Buscar

O que são as Cores arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que são as Cores:
Cores são percepções visuais através das células cones, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso.
A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois de esta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza.
Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético. A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano.
Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais intenso quando está em contraste com o verde (sua cor complementar), do que quando está junto ao cor de laranja.
A cor tem muito a ver com a iluminação, e com o período do dia, quando estamos acostumados com uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta cor automaticamente pela cor já existente. Embora a radiação mude, a mente humana reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos. A ciência que estuda a medida das cores é a colorimetria, ela estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela força da cor.
A ciência da cor está relacionada com os diversos aspectos da cor em várias áreas, como iluminação, pintura, artes gráficas, arquitetura, cinema, etc.
As diferentes cores têm efeitos psicológicos, por exemplo, o vermelho estimula e o azul acalma, podendo mesmo alterar a pressão sanguínea. Por esse motivo foi criada a cromoterapia, usada em vários contextos nos dias de hoje.
Como têm um efeito nas pessoas, as cores são frequentemente no mundo da publicidade e marketing. Alguns restaurantes de fast food adotam cores vivas na sua decoração, pois elas estimulam os seus clientes, fazendo com que comam e saiam rapidamente do restaurante, dando lugar a novos clientes.
Cores quentes e frias
As cores quentes são aquelas que transmitem uma sensação de calor, como o vermelho e o laranja, que dão também uma sensação de proximidade. Por outro lado, as cores frias como o azul e violeta dão uma impressão de profundidade.
Cores primárias, secundárias e terciárias
As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras. As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul, as cores secundáriassão formadas pela mistura de duas cores primárias, o verde, o roxo e o laranja, as cores terciárias são formadas pela mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores secundárias; as terciárias são todas as outras cores.  As cores neutras tem pouco reflexo, elas são mais usadas como complemento de outra cor. Entre as neutras temos os tons cinza e os marrons que nos tons mais claros são chamados de bege.
A cor branca é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor. Se rodarmos o disco das cores com veemência veremos que as cores desaparecerão e ele aparecerá totalmente branco.
Características das Cores
Todas as cores apresentam três importantes características:
Matiz: é o que define as tonalidades das cores, por exemplo, o amarelo, o verde e o roxo são matizes. Dessa forma, conclui-se que todas as cores são matizes, sejam primárias, secundárias ou terciárias.
Tom: corresponde à quantidade de luz presente na cor, classificadas em tonalidades claras e escuras. Dessa forma, quando se acrescenta preto a um matiz, ela fica com uma tonalidade mais escura e do contrário, se acrescentarmos branco a uma cor, ela fica com uma tonalidade mais clara, por exemplo, quando misturamos o vermelho e o branco, atingimos uma tonalidade mais clara, ou a matiz rosa.
Intensidade: A intensidade determina a presença de brilho na cor e podem ser consideradas fracas (baixa) ou fortes (alta), por exemplo, a cor amarela possui uma tonalidade forte ou alta em comparação com a cor marrom, mais opaca, e, portanto, de fraca intensidade.
Classificação das Cores
A despeito de possuir uma infinidade de tonalidades, as cores são classificadas em:
Cores Primárias: As cores primárias, são chamadas de “cores puras”, pois não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. São três as cores primárias, vermelho, amarelo e azul, das quais surgem as outras tonalidades.
Cores Secundárias: A união de duas cores primárias, representam as três cores secundárias: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul)
Cores Terciárias: As cores terciárias, surgem da mistura de uma cor primária e outra secundária. A partir disso, as cores terciárias são: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).
Escala de Cores
Observe que existem duas escalas principais de cores:
Cor Pigmento: baseada na escala CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto)
Cor Luz: baseado na escala RGB (Vermelho, Verde e Azul).
Sendo assim, nas artes plásticas a escala utilizada é a RYB (red, yellow e blue) visto que na natureza as tonalidades de ciano e magenta são mais difíceis de se encontrar.
Cores Quentes, Frias e Neutras
As cores quentes são aquelas que nos transmitem a sensação de calor e,portanto, estão associadas ao fogo e à luz: vermelho, laranja e amarelo.
Já as cores frias transmitem a sensação de frio, associadas à água, são elas: azul, verde e violeta.
A categoria das chamadas cores neutras, são compostas pelas tonalidades de cinza e marrom.
Cores Complementares
As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si, e estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias do círculo cromático, as quais, juntas, resultam numa tonalidade cinza.
A partir disso, note que as cores primárias possuem uma cor secundária complementar, e vice-versa; enquanto as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.
Destarte, são complementares o azul (primária) e o laranja (secundária); o vermelho (primária) e o verde (secundária); amarelo (primária) e roxo (secundária).

Outros materiais