
De acordo com a entrevista, responda.
Qual afirmativa está correta? 
O cantor não toca nenhum instrumento musical.
Ele toca guitarra, mas não tem muita habilidade.
Canta sempre só, pois não consegue formar parcerias.
Aprendeu tocar violão por curiosidade.
Quanto às canções do entrevistado: 
 Ele compra de compositores famosos e as grava.
Ele apenas regrava canções antigas com um novo ritmo.
Ele compõe desde adolescente baseado nas suas experiências amorosas.
Ele busca inspiração nos fenômenos da natureza pra gravar.
De acordo com a última resposta, qual pergunta foi feita? (1,0)
Você gostou da parceria com a Flavia Pavanelli?
Você está a quanto tempo na estrada musical?
Quais são seus planos e expectativas para o futuro?
Você mesmo compõe suas canções. Como rola esse processo?

Continue navegando